A Palavra se faz vida

Por que procuramos Jesus?

Jo 11,45-56

Por Pe. Geraldo Martins

A morte de Jesus, no plano salvífico, está nos desígnios de Deus, mas é também consequência da maldade humana, resultado de uma trama que mistura interesses políticos e religiosos, como vemos neste texto de São João. Trata-se de uma decisão do Conselho de sumos sacerdotes e fariseus, as autoridades judaicas – “tomaram a decisão de matá-lo” (Jo 11,53). A razão é simples: cresce o número dos que acreditam em Jesus por causa dos sinais que realiza. As autoridades temem que isso provoque rebeliões e complique suas relações com os romanos (Jo 11,48). O movimento de Jesus está se tornando perigoso.

São João ressalta que a morte de Jesus será em favor de todos e não apenas do povo de Israel (Jo 8,52), apontando a dimensão universal da salvação que Deus, em seu infinito amor, oferece a toda a humanidade. O evangelista registra, ao mesmo tempo, que muitos procuravam Jesus (Jo 11,56) e o aguardavam para a festa da páscoa que estava próxima (Jo 11,55). Com que interesse o procuravam?

Diante de Jesus, não é possível a neutralidade. É preciso decidir-se a favor ou contra Ele. Esta decisão tem como fundamento a fé. Só aderem a Jesus Cristo os que acreditam nos sinais que realiza e o reconhecem como enviado do Pai. Este é o caminho para alguém se tornar seu discípulo e, assim, experimentar, em toda profundidade, o amor de Deus que Ele revela. Os sumos sacerdotes e fariseus fizeram outra opção, por isso, decidiram eliminar Jesus.

A atitude das autoridades dos judeus nos faz pensar em quantos, no plano político e religioso, também hoje agem mais preocupados em defender os próprios interesses do que os do povo. Usam da astúcia para se livrarem daqueles que os incomodam por denunciarem, com seu testemunho e comprometimento com as causas da justiça, o sistema que produz miséria, sofrimento, desigualdades.

Senhor, alcança-nos a graça de uma fé viva que nos faça aderir, verdadeiramente, a teu filho Jesus Cristo, a ponto de assumir as mesmas causas pelas quais Ele deu a vida e torna-nos seus autênticos discípulos e discípulas, prontos para servi-Lo nos que mais precisam. Amém!

Comentários

  1. A morte de Jesus é consequência da maldade do coração humano ,endurecido pelo ódio e rangir,pela inveja e a sociedade política e religiosa.Senhor! Tende piedade de nós e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  2. A grande revelação que temos em Jesus é que "Ele veio para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos". O pecado é separação e divisão. Filhos que se separam do Pão... irmãos que se dividem desagregram a família. Para redimir e fazer a unidade, o Filho de Deus aceita o caminho doloroso da cruz e não foge de Jerusalém, cidade palco das contradições e da rejeição.
    A morte de Jesus, sacrifício de redenção, salva unindo o que estava estava separado.

    Na leitura de hoje o profeta Ezequiel
    Diante da divisão e da dispersão do povo eleito, ele anuncia a intervenção salvadora de Java "Farei deles uma nação única".

    O Senhor, nos guardará qual pastor a seu rebanho.
    Nos ajuda a ouvir a tua palavra e nos ajuda anunciar, nos ajuda a congrega-los a quem está dispersos.
    Nos ajuda a testemunhar uma fé viva e assumir verdadeiramente a Jesus Cristo, Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor, alcança-nos a graça de uma fé viva que nos faça aderir, verdadeiramente, a teu filho Jesus Cristo, a ponto de assumir as mesmas causas pelas quais Ele deu a vida e torna-nos seus autênticos discípulos e discípulas, prontos para servi-Lo nos que mais precisam. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Para nós fica o ensinamento de que Deus age de acordo com o Seu plano e nos faz instrumentos de salvação, mesmo que, não o percebamos como foi o caso de Caifás. Às vezes, apenas uma palavra que pronunciamos é um sinal de Deus para que a sua vontade se realize.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Todos gritavam : Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e gloria nas Alturas! Que o Senhor nos dê a graça de de entrarmos juntos com Jesus em Jerusalém para celebrar a Páscoa junto Senhor. Hosana nas Alturas ! Hosana ão Filho de Davi ! Se os discípulos se calarem , as pedras falarão .Senhor , que a minha boca, a minha vida , atos e palavras, proclamem Sua Palavra e testemunho que És o Senhor. Hosana ão Filho de Davi! Somos felizes por estarmos vivendo o início da Semana Santa com saúde e poder seguir com fé celebrando com piedade .Amem

    ResponderExcluir

Postar um comentário