A Palavra se faz vida

Tradição e fé

Mc 7,1-13

Por Pe. Geraldo Martins

O centro da questão neste encontro de Jesus com os fariseus e doutores da lei é a tradição, problema também nos tempos de hoje, quando mal interpretada. Observemos que isso não é problema para o povo, mas para a liderança religiosa. Na verdade, o povo, especialmente, os pobres, era vítima desse zelo excessivo de seus líderes. A atitude de Jesus, portanto, é de libertar o povo dos pesos criados pelos doutores da lei e fariseus.

Rigorosos na observância da lei da impureza, os fariseus e doutores da lei acabavam por valorizar mais os preceitos humanos que o mandamento divino. Com isso, o culto que prestam a Deus é desprezado porque traduz exterioridade. Cobrado por não ensinar a tradição aos seus discípulos, Jesus condena os fariseus e doutores da lei por sua hipocrisia, já que sua prática religiosa vem apenas dos lábios e não do coração – “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mc 7,6).

O mais grave, no entanto, é colocar os preceitos humanos acima dos divinos. Diz Jesus: “vocês abandonam o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens” (Mc 7,8). E completa: “vocês esvaziam a Palavra de Deus com a tradição de vocês” (Mc 7,13). Qual é o mandamento de Deus? Cuidar dos pais, como diz o texto, servir e amparar os irmãos, os pobres, os necessitados. Eles não fazem isso sob a desculpa de que o que têm é oferta para o Senhor (Corban). Nisso seguem a tradição e não o mandamento de Deus (cf Mc 7,10-13).

Vivemos tempos semelhantes com grupos que, como os fariseus e doutores da lei, praticam um conservadorismo inexplicável, mais preocupados com práticas tradicionalistas do que com a vivência do evangelho. Tudo os assusta e é motivo para falarem mal daqueles que buscam uma evangelização encarnada, libertadora, solidária com os pobres, marginalizados e excluídos.

Cuidemos para que não troquemos a Palavra de Deus e seus mandamentos por  tradições humanas que contradizem o amor e a misericórdia de Deus.

Senhor, queremos honrar-te com o coração e não com os lábios. Dá-nos a luz de teu Espírito a fim de que nos guie em nosso desejo de te servir e amar. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje
    A oração de Salomão nos faz compreender que Deus está tão próximo de nós e tão presente, pois nem mesmo o "alto dos céus pode contê-lo." Senhor que teus olhos estejam abertos Noite e dia sobre nós
    Salmo
    Qual amável, ó Senhor, é vossa casa!

    Na verdade,um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Perfeito estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!
    A verdadeira vivência da fé é interior, é proximidade do coração em relação a Deus, é obedecer a seus mandamentos, é trazer para a vida o que nos ensina a palavra de Deus.
    Senhor manda o teu Santo Espírito, nos ajuda a te honra com o coração a te amar na pessoa dos nossos irmãos e irmãs
    Nos ajuda a fazer a sua vontade e não a nossa, amém

    ResponderExcluir
  2. Na leitura de hoje
    A oração de Salomão nos faz compreender que Deus está tão próximo de nós e tão presente, pois nem mesmo o "mais alto dos céus pode contê-lo ".
    Senhor que teus olhos estejam abertos sobre nós, nossa casa
    No salmo
    Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

    Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

    A verdadeira vivência da fé é interior, é proximidade do coração em relação a Deus, é obedecer a seus mandamentos, é trazer para a vida o que nos ensina a palavra de Deus.
    Senhor nos envia o teu Santo Espírito, nos ajuda a te honrar com o coração, a amar os nossos irmãos e irmãs a ti servir verdadeiramente de todo o coração. Amém

    ResponderExcluir
  3. Como é bom começar o dia meditando a Palavra de Deus. Obrigada , pe. Geraldo . A fé nos leva ão encontro pessoal com Deus, Jesus nos amou tanto , que mesmo com os nossos pecados e nós sendo pecadores , morreu na cruz para nós salvar. Que não sejamos mais um que honra Jesus com os lábios, mas sim com o coração. Dá- nos a Luz do Espírito Santo a fim de que nos guie em nosso desejo de servir e amar !!

    ResponderExcluir
  4. Devemos escolher sempre o caminho do amor que resgata, nos recria, nos perdoa e nos reconcilia com Deus. Outra opção de que devemos a todo custo fugir é hipócrita. Isto é, a condição de um povo que ‘louva com os lábios, mas o coração está longe de Deus’. O nosso coração como os Apóstolos deve ser verdadeiramente íntimo de Deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário