A Palavra se faz vida

O Crucificado está vivo

Lc 24,35-48

Por Pe. Geraldo Martins

As várias aparições de Jesus aos apóstolos são sinal de sua ressurreição e, juntamente com o túmulo vazio, provam que Ele venceu a morte. Neste texto de Lucas, ao se colocar no meio dos discípulos que estavam reunidos e mostrar-lhes as mãos e os pés para que vissem as chagas abertas pelos cravos da crucificação, Jesus confirma que Ele é o crucificado, agora, ressuscitado. A morte não teve a última palavra e ninguém pode duvidar de que Ele está vivo.

A fé, no entanto, é o elemento chave para se afirmar a ressurreição de Jesus. Sem ela, de nada adiantam o túmulo vazio e as aparições de Jesus. A falta de fé nos faz confundir o Ressuscitado com um fantasma (Lc 24,39) e a cruz continuará sendo escândalo e loucura. A fé nasce do estar com Jesus, poder tocar nele – “toquem em mim e vejam” (Lc 24,39) e deixar-se guiar pelas Escrituras – “abriu-lhes a inteligência para entenderem as Escrituras” (Lc 24,45).

Os cristãos não adoramos nem seguimos a um Deus morto, derrotado pela cruz e pelo sofrimento. Ao se mostrar aos apóstolos, deixar-se tocar por eles, tomar refeição com eles, Jesus confirma que está vivo. Esta verdade deve ser testemunhada por seus discípulos. A fé se torna, portanto, encontro com a pessoa de Jesus que, ressuscitado, a todos oferece a salvação e o perdão (Lc 24,47).

Na experiência da fé pascal, outro elemento chave é a comunidade. A ela o Crucificado-Ressuscitado se revela e confia a missão de anunciá-lo ao mundo – “vocês serão testemunhas de tudo isso” (Lc 24,48). A esse respeito, diz o Documento de Aparecida: “Diante da tentação, muito presente na cultura atual, de ser cristãos sem Igreja e das novas buscas espirituais individualistas, afirmamos que a fé em Jesus Cristo nos chegou através da comunidade eclesial e ela ‘nos dá uma família, a família universal de Deus na Igreja Católica. A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão’” (DAp 156).

Ainda que a sociedade na qual vivemos seja caracterizada pelo individualismo, a fé pascal é experimentada, sobretudo, na vida de comunidade. E nossa família, Igreja doméstica, é a primeira comunidade onde o Ressuscitado se manifesta. Se não somos capazes de encontrar Cristo vivo na comunidade-família, não é num templo que o encontraremos.

Ó Cristo, tua Ressurreição é nossa vida. Vem ao nosso encontro e dá-nos a graça de viver em comunidade a fim de crescermos na fé que nos torna missionários de tua vitória sobre a cruz. Amém!

Comentários

  1. A chuva caiu serena e as árvores despontaram suas folhas verdejantes os pássaros e os homens da terra puderam dizer.O povos de Deus celebra com alegria estes dias, pois sabe que aquele que é a vida pela continua no meio de nós.
    Em várias passagens da Bíblia onde são feitas descrições de experiências de encontro com Deus é comum mostrar que as pessoas ficam com medo. Não se trata daquele medo que sentimos diante de algo perigoso, mas sim de espanto de quem recebe uma revelação. Assim foi a experiência dos discípulos nas aparições de Jesus ressuscitado, experiência de fé. O encanto da ressurreição não pode parar, que saia do nosso peito também saia um clamor pela paz, tão necessárias em nossos tempos. Os discípulos puderam ouvir " A paz esteja convosco " e nunca mais ela deixou de ressoar pelo mundo afora.

    Na leitura de hoje Pedro nos fala
    A missão da Igreja é levar a humanidade para junto do Cristo, por isso Pedro insiste que a cura daquele homem é obra de Deus, e a Igreja é testemunha dessa verdade.

    Senhor, obrigado por nos tratar com tanto carinho.
    Quem somos nós pra nos tratar com tanto carinho ?
    Dai-nos Senhor a graça de viver esta fé, a graça de viver este carinho. Amém

    ResponderExcluir
  2. A nossa fé em Jesus se manifesta através da comunidade Igreja doméstica.Jesus ressuscitou e está vivo entre nós! Aleluia!

    ResponderExcluir
  3. Vede minhas mãos meus pés sou Eu mesmo ! Tocai em mim e vede ! Porque estais preocupados e porque tendes dúvidas no coração? " Tocai e vede "! Senhor Jesus , abre também nossas inteligências para entendermos o partir do Pão não como um gesto, mas como presença viva no meio de nós onde podemos toca ' Lo e entender as Escrituras sagradas. Em todas as missas tem o pão. Onde todos dizem : Cordeiro de Deus que tiramos o pecado do mundo. Jesus Vive entre nós. Peçamos ão Jesus Ressuscitado , assim como abriu a inteligência dos discípulos, abra a nossa inteligência para que possamos entender e compreendermos a Palavra de Deus .Ó Cristo Tua Ressurreição é nossa vida .Vem ão nosso encontro e dá- nos a graça de viver em comumidade a fim de crescermos na fé que nos torna missionários de Vitória sobre a cruz. Amem.!!

    ResponderExcluir
  4. precisamos receber Jesus Cristo na sua totalidade, a pessoa, enquanto ser humano, filho de Deus, precisa tocar na experiência do Ressuscitado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário