A Palavra se faz vida

Ir a Cristo pela fé

Jo 10,31-42

Por Pe. Geraldo Martins

A incredulidade de grupos de judeus é uma ameaça à vida de Jesus. Fechados em seus conceitos e apegados à Lei, tornam-se como cegos, incapazes de ver em Jesus o rosto de Deus. Nem mesmo as obras que realiza são suficientes para provar-lhes que veio do Pai. Acusam-no de blasfemo porque se revela como Filho de Deus e, por isso, querem apedrejá-lo. Preferem recorrer à violência que toma o lugar do diálogo e obstrui o caminho da fé.

Jesus, por sua vez, no caminho inverso à violência, opta pela argumentação, sem ceder à pressão de que é vítima. Primeiro, vai às escrituras para mostrar a contradição de seus interlocutores, citando o Salmo 81,6 que diz: “Eu declarei: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo”. Esta afirmação refere-se, especialmente, aos juízes, encarregados dos julgamentos (cf. Dt 1,17; 19,17) e, metaforicamente, chamados deuses. Nem por isso eram acusados de blasfêmia. Por que seria diferente com Jesus?

Em segundo lugar, Jesus apresenta as obras que realiza como prova de que Ele vem de Deus. Enquanto para alguns isso é insuficiente e resistem a acreditar nele como o enviado do Pai, outros, ao contrário, aderem a Ele por causa do testemunho que João Batista derea dele – “tudo o que ele disse a respeito deste homem é verdade” (Jo 10,41).

A fé é sempre dom de Deus. Não é uma ideologia, mas um encontro com Cristo que nos molda ao seu jeito de ser e de agir. Quando tentamos enquadrar Jesus em nossos próprios conceitos e ideias, fechando-nos à sua mensagem libertadora, o resultado é a incredulidade.

Deixamos de experimentar o amor e a graça de Cristo pela nossa incapacidade de reconhecer os sinais que Ele realiza em nossa vida e na vida de nossos irmãos e irmãs. Se nos abrirmos à luz do Espirito Santo, garantiremos nossa conversão e, então, viveremos a alegria da permanente presença de Deus em nós, tornando-nos testemunhas das obras que realiza em seu Filho Jesus.

Senhor, concede-nos sempre acreditar em teu filho e faz-nos anunciadores autênticos da vida nova que Ele nos trouxe. Amém!

Comentários

  1. Se nós abrirmos a Luz do Espírito Santo , viveremos a alegria permanente da presença de Deus tornando- nós testemunhas daquilo que Ele realiza através de sua vida nova que trouxe para nós!

    ResponderExcluir
  2. Neste evangelho Podemos lembrar a campanha da fraternidade, que A igreja no Brasil vem adotando já há anos, como passo fundamental na caminhada pascal, a conversão para a fraternidade.
    Neste ano estamos nos esforçando para fazer, com que a fraternidade esteja a serviço da vida e da dignidade, falar com sabedoria e ensinar com amor
    Ensinar a fé, ensinar com sabedoria, ensinar com amor, que tudo vem de Deus, que possamos levar o outro a fazer o seu encontro com o Cristo, a fazer a experiência, que vai nos moldando ao seu jeito de ser e de agir.
    Os motivos porque querem matar o Filho de Deus não eram consistentes . Procuravam prender Jesus, mas Ele escapou-lhes das mãos. Precisamos nos converter, escutar e reconhecer os seus sinais para assim seguir o Cristo Jesus, como irmãos e irmãs.

    Na leitura o profeta é perseguido só tem a Deus como defensor. Assim muitos de nós. "O Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro".

    No salmo, podemos invocar a Deus em nossas angústia, e Ele escuta a nossa voz.
    Senhor és o meu amor, minha força, meu refúgio e Salvador.

    Senhor, nos faz anunciador, com sabedoria e com amor, nos ajuda a buscar sempre uma vida nova, amém

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que ele disse a respeito desse homem é verdade. Dispostos a acreditar em Jesus, viver o que Ele ensina a fé cresce. Ir a Cristo pela fé. Ão sermos incrédulos, deixamos de experimentar o amor é a graça de Cristo, pela nossa incapacidade de reconhecer os Sinais que Ele realiza em nossa vida , de nossos e irmãs. Que o Senhor , nos dê a graça de acreditar sempre em Teu Filho , tornando - nos anunciadores autênticos da vida nova que Ele nos trouxe. Amem

    ResponderExcluir
  4. Pai, reforça minha fé em Jesus, em cujas palavras e ensinamentos tu te fazes presente na nossa história humana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário