A Palavra se faz vida

A verdade que liberta

Jo 8,31-42

Por Pe. Geraldo Martins

Quem se dispõe a seguir Jesus tem como compromisso permanecer em sua palavra. Isso significa assumir seus ensinamentos e praticá-los até às últimas consequências; fazer de Jesus o único referencial da própria vida e nele depositar toda sua esperança. Este é o caminho para alguém tornar-se seu discípulo, conhecer a verdade e, assim, torna-se livre (cf. Jo 8,31-32).

O pecado escraviza o ser humano que, voltado para si mesmo, busca a satisfação de seus próprios interesses, abandona o caminho do amor e ignora os valores do Reino. Entregando-se a práticas que mancham a dignidade de filho de Deus com a qual foi criado – “Todo aquele que faz pecado é escravo do pecado” (Jo 8,34) -, perde o controle sobre si mesmo e passa a viver sob as ordens do mal. A libertação desta escravidão se dá no momento em que a pessoa conhece a verdade e por ela se deixa conduzir. Jesus é a verdade. Quem resiste a conhecer e permanecer em sua palavra afasta-se da verdade.

O pior pecado é não admitir-se escravo do pecado e julgar-se livre, afirmando ser filho de Deus, mas negando Jesus Cristo como enviado do Pai, como ocorreu com os judeus que queriam matar Jesus (Jo 8,37.40). Seremos verdadeiramente livres se nos deixarmos libertar por Jesus (cf. Jo 8,36).

Quem se assume como filho de Deus deve praticar as obras de Deus e não as obras do pecado. Às vezes nos contradizemos, como os interlocutores de Jesus neste discurso registrado por São João, afirmando que somos de Deus, mas agimos de maneira oposta à sua vontade, fechando-nos aos ensinamentos de seu filho Jesus – “se Deus fosse mesmo o Pai de vocês, vocês me amariam porque eu saí de Deus e estou aqui” (Jo 8,42).

Ó Cristo, faz-nos conhecer tua verdade e nela permanecer a fim de sermos libertos do pecado que escraviza e mata. Amém.

Comentários

  1. A verdade libertará! Não temeis os que matam o corpo.Nem temeis os que armam ciladas.Jesus deve ser o único referencial de nossa vida,pois assim seremos libertos do pecado que mata e escravidão.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. A liberação é uma das aspirações mais intensas do ser humano, tanto individualmente quanto coletivamente, não existe outro caminho oara chegar a ela a não ser pela aceitação da verdade, ou seja na fé em Jesus Cristo. O ser humano se ilude em pensar-se autossuficiente e que não é portador de nenhum tipo de escravidão, sem aceitação do caminho que é Jesus não se chega a uma liberação plena total.
    Jesus é o Redentor e sua missão é libertar todos que nele crêem. "Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres".

    Na leitura de Daniel vamos ver a fé dos três jovens que recusa a obedecer ao rei Nabucodonosor,
    A adorar uma estátua de vaidade, uma estátua de ouro do próprio rei Nabucodonosor como um deuses
    Foram jogados na fornalha ardente, foram salvos maravilhosamente pelo anjo do Senhor

    Vamos louvar eternamente o Senhor, com o salmo de hoje
    Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. A vós louvar honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. A vós louvar, honra eternamente!

    Senhor, nos ajuda a conhecer a tua verdade, nos liberta do pecado que nos torna escravo, amém

    ResponderExcluir
  3. Sejamos verdadeiramente livres.Se permanecermos na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos. Senhor , livrai- nos das ciladas do inimigo , guardei a minha família e as famílias do mundo inteiro , abençoe nossa nação, meus amigos e inimigos, nossos enfermos e de todos que precisam serem libertados e de paz ...." não vim por mim mesmo , foi Ele quem me enviou." Ó Cristo ,faz - nos conhecer Sua verdade é nela permanecermos afim de sermos libertos do pecado que escraviza e mata .Amem !

    ResponderExcluir
  4. Jesus nos afirma que, quem conhece a verdade é livre. Vivemos em busca da verdade e ansiamos também por liberdade! A palavra de Deus é a verdade, pois é Ela quem nos liberta de toda trama do inimigo que tenta extinguir a nossa identidade de filhos e filhas de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário