A Palavra se faz vida

Nascer do alto

Jo 3,7-15

Por Pe. Geraldo Martins

No diálogo com Nicodemos, Jesus revela duas coisas: sua própria identidade e o novo nascimento a que somos chamados, condição para entrarmos no Reino. Na base de tudo isso está a fé que nos faz acreditar que Jesus é o Filho do Homem que veio do alto e que nos faz nascer do alto por meio da água e do Espírito, isto é, do batismo.

O novo nascimento a que somos vocacionados exige rompimento com o passado, ou seja, com aquelas práticas e comportamentos que não traduzem nossa adesão a Jesus Cristo. Nascer do alto implica, portanto, uma opção radical de seguimento a Jesus que, tal como a serpente do deserto, foi levantado na Cruz “para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (Jo 3,15).

A fé batismal exige que pautemos a nossa vida segundo os valores do Evangelho. Se o batismo nos reveste de Cristo e nos configura a Ele, temos a responsabilidade e o dever de agir como Cristo no mundo. É também através de nós que Ele continuará revelando seu amor, sua misericórdia, seu perdão, sua paz. Quem, pelo batismo, nasce do alto, pensa as coisas do alto e não as da terra. Por isso, devemos nos questionar sempre: como vivemos nosso batismo?

Nascer do alto não nos aliena do mundo. Ao contrário, mergulha-nos nele para que ajudemos a transformá-lo na perspectiva de que seja sinal do Reino de Deus. Quem nasce do alto, então, tem compromisso com a vida e a dignidade humana, com a justiça, com a verdade e a paz. É no Cristo Ressuscitado que nascemos de novo. Ele é que nos envia o Espírito que nos faz novas criaturas capazes de testemunhar a força renovadora do amor que nos vem de Deus.

Senhor, dá-nos a graça de nascermos do alto e faz-nos missionários de teu amor e de tua misericórdia, levando vida nova para nossos irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. Nascemos do alto através do Batismo que recebemos e somos chamados a vivermos vida nova e Cristo Jesus que é a razão do nosso ser renovado.

    ResponderExcluir
  2. O Cristo ressuscitado é o novo Adão, o homem novo. O Pai tomou a iniciativa amorosa de criar novos céus e nova terra. Somos convidados como Nicodemos de ir ao encontro de Jesus e com Ele conversar sobre o"nascer de novo". Sua atitude nos mostra a necessidade de nos abrirmos á ressurreição do Senhor,para com Ele também ressuscitarmo. Só as pessoas disposta a amar a fé o fim podem construir uma sociedade verdadeiramente humana. Essas pessoas são livres porque rompem com tudo o que as impede de abraçar "o novo". A vida como o amor de Deus pela humanidade inteira.

    Na leitura de hoje
    Somos convidados a repartir
    Quem reparte seus tem dentro de si um forte apelo do amor-doação e uma solidariedade sem limites para com os irmãos e irmãs. Quem não reparte não sabe o tamanho do amor.

    Senhor, nos ajuda a permanecer firmes, mesmo em meios a tantas de calúnias e difamação, que coloquemos em prática o amor e ficar, quando a vontade é largar tudo.
    Reina Senhor, e nos reveste de testemunho,amém

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. "Senhor, dá-nos a graça de nascermos do alto e faz-nos missionários de teu amor e de tua misericórdia, levando vida nova para nossos irmãos e irmãs. Amém!"

    ResponderExcluir
  5. Vós deveis nascer do alto. é abandonar-se nas mãos do Senhor Que nosso coração esteja em sintonia e sempre aberto para receber as co isas do céu para nossa conversão e salvação Que o nosso coração viva sempre em sintonia com Jesus, para que constantemente do ceu porque da terra nós já sabemos muito bem, a natureza, se encarrega de nos ajudar a compreender pouco a pouco sobreas realidades desta terra.Como por exemplo , há dois anos , não se sabia nada sobre coronavirus mas , hoje já se tem o mapeamento de seu alcanse , os efeitos pois está realidade humana são assim. porém nós somos chamados a sermos especialistas nas coisas do Alto .Que o Senhor nos dê a graça de nascermos do Alto e faze - nos missionários de Teu amor é de Tua misericórdia, levando vida nova aos nossos irmãos e irmãs. Amem

    ResponderExcluir

Postar um comentário