A Palavra se faz vida

Missionários do Ressuscitado

Mc 16,9-15

Por Pe. Geraldo Martins 

Em São Marcos, as aparições de Jesus são narradas de maneira rápida e sem tantos detalhes. O destaque fica por conta da incredulidade dos apóstolos diante do testemunho de quem, por primeiro, se encontrou com o ressuscitado: Maria Madalena e dois discípulos de Jesus que iam para o campo (Mc 16,9.12). Sua incredulidade merecerá uma censura de Jesus que lhes aparece por último – “repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração” (Mc 16,14).

Nenhum de nós deve crer com a fé do outro. A fé é sempre experiência pessoal e nasce do encontro que cada um tem com Cristo ressuscitado. Contudo, o testemunho de quem se encontrou com o Ressuscitado deve nos levar à fé, ou seja, deve nos fazer acreditar que Cristo venceu a morte e está vivo ainda que não o vejamos.

É interessante observar que tanto Madalena quanto os dois discípulos vão aos apóstolos comunicar que viram o Senhor. A estes é que Jesus confia a responsabilidade da missão, apesar de sua incredulidade: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). A Boa Nova da ressurreição precisa chegar a todos a fim de que sejam libertos e salvos.

Fé e missão caminham juntas de tal forma que todos que foram batizados em nome de Cristo têm a responsabilidade de fazer chegar a todos os corações a palavra libertadora do Evangelho a fim de que encontrem em Jesus ressuscitado a força e o sentido da própria vida. Crer é sempre um ato livre da pessoa. Não nos cabe fazer o outro crer, mas dar-lhe o testemunho do que vimos e acreditamos. Quando fazemos isso, Deus age de forma surpreendente. 

Lembra o Papa Francisco que a missão que Jesus confiou aos apóstolos exige a colaboração de todos nós. “Cada um de nós, em virtude do batismo que recebeu, está habilitado a anunciar o Evangelho. É precisamente o batismo que habilita e também nos impele a ser missionários, que anunciam o Evangelho” (Papa Francisco, 13.05.2018).

Ó Cristo, cremos em tua ressurreição. Faz-nos missionários e missionárias desta Boa Nova a fim de que todos, pela fé, vivam as alegrias pascais que nos comunicam teu amor e tua misericórdia. Amém.  

Comentários

  1. A fé abre os nossos olhos e ouvidos para enxergar e escutar a Jesus que está muito próximo de nós, nos traz a paz e sopra sobre nós o Seu Espírito Santo. Somente pelo poder do Espírito nós também nos tornamos anunciadores da Boa Nova de Jesus.

    ResponderExcluir
  2.  "Ó Cristo, cremos em tua ressurreição. Faz-nos missionários e missionárias desta Boa Nova a fim de que todos, pela fé, vivam as alegrias pascais que nos comunicam teu amor e tua misericórdia. Amém." 🙌 

    ResponderExcluir
  3. A fé é sempre experiência pessoal e nasce do encontro que cada um tem com Cristo ressuscitado!

    ResponderExcluir
  4. "Deus amou o mundo que nos deu seu Filho único ", nos diz o apóstolo João(3,16). A ressurreição é a prova maior desse amor, pois Nele todos nós ressuscitamos. Noss redenção é uma declaração do amor eterno de Deus para conosco. Pensemos bem esse amor não é mais só Dele,é nosso também e nos faz pertencer a Cristo. Talvez sejamos meio incrédulos, mas jamais deixaremos de crer se descobrimos verdadeiramente esse amor por nós.

    Na leitura Pedro e João, com coragem eles recusam o Silêncio que lhes fora imposto, pois seria desobediência a Deus, e mesmo ameaçados proclamam o que viram e ouviram de Jesus.

    Senhor, nós vos damos graças por nos ouvir, por nos chamar a sermos missionários e testemunhar a fé em Cristo Jesus. Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário