A Palavra se faz vida

Por que procuramos Jesus?

Mc 6,53-56

Por Pe. Geraldo Martins

A fama de Jesus espalhara-se por toda a Galileia. Por isso, já não tinha mais tempo para si mesmo. Era sempre procurado por muita gente e a todos ele atendia. Tinha, porém, a preocupação de que o confundissem com um milagreiro ou um curandeiro e não o reconhecessem como o Filho de Deus, salvador e libertador da humanidade.

É o mesmo risco que corre hoje. Diante de tantas carências e necessidades, muitos procuram um Jesus curandeiro e não o Cristo do Evangelho que mostra seu compromisso com a vida em todas as suas manifestações. Não se preocupam em fazer uma verdadeira experiência de fé que os leve à adesão sincera a Jesus Cristo a ponto de se comprometerem também com a transformação das estruturas injustas da sociedade. Querem que Jesus lhes dê prosperidade, que os faça recuperarem-se economicamente, que retomem seus negócios e adquiram bens como casa, carro, símbolo de sua felicidade. São os propagadores da “teologia da prosperidade”.

Em seu evangelho, Marcos diz que os doentes queriam tocar ao menos as vestes de Jesus e “todos quantos o tocavam ficavam curados” (Mc 6,56). De fato, de Jesus sempre emana a força renovadora da vida, a energia que cura e liberta, o poder que vence o mal. E todos queremos ser curados de nossos males. Tocar em Jesus, porém, significa, antes de tudo, identificar-se com ele, assumindo suas atitudes de compromisso com a vida e a justiça. "As multidões procuram o pão, procuram a cura, e se esquecem da conversão do coração, da adesão à pessoa de Cristo, do perdão dos pecados" (Missal Cotidiano). 

E nós, por que procuramos Jesus? Como podemos tocar nele hoje? Mais do quem em suas vestes, podemos tocar nele a partir de sua Palavra, dos Sacramentos e, especialmente, do cuidado com os pobres, tocando sua carne sofredora no povo (cf. EG, 24). Quem faz isso é curado de suas doenças, sobretudo, do orgulho, da vaidade, do egoísmo e da indiferença que nos impedem de olhar o outro como irmão e irmã.

Senhor, faz-nos caminhar ao encontro de teu Filho e transforma nosso desejo de tocar nele em compromisso com teu reino de amor e justiça. Amém! 

Comentários

  1. Precisamos compreender que a multidão faminta ainda busca Jesus a quem nós testemunhamos. Querem encontra-Lo através do nosso serviço, mas não por causa das nossas qualidades ou virtudes humanas. ... Jesus deu provas de que, por meio da Sua intimidade com Deus Pai na oração, Ele conseguia ir além da Sua capacidade física.

    ResponderExcluir
  2. Me ensina a te tocar Sr. para que eu possa sentir sempre a tua presença na minha vida, e na minha família.

    ResponderExcluir
  3. Na leitura de hoje podemos ver, ler pra colocar em prática, o templo é inaugurado e consagrado, o que significa também a tomada de posse da terra prometida por todo o Israel e seu compromisso de fidelidade para com Deus, nos ensina-nos Senhor qual é a nossa terra prometida, e nos ensina a ser fiel

    Senhor,cura o nosso coração, que não falemos de perdão, que abramos o nosso coração para o perdão, que sejamos justo e não so falar de justiça, que viver a palavra de Deus,nos ajuda a tocar em Jesus Cristo buscando, partilhando a palavra, vivendo,
    buscando os sacramentos, e colocando em prática
    Nos ajudar a compreender que tocar a veste, o manto, é tocar a própria pessoa de Jesus, dele vem a misericórdia do Pai e nos devolve a vida e a paz ....

    ResponderExcluir
  4. Que neste dia , eu possa receber a graça de vestes novas ,Que pela Santidade do meu batismo eu possa hoje ter minhas vestes alvejadas e ser testemunha de que fui tocada por Jesus no dia em
    que fui batizada. Que o Senhor me ajude a caminhar de encontro do Teu Filho Jesus e me apegar a Palavra e que eu toque com fé a veste de Jesus através dos Sacramentos da igreja Católica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário