A Palavra se faz vida

Fica conosco, Senhor!

Lc 24,13-35

Por Pe. Geraldo Martins

No itinerário da fé pascal, há dois elementos fundamentais para o reconhecimento do Crucificado-Ressuscitado: a Palavra e a Eucaristia. É o que nos mostra esta aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos que retornam a Emaús. No caminho de volta de Jerusalém, o sentimento dos discípulos é de tristeza, amargura e decepção por não terem visto o Senhor, já tendo passado três dias de sua morte. O túmulo vazio não é prova suficiente de que está vivo uma vez que, “a ele, ninguém viu” (cf. Lc 24,24).

Ao aproximar-se como peregrino e colocar-se em diálogo com os dois discípulos, Jesus lhes dá uma verdadeira catequese, a partir das Escrituras, sobre si mesmo sem que percebam ainda que era Ele. Sentem, no entanto, o coração arder ao escutar suas palavras. O destaque fica por conta da capacidade de acolher e ouvir dos discípulos. Sem essas duas atitudes, é impossível fazer a experiência do Ressuscitado. É daí que nasce o desejo de ter o Senhor consigo – “Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina” (Lc 24,29). É o despertar da fé que, segundo São Paulo, vem pela pregação (cf. Rm 10,17).

À mesa, a fração do pão que se segue à pregação da Palavra completa a catequese que leva ao reconhecimento pleno do Cristo ressuscitado – “Então, seus olhos se abriram e o reconheceram” (Lc 24,31). Confessaram: “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32). Daí nasce a missão. Fazem o caminho de volta a Jerusalém que é movido pelo sentimento de alegria, entusiasmo e convicção.

Somos peregrinos neste mundo. Cristo vem ao nosso encontro para fazer caminho conosco e nos explicar as Escrituras. Sabemos acolhê-lo e ouvir sua Palavra? Nosso coração arde quando o escutamos? Sentimos o desejo e o convidamos para que permaneça conosco? Sentamo-nos à mesa com Ele e o reconhecemos na fração do pão, isto é, na Eucaristia? Fazemos o caminho de volta a Jerusalém para anunciar que Ele está vivo? Nossa catequese tem nos levado a um verdadeiro encontro com o Crucificado-Ressuscitado?

Como lembra o Papa Francisco, esta passagem nos convida a passar do ‘se’ para o ‘sim’. “Se Ele nos tivesse libertado, se Deus me tivesse ouvido, se a vida tivesse corrido como eu queria, se eu tivesse isto e aquilo..., em tom de queixa. Este ‘se’ não ajuda, não é fecundo, não ajuda nem a nós nem aos outros. Eis os nossos ‘se’, semelhantes aos dos dois discípulos. Mas eles passam para o sim: ‘Sim, o Senhor está vivo, Ele caminha conosco. Sim, agora, não amanhã, voltamos a percorrer o caminho para o anunciar’. ‘Sim, posso fazer isto para que as pessoas sejam mais felizes, para que as pessoas sejam melhores, para ajudar muitas pessoas. Sim, sim, eu posso’” (Papa Francisco, 26 de abril de 2020).

Senhor Jesus, caminha conosco e abre nossos olhos e corações para te reconhecermos como o Crucificado-Ressuscitado e te anunciarmos aos nossos irmãos e irmãs. Amém!

Comentários

  1. Quem é Jesus? Onde o encontramos? Como é possível ainda a dúvida, depois de ler o evangelho tão lindo como o de hoje? Jesus é companheiro sa nossa caminhada, é aquele que ajunta textos das Escrituras para revelar o sentido de sua morte mostrar a vitória de sua ressurreição, é aquele partilha e comunica a vida, Aquele que conversa e que nos leva a compreender muitas coisas. Somos convidados a conversar uns com os outros, e compreendermos que somos muitos importantes uns para os outros. Jesus ressuscitado põe-se ao lado dos discípulos de Emaús e explica-lhes as Escrituras. Eles vão compreendendo pouco a pouco e reconhecem Jesus no partir do Pão. Olhando para nós e nos perguntamos: será que reconhecemos hoje Jesus na Eucaristia e em nossos irmãos e irmãs?

    Ba leitura de hoje, podemos nos perguntar o que Deus tem a oferecer para nós através da Igreja? Vejam a resposta de Pedro: "O que tenho eu te dou: em nome de Jesus, levanta-te e anda!"

    Senhor, dai-nos a graça de gritar o seu nome, e anunciar entre todas as nações, Senhor, que exulte o nosso coração...

    ResponderExcluir
  2. “O propósito central de toda escritura é encher nossa alma de fé em Deus, o Pai, e em Seu Filho Jesus Cristo. (…) A fé vem pelo testemunho do Santo Espírito a nossa alma, de Espírito para espírito, quando ouvimos ou lemos a palavra de Deus. E a fé amadurece quando nos banqueteamos continuamente na palavra.

    ResponderExcluir
  3. FICA CONOSCO , SENHOR ! Fica conosco , pois já é tarde e a noite vem chegando ! É como se disséssem, a quem iremos , Senhor ?! Tu tens palavras de vida eterna ! é o pedido insistente, dirigido a quem ainda não conhecem. No fundo do coração , porém , já experimentam a alegria que tantas vezes sentiam quando o Mestre lhes falava. Senhor , que meu coração esteja limpo sem pecado algum para receber Jesus Ressuscitado , na fração do Pão , na Eucaristia. Vem , Senhor Jesus , caminha conosco e abre nossos olhos e corações para reconhece - Lo como o Crucificado Ressuscitado e anuncia Lo aos nossos irmãos e irmãs. Amem !

    ResponderExcluir
  4. Sim, o Senhor ressuscitou e está vivo entre nós! O senhor ressuscitou realmente, Aleluia! Se doa por inteiro na fração do Pão, na Eucaristia.

    ResponderExcluir
  5. Amém!
    "Fica conosco, Senhor!"

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Senhor, por se apresentar a nós como vencedor da morte, fica conosco Senhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário