A Palavra se faz vida

Cuidar do coração

Mc 7,14-23

No diálogo com os fariseus e doutores da lei, Jesus ensina à multidão a verdadeira compreensão sobre o que é puro ou impuro a fim de que entendam o verdadeiro sentido da Lei. O que torna a pessoa boa ou má não é o alimento que ela come, mas o que ela faz a partir de seu interior. É no coração das pessoas que reside sua intenção de fazer o bem ou o mal, independentemente do que ela alimenta. Não é, portanto, o que ela toca exteriormente que a torna impura, mas o que guarda dentro de si.

Esse ensinamento de Jesus tem seu fundamento na moral e na ética que o próprio Jesus nos revela como o caminho que diferencia a atitude dos que o seguem. Se nos deixamos guiar pelas más intenções, como as doze enumeradas aqui, mostramos que a impureza já está dentro de nós.

Essas atitudes – “imoralidades, roubos, assassínios, adultério, ambições desmedidas, maldade, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo” (Mc 7,21-22) – são a síntese do mal que pode habitar o ser humano e estão na base de toda relação que desrespeita a vida e a dignidade humana.

No cumprimento rigoroso da lei e dos ritos, há muitos que se deixam guiar mais pelo escrúpulo do que pelo bom senso e pela retidão de sua consciência. Agindo escrupulosa e rigorosamente, sofrem e fazem sofrer os que convivem com eles. Precisam alargar sua experiência de Deus e deixarem-se guiar por sua misericordiosa bondade, como nos ensina o mestre Jesus. Saber distinguir o essencial do secundário e viver a verdadeira liberdade que nasce do amor de Deus.

Devemos, portanto, nos preocupar muito mais com o nosso interior, com a pureza de nosso coração que é a sede de todas as nossas intenções. Quanto mais fizermos isso, tanto menos julgaremos nossos irmãos e irmãs e tanto mais cuidaremos de observar os valores que nos tornam bons diante de Deus. Cuidemos de nosso coração, pois ele é o centro de todas as nossas ações e intenções.

Senhor, livra-nos do rigorismo e do escrúpulo que nos impedem de sentir teu verdadeiro amor e gozar da plena liberdade com que nos criaste. Amém!

Comentários

  1. Cuidemos de nosso coração,pois ele é o centro de todas nossas ações e intenções.

    ResponderExcluir
  2. Na leitura de hoje vimos que Salomão é reconhecido em seu esplendor muito mais foi o próprio Cristo visitando citado por Reis pagam aprendemos aqui o diálogo o encontro que se faz fazem hoje tão necessários.
    Salmo
    O justo tem nos lábios o que é sábio
    O justo tem nos lábios O que é sábio sua língua tem palavra de Justiça traz Aliança do seu Deus no coração e seus passos não vacilão no caminho.

    Nada do que é externo pode separar as pessoas de Deus pois são as próprias pessoas que causa esta separação.

    Senhor, que nosso coração seja puro, cheio de coisas boas de amor,de compaixão, de justiça em Senhor de tudo que você nos ensina

    ResponderExcluir
  3. Que Deus.nosso pai nos ajude a tirar.toda impureza do nosso.coracao ,fazendo- nos verdadeiros filhos de Deus

    ResponderExcluir
  4. Jesus nos ensina a perceber de onde vêm as impurezas que nos afastam do convívio de Deus e que roubam a nossa paz. É por orgulho e vaidade que nos tornamos maus! Portanto, não são as outras pessoas nem tampouco os alimentos que semeiam a maldade no nosso coração.

    ResponderExcluir
  5. Purifica Senhor, nossos corações de tudo que possa Vos ofender, de tudo o que quiser afastar- nos de Vós livra- nos do rigorismo e do escrúpulos que nos impedem de sentir Vosso verdadeiro amor é gostar da plena liberdade com que nos criastes Amem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário