Salvação e Luz
Por Pe. Geraldo Martins
A apresentação de Jesus é a celebração do encontro e da acolhida da salvação que, esperada com ânsia por tanto tempo, é agora oferecida gratuitamente a todos em Jesus. Ele é a luz que veio para vencer as trevas. Simeão, um idoso, é quem o afirma: "luz para iluminar as nações" (Lc 2,32).
Diz Bento XVI: "A «salvação» que Jesus traz ao seu povo, e que encarna em si mesmo, passa pela Cruz, através da morte violenta que Ele vencerá e transformará com a oblação da vida por amor. Esta oblação já está totalmente prenunciada no acto da Apresentação no Templo, um gesto certamente motivado pelas tradições da antiga Aliança, mas intimamente animado pela plenitude da fé e do amor, que corresponde à plenitude dos tempos, à presença de Deus e do seu Espírito Santo em Jesus" (2.2.2013).
Ana, também idosa, encarrega-se de anunciar esta boa notícia a todos: "pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém" (Lc 2,38). Maria e José, os pais de Jesus, estavam admirados com o que diziam dele (Lc 2,33).
E nós, como nós colocamos nesta cena? Como meros espectadores ou como alguém que reconhece, acolhe e anuncia Jesus como a luz e a salvação de nossa vida?
'A apresentação de Jesus é a celebração do encontro e da acolhida da salvação que, esperada com ânsia por tanto tempo, é agora oferecida gratuitamente a todos em Jesus. Ele é a luz que veio para vencer as trevas. Simeão, um idoso, é quem o afirma: "luz para iluminar as nações" (Lc 2,32).'
ResponderExcluirQue façamos do testemunho de Ana o exemplo para acolher, seguir e anunciar a luz que é Jesus, no nosso convívio diário, em nossa vida.
ResponderExcluirQue iluniados pelo Senhor, anunciemos a salvação.
ResponderExcluirSe quisermos sair das trevas, se quisermos sair do pecado e daquelas coisas obscuras, confusas e maldosas que tomam conta de nós, precisamos seguir Jesus. “Seguir” é ir atrás de Jesus, é ouvir a Sua voz, é fazer a Sua vontade, é viver iluminado por Deus.
ResponderExcluirNas leituras de hoje que temos duas opções
ResponderExcluirEm (Ml3, 1-4)
Deus não quer formalismo em nossas celebrações, mas sim que elas demonstrem o amor que temos para com Ele e para com os outros, Ele já mostrou o seu amor para conosco à sociedade
Em (Hb 2, 14-18)
Jesus vem ao mundo para viver a nossa vida e ensinar-nos a vive-la, Ele a assume até o fim, até á hora mais dura e difícil do calvário.
Maria, cheia de ardor e de amor, "oferta"a Deus o Filho Jesus. Toda oferta implica renúncia. Hoje todos nós cristãos somos convidados ir ao encontro do Senhor da vida, levando em nossas mãos as luzes, e a exemplo de Simeão clamamos a luz que é Jesus, que vem se revelar às nações. Assim somos exortados a tonar-nos luzes da misericórdia e da bondade de Deus aos nossos irmãos e irmãs, somos convocados a sermos lâmpadas acesas, pois, cremos no evangelho, só podemos viver o que ele nos ensina. O gesto de ofertar, é mesmo gesto do altar, mistério da Eucaristia do Cristo, que se oferece continuamente pela nossa salvação.
Jesus sinal de contradição, aceito por uns, rejeitado por outros, sua presença não deixa nada escondido, revela os pensamentos mais secretos do coração
Senhor, nos ajuda a anunciar a salvação a ser luz pra todos
Começando por nós amém
Quero ser sempre a luz que anuncia
ResponderExcluirSenhor, que eu reconheça, acolha e anuncie, todos os dias, que Jesus é a minha Luz e Salvação. Que eu possa também ser luz para outras pessoas. Amém!
ResponderExcluirJesus , filho de Deus, que se fez homem semelhante a nós e ainda assim seus pais Maria e José O levaram parasse consagrado a Deus.Os pais de Jesus são tenentes a Deus .Hoje é dia de consagrar nossa vida a Deus ,nossa família, nossos filhos , nossas crianças. Que Deus faça presente nós corações de todos nós . Amem !
ResponderExcluirJesus é a luz do mundo!Reconhecer,acolher e anunciar.Palavras fortes que se colocadas em prática nos darão forças na caminhada da vida.
ResponderExcluirQue Jesus nos ilumine em nosso dia a dia!