Atitudes de quem não crê

Lc 4,24-30

Por Pe. Geraldo Martins

A rejeição é sempre dolorosa. Quando, porém, parte de parentes e conterrâneos, a dor é ainda mais forte. Jesus passou por esse constrangimento e reconheceu que “nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”, lembrando, inclusive, que passaram pela mesma experiência Elias (1Rs 17,9) e Eliseu (2Rs 5,14), grande referência de profetas para os judeus.

Por que rejeitam Jesus? Porque Ele se revelou um Messias amigo dos pobres e pecadores e não um Messias glorioso, ligado aos poderosos, decidido a tomar o poder, como muitos esperavam. Ali, na sinagoga, onde se encontrava, Jesus acabara de anunciar sua missão: evangelizar os pobres, libertar os presos, dar vista aos cegos, libertar os oprimidos e anunciar o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4,18-19). A rejeição veio também por causa de sua origem: “não é este o filho de José?” (Lc 4,22). Não creram nele. É impossível que o Messias seja tão simples e pobre, despido de qualquer poder!

A rejeição fecha o coração das pessoas à graça de Deus que não se impõe a ninguém. Isso aconteceu com aqueles que seriam os primeiros destinatários da salvação trazida por Jesus, como vimos nesse fato narrado por São Lucas. Ao evocar a memória de Elias e Eliseu, Jesus mostra que a graça e o amor divinos são para aqueles que se abrem a Deus, ainda que estrangeiros e pagãos.

Na base da rejeição a Jesus está a falta de fé. Seus conterrâneos colocaram como condição para crer nele que fizesse algum milagre ali na sinagoga. São muitos os que condicionam sua fé a milagres. Dizem: - Se Deus curar minha mãe, prometo fazer isso e aquilo; - Se Deus me der essa graça da qual tanto necessito, cumprirei essa ou aquela promessa ou farei tal sacrifício. E quantos deixam de crer, abandonam a Igreja porque se decepcionam com Deus, como se isso fosse possível. Enquanto se fixam em sua própria vontade, não conseguem ver a vontade de Deus a seu respeito, por isso se decepcionam.

Deus se revela no simples, no pequeno, no humilde. E como estamos acostumados a acreditar somente naquilo que se mostra com poder e grandeza, nos frustramos. Deixemo-nos interpelar por Jesus e, ao invés de querer expulsá-lo por nos revelar a verdade sobre nós mesmos, como fizeram seus conterrâneos (Lc 4,29), convertamo-nos e o acolhamos tal como vem a nós, servindo-se dos simples e pobres.

Ó Pai, abre sempre mais nossos olhos para vermos com clareza o caminho da libertação apontado por teu Filho, nosso salvador. Concede-nos, a cada dia, o dom da verdadeira conversão. Amém!

Comentários

  1. Jesus é rejeitado em sua terra Natal. Em nossos dias a maior rejeição não é deixar de escutar suas palavras, mas ser totalmente indiferente para com Ele. Por isso devemos nos fazer uma pergunta. Quem dita as normas de vida para nós? Se sua palavra não ressoa em nosso coração, outras coisas irão ocupar seu lugar em nós. Outras serão as referências para nossas vidas, e ficamos indiferentes à palavra da salvação. A Quaresma deve, pois nos fazer retomar a vida conforme os princípios do evangelho de Jesus.
    Ser incrédulo é impedir a ação de Deus. Se nossa fé exige milagres, ela não é sincera nem verdadeira, porque deste modo impomos a Deus nossa vontade.

    Na leitura de hoje, nós somos lembrandos que devemos sempre tomar atitudes e fazer as coisas em diálogo com Deus que se revela a nós e a Ele obedecermos sem reservas.
    Salmo eu preciso de Deus
    Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo e quando verei a face Deus?

    Senhor, nos ajuda a buscar a conversão diariamente

    ResponderExcluir
  2. Na maioria das vezes não damos muita importância a quem está perto de nós, por isso vamos procurar longe, os milagres que Deus tem poder de fazer, perto de nós. O poder vem do alto e não depende de quem quer que seja, mas da vontade do Senhor e da nossa fé.

    ResponderExcluir
  3. Pe. Geraldo , que linda homilia .É preciso ser simples e humilde de coração para viver a presença do Senhor Jesus.Que o Senhor nos dê a graça de um coração humilde para que sejamos sempre menores que nosso irmão é irmã ,para sermos grandes no Reino de Deus Que o Pai abra os nossos olhos para vermos o caminho da libertação, apontado por Teu Filho, nosso Salvador concede- nos cada dia o dom da conversão. Amem.!

    ResponderExcluir

Postar um comentário