A Palavra se faz vida

A missão das lideranças

Mt 21,33-43.45-46

Por Pe. Geraldo Martins

É admirável a coragem profética de Jesus que se serve de uma parábola para condenar, de forma exemplar, as lideranças religiosas por não cumprirem com fidelidade sua missão. Os elementos da parábola não deixam dúvida quanto a isso. A vinha refere-se a Israel, o povo eleito; o proprietário é Deus; os empregados enviados são os profetas; o filho é Jesus que vai morrer fora de Jerusalém; os que arrendam a vinha são as lideranças cuja responsabilidade era ajudar o povo a viver a fidelidade da Aliança; outro povo diz respeito aos pagãos.

A parábola deixa evidentes, pelo menos, quatro elementos: a confiança de Deus nas lideranças a quem entrega sua vinha, isto é, seu povo; a missão das lideranças, que é fazer a vinha produzir frutos, ou seja, levar o povo a agir conforme os desígnios de Deus; a cobrança, por parte de Deus, dos frutos que espera de sua vinha e, por fim, a justiça de Deus que retira a vinha dos infiéis e a confia a quem cumprirá com fidelidade sua missão.

Cuidar da vida do povo. Eis a missão das lideranças! Só é capaz de cumpri-la quem faz da autoridade um serviço abnegado e amoroso, gratuito e compassivo, esquecendo-se de si e colocando o outro no centro. Não ficará impune aquele que, tendo a tarefa de servir o povo a fim de que produza frutos, foge à sua responsabilidade e, pior ainda, se apropria do povo, dele se servindo para satisfazer seus próprios interesses. Vemos isso ocorrer, lamentavelmente, entre vários tipos de lideranças, como por exemplo, políticas e religiosas.

A pandemia da Covid-19, que causou tanta dor e sofrimento, evidenciou, de um lado, os que se esforçaram e continuam empenhados em promover e defender a vida, especialmente, dos mais vulneráveis. O altruísmo de muitos foi exemplar. De outro lado, houve e ainda há aqueles que, ancorados em negacionismos e interesses políticos e econômicos, desprezaram e banalizaram a vida, caminhando na contra mão do que a ciência orientou para conter esse vírus que desafiou o mundo. Parecem ter perdido o senso de humanidade sem um mínimo de compaixão.

A profecia exige que denunciemos a atitude dos que, nesses tempos de pandemia, que ainda não passou, e em todos os tempos, têm colaborado para o sofrimento do povo, seja por sua omissão, seja por deliberada opção de servir ao mercado e não à vida. Continua válida a sentença de Jesus: “o Reino de Deus será tirado de vocês e será entregue a um povo que produzirá frutos” (Mt 21,44). É preciso gritar esta sentença com voz amplificada, ainda que se tenha como resposta a mesma que os sumos sacerdotes e fariseus deram a Jesus: ameaça e violência. Nossa fé nos tem colocado nesse caminho?

Senhor, livra-nos de todos os que usam o poder em benefício próprio e dá-nos lideranças que cuidem de teu povo a fim de que tenha vida e produza os frutos que dele esperas. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, livra-nos de todos os que usam o poder em benefício próprio e dá-nos lideranças que cuidem de teu povo a fim de que tenha vida e produza os frutos que dele esperas. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. É impossível viver sem amor de Deus. Como o ar não pode nos faltar, também não nos faltem a bondade e a misericórdia do Pai. Rejeitar a pedra principal, em nossos dias, é viver com indiferença às coisas divinas e a tudo o que é feito para a edificação da vida e da paz. Os pobres lutam pra se manter vivos. Muitas vezes um empreendimento econômico é muito mais ágil que o empreendimento social em favor dos desfavorecidos. O amor para com Deus abre-me para a vida do meus irmãos e irmãs, ou então não é amor. Jesus é rejeitado pelos sábios e aceito pelos pobres e pecadores, pois sabem que nossa segurança é a misericórdia de Deus

    Na leitura de hoje A misteriosa história de José vem nos falar do mistério redentor de Cristo. Ele, Filho único, nos é dado por amor, e muitos o rejeitaram.
    O salmo nos convida a lembrar as maravilhas do Senhor.

    Senhor, Livra-nos da injustiça, das lideranças que levanta mentiras contra o outro so pra continuar, como líderes, nos livra de matar o outro com a língua como fala a leitura de quarta, nos ajuda a não excluir o outro por fofoca, dai-nos, lideranças que saibam te amar, a cuidar, e lembrar-nos que quando somos rejeitados pelas lideranças, somos abraçados, por Deus. Amém

    ResponderExcluir
  3. Somos os responsáveis por entregar a colheita do nosso trabalho, na hora precisa, em que os mensageiros do Senhor, os anjos, se apresentarem, porém, se não levarmos em consideração os ensinamentos de Jesus para cuidarmos bem do Seu reino, também seremos dispensados e substituídos por outros mais fiéis ao compromisso.

    ResponderExcluir
  4. A nossa vida é dádiva de Deus Deus não cuida de nós como escravos Deus cuida de nós como filhos e filhas O proprietário plantou uma vinha cercou depois arrendou cercou depois arrendou á um vinhateiro e foi para o estrangeiro Deixou o seu filho achando que seria respeitado porém quando o vinhateiro o viu quis logo matá- lo para ficar com a posse tomar toda herança .A nossa vida é essa vinha, nos identificamos com ela por que não fomos nós quem quisermos a nossa vida nao fomos nós que plantamos nossa existência nesta terra. Que o Senhor , nos livre de todos os que usam o poder em seu próprio benefício e dá- nos lideranças que cuidem do nosso povo para que produzam bons frutos . Assim Seja !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário