A Palavra se faz vida

Os sinais de Jesus

Lc 11,29-32

Por Pe. Geraldo Martins

Quando uma pessoa se envolve numa relação que ela desconhece, fica insegura, desconfiada e com medo. Para ter um mínimo de certeza de que não está entrando numa situação embaraçosa, costuma pedir à outra parte um sinal, ou seja, uma prova de que fala e age de forma verdadeira. É comum agirmos assim diante do desconhecido, daquilo que é novo e escapa à nossa compreensão.

Essa foi a atitude de alguns diante de Jesus ao lhe pedirem um sinal, isto é, um milagre, como prova de que agia em nome de Deus. Lucas não diz quem faz isso, ao contrário de Mateus que registra o pedido como sendo feito por “alguns fariseus e doutores da lei” (Mt 12,38). Jesus reage de forma um pouco dura e classifica os que assim procedem de “geração má” por exigir um sinal como condição para crer nele (Lc 11,29). Seu testemunho e sua pregação não pareciam suficientes.

Jesus evoca, então, o sinal de Jonas cuja pregação serviu de sinal para a conversão da cidade de Nínive. Isso na versão de Lucas, porque, em Mateus, o sinal de Jonas está ligado mais ao fato de o profeta ter ficado “três e três noites no ventre do monstro marinho” (Mt 12,40), numa clara referência à ressurreição de Jesus após três dias de sua morte. Este é o maior sinal de Jesus. Além disso, recorda a rainha de Sabá, estrangeira, que visita Salomão e reconhece e admira sua grandeza e sabedoria (cf. 1Rs 10,1-10).

O discurso de Jesus é uma resposta à incredulidade dos que colocam condições para acolhê-Lo e aceitá-Lo como vindo da parte de Deus. Sua indignação não é sem razão, afinal, já fizera tantos sinais e, ainda assim, alguns exigem uma espécie de milagre exclusivo, excepcional. Jesus não cede ao seu capricho, diz que o sinal já foi dado, mas nem todos o compreendem porque têm o coração fechado. Estaríamos incluídos nesse grupo?

Agimos como esses incrédulos e nos identificamos como uma geração “má e adúltera” (cf. Mt 12,39), repreendida por Jesus, quando tentamos enquadrar Deus, colocando condições para acreditar na sua bondade e no seu amor. Quando, fazendo prevalecer nossa vontade, ficamos como cegos diante dos sinais que revelam ocuidado de Deus conosco. E são tantos!...

Senhor, guia-nos com a luz de teu Espírito e faz-nos perceber os sinais de teu Filho que nos apontam teu Reino. Nesta quaresma, livra-nos do preconceito, da intolerância, da presunção e de tudo que constrói muros que nos separam de nossos irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. Jesus abra nosso ser, nosso coração para percebermos tudo aquilo que chegam diante dos ensinamentos do Mestre que espera nossa conversão,livrando - nós de todo preconceito e de tudo que constrói muros que nos separam de nossos irmãos e irmãs.Assim seja ,,!

    ResponderExcluir
  2. Enquanto existir o ser humano na face da terra ele precisará de sinais que o orientem e o conduzam. A necessidade de sinal é própria do ser humano. Por insegurança do novo, por não conhecer ou porque alguém arrumou contra o outro sem deixá-lo conhecer e ter a sua própria experiência. Os ninivitas tiveram o sinal de Jonas, mas a humanidade ganhou o sinal por excelência que é Jesus Cristo, Filho de Deus e nosso Redentor. É Nele que devemos nos inspirar sempre e nossas atitudes devem estar de acordo com o seu projeto de redenção. Assim, rompemos os limites de nós mesmos e de nossas cidades, e ajudamos a fazer do mundo um lugar de paz. A paz é o sinal exigido ao cristão de hoje.
    Jesus é o Sinal da salvação e da misericórdia de Deus para conosco, portanto, muito maior que o sinal de Jonas e Salomão.

    Na leitura de hoje em Jonas
    A palavra de Deus anunciada com ardor, sai dos limites de nossas comunidades e de nossas cidades e atinge lugares ao longe, como o coração humano.
    O salmo é um consolo pra nós, um convite a nos arrepender
    Ó Senhor, não desprezais um coração arrependido!
    Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito.

    Senhor, renova as minhas forças, quantas vezes te pedi um sinal se devo ou não continuar, por aparecer tantos muros , tantas outras coisas que você Jesus sabe quais são, envia o teu Santo Espírito que me aponta como continuar em busca do teu Reino, e me livra de tudo que me afasta dos meus irmãos e irmãs. Amém

    ResponderExcluir
  3. Nada , absolutamente nada , é impossível para Deus quando um coração se abre e escuta a voz do Senhor. Que possamos ter a graça do verdadeiro convertimento, a graça e as O Brás de Deus.Que o Senhor guie a luz do Teu Espírito e faze - nos percebermos os Sinais de Teu Filho que nos apontam Teu Reino, e que também nesta quaresma livra - nos de todo o preconceito, da intolerância, da presunção e de tudo que constrói muros que nos separam de nossos irmãos e irmãs. Amem .

    ResponderExcluir
  4. Ela busca um sinal , mas nenhum sinal será dado a não ser um sinal de Jonas . Nada absolutamente Nada, é impossível para Deus quando um coração se abre e escuta a voz do Senhor .Que passamos ter a graça do verdadeiro convertimento a graça e as obras de Deus , que o Senhor guie a luz do do Teu Espírito e faze- nos percebermos os Sinais de Teu Filho que nos apontam Teu Reino.Que nesta quaresma livra - nos de todo preconceito, da intolerância, da presunção e de tudo que constrói muros que nos separam de nossos irmãos e irmãs. Assim Seja !!

    ResponderExcluir
  5. Jesus veio ao mundo com a missão específica de salvar o homem da destruição eminente a que o pecado lhe impusera, e, por isso, Ele é o grande sinal de Deus para nós. Sua Palavra é a garantia de que viemos de Deus e para Ele voltaremos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário