A Palavra se faz vida

A força do testemunho

Jo 3,31-36

Por Pe. Geraldo Martins

João Batista, em diálogo com seus discípulos, confirma a identidade de Jesus como aquele que vem do alto e que está acima de todos (cf. Jo 3,26-27). Acentua, por um lado, que nem todos acreditam nele e no testemunho que Ele dá do Pai.  Por outro lado, recorda que crer nele é a condição para dar testemunho de Deus e possuir a vida eterna. Não há, portanto, meio termo, ou nos decidimos por Jesus e o acolhemos como enviado do Pai, ou o rejeitamos e não veremos a vida, pois a ira de Deus permanece com quem rejeita seu Filho (cf. Jo 3,36).

Nossa opção por Jesus deve ir além das palavras que nos permitem dizer: “nós cremos em Jesus”. Isso todos podem dizer com facilidade e, no entanto, pouco ou nada significar. Antes, esta afirmação deve ser dita com a nossa vida, com o nosso modo de agir no mundo, sobretudo, diante de situações e fatos que requerem profecia na dupla via do anúncio e da denúncia.

Em não poucas ocasiões, nossa opção por Jesus se faz de forma seletiva, de acordo com nossas conveniências. Ao invés de nos moldarmos ao Evangelho, fazemos o contrário, isto é, procuramos adaptar o Evangelho a nós. Assim, vivemos a ilusão de uma opção por Jesus que não nos compromete e em nada modifica nossa vida.

O Tempo Pascal nos dá a oportunidade de fazer a experiência do Cristo Ressuscitado que vem ao nosso encontro para nos revelar o amor de Deus em sua plenitude. Somos, então, convidados, pelo evangelho, a rever nosso relacionamento com Cristo e compreender que aceitá-lo ou recusá-lo é uma questão vital, mais que intelectual (cf. Missal Cotidiano).

No dia em que compreendermos que nossa vida depender dessa decisão, tudo se modificará e experimentaremos a alegria do Reino se fizermos a opção certa.

Ó Pai, dá-nos crer sempre mais em teu Filho Jesus e ajuda-nos a conduzir nossa vida por seus ensinamentos que nos garantem a vida eterna. Amém!

Comentários

  1. A terra em que vivemos ainda há de ser um lugar de paz verdadeira, de riso e de festa. Os homens e mulheres ainda irão andar de mãos dadas, sem malícia e sem ódio. As crianças poderão brincar com a serpente e os jovens alegrarão a todos com seu canto de festa e de liberdade. Não é isso um sonho impossível, nem está fora do pensamento de Deus. É nossa fé que ainda está pequena ou não penetrou no coração dos malvados que só pensam em si mesmo. A ressurreição de Cristo é a festa da liberdade, do amor, da paz e do sonho de Deus para humanidade.

    Na leitura de hoje em Atos. Os apóstolos, incansáveis e destemidos, procuravam obedecer a Deus pregando Jesus Cristo. "Disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo ".

    Senhor, ouvi a voz de todos nós que te grita
    Nos ajude a te louvar , a crer que vai estar ao nosso lado em todo tempo
    Nos ajude Senhor a nos refúgiar em ti pois seremos felizes, nos ajude a buscar a vida eterna. Amém

    ResponderExcluir
  2. Ó Pai,dai- nós crer sempre em teu filho Jesus Cristo e ajuda- nós a conduzir nossa vida por seus ensinamentos que vêm do alto! Amém!

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    Senhor, ajuda-nos a colocar a nossa confiança em seu filho Jesus e por meio de ações concretas darmos verdadeiro testemunho de amor e fé na sua palavra de vida.

    ResponderExcluir
  4. Peçamos A Jesus a graça de ter visão do Alto. Senhor Jesus , dá- me a graça de enxergar com sabedoria as coisas do Alto , vem Espirito Santo , ilumine sempre mais o meu caminhar, dá- me força , coragem para seguir em frente , que eu seja perceverantes na fé e fazer sempre a Tua vontade buscando as coisas do AltoPai , dá - nossempre mais em Teu Filho Jesus e ajuda- nos a conduzir nossa vida por Seus ensinamentos que nos garantem a vida eterna Amem.

    ResponderExcluir
  5. Pai, faze-me manso e acolhedor diante do testemunho de Jesus que nos revela a tua Palavra, empenhando-me a levar cada pessoa a entrar em profunda comunhão contigo. Senhor Jesus tirai-nos desse apego exagerado às coisas da terra. Ajudai-nos a buscar mais as coisas do céu.

    ResponderExcluir
  6. "Ó Pai, dá-nos crer sempre mais em teu Filho Jesus e ajuda-nos a conduzir nossa vida por seus ensinamentos que nos garantem a vida eterna. Amém!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário