Reconhecer o Ressuscitado
Por Pe. Geraldo Martins
É isso que vemos neste texto de São João cuja personagem central é Maria Madalena. Primeira a ir ao túmulo, ela descobre que o corpo de Jesus não está lá. Ela volta, comunica aos apóstolos que vão até o local, constatam o que ela disse e retornam para casa. Maria Madalena, que os acompanhara, permanece no túmulo, chorando. Não consegue pensar outra coisa, senão que roubaram o corpo de seu Senhor – “Levaram o meu Senhor e não sei onde o puseram” (Jo 20,13). Não deseja outra coisa senão resgatá-lo – “Se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar” (Jo 20,15).
Maria Madalena encontra Jesus Ressuscitado por sua persistência que nasce de sua fé e de seu amor a Ele. Se as lágrimas a impedem de ver Jesus no jardineiro, seus ouvidos não a enganam quando O escuta pronunciar seu nome: “Maria!” (Jo 20,16). “Quem ama fica nas trevas enquanto seu nome não é pronunciado pela boca do amado, empurrado pelo coração. É por isso que Maria, enquanto o Ressuscitado não se manifesta e a chama pelo nome, se derrete em lágrimas” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia).
O choro cede lugar ao riso e à alegria, podemos deduzi-lo por sua resposta: “Mestre” (Jo 20,16). Torna-se, então, a primeira apóstola da ressurreição ao anunciar aos apóstolos: “Vi o Senhor!” (Jo 20,18). Agora ela sabe onde Ele está e “se torna apóstola de uma esperança nova e maior” (Papa Francisco – 2017).
Segundo o papa Francisco, os Evangelhos descrevem a felicidade de Maria. “A Ressurreição de Jesus não é uma alegria concedida a conta-gotas, mas é uma cascata que abrange a vida inteira. A existência cristã não é constituída por pequenas felicidades, mas por ondas que subvertem tudo. Procurem pensar também vocês, neste instante, com a bagagem de desilusões e de reveses que cada qual tem no seu coração, que há um Deus perto de nós que nos chama pelo nome, dizendo: ‘Ergue-te, para de chorar, porque Eu vim te libertar!’” (Papa Francisco, 17/05/2017).
Ó Pai, enche nosso coração de amor a fim de sermos chamados por teu filho Ressuscitado e nos tornar anunciadores de sua Ressurreição. Amém.
"Ó Pai, enche nosso coração de amor a fim de sermos chamados por teu filho Ressuscitado e nos tornar anunciadores de sua Ressurreição. Amém."
ResponderExcluirHá um Deus perto de nós,que nos chama pelo nome, dizendo:Ergue-te para chorar ,que eu vim para te libertar! Senhor, dai-me um coração livre para amar!
ResponderExcluirO povo de Deus pode, cheio de alegria depois de tantas lágrimas,entoar o grande Aleluia, e cheio de fé agradecer ao Deus que ressuscitou Jesus. Não podemos nem precisamos da noite escura, que não nos deixa enxergar o caminho, o pois a Luz da eternidade penetrou o tempo e a história. Como povo de Deus, podemos andar a passos largos e firmes, pois Ele está conosco e como os discípulos de Emaús dizemos:"Fica sempre conosco Senhor, Deus da vida ". As palavras humanas, mesmo as do Evangelhos, são limitadíssima para descrever esses acontecimentos pascais. A graça de poder experimentar uma nova maneira de entrar em contato com Jesus implica numa missão a ser desempenhada, ser apóstolo, ser testemunha. João ressalta com outros detalhes o mesmo fato e a mesma recomendação:"vai dizer aos meus irmãos ".
ResponderExcluirNa leitura de hoje Pedro nos fala
Todos, os que estão longe e os que estão perto, podem fazer sua decisão a Cristo, pois Ele é o Senhor que veio para nos salvar, perdoando nossos pecados.
Senhor, obrigado por transbordar em toda a terra a tua bondade
Senhor, nos ajuda a sermos justos, a amar, obrigado Senhor pela fé
Nos ajuda a ser suas testemunhas, amém
Enche me com o seu amor senhor Jesus
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirAmém.
ResponderExcluirEntão Maria Madalena foi anunciar aos discípulos : " Eu vi o Senhor !" Agora podemos afirmar aos irmãos que não estamos mais sós, nem caminhamos perdidos sem rumo apesar de nossos pecados e mesquinhas. Que o Pai com sua misericórdia encha nossos corações de amor a fim de sermos chamados por Teu Filho Ressuscitado e tornarmos anunciadores de Sua Ressurreição. Amem .
ResponderExcluir