A Palavra se faz vida

O alimento da vida eterna

Jo 6,44-51

Por Pe. Geraldo Martins

Uma das dificuldades dos interlocutores de Jesus era compreender sua origem divina. Isso fica evidente quando o questionam por afirmar ter descido do céu (cf. Jo 6,42). Jesus esclarece que o Pai é quem atrai e conduz as pessoas a Ele – “ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai” (Jo 6,44). Assim, da nossa intimidade com Deus Pai dependerá nossa adesão a Jesus Cristo. A fé se confirma, então, como dom do Pai a quem se dispõe a seguir Jesus. O Pai nos conduz ao Filho de tal forma que seria incoerente afirmar crer no Pai e rejeitar o Filho.

Jesus, por sua vez, nos conduz à vida eterna que é o convívio com o Pai em sua glória – “quem crê, possui a vida eterna” (Jo 6,47). Esta é a nossa meta, nosso horizonte último, nosso sonho vital. O caminho que nos conduz a este horizonte é a fé em Jesus que se faz pão de vida eterna. Crer em Jesus, portanto, implica alimentar-se de sua carne “que é dada como vida para o mundo” (Jo 6,51). Ele é o pão que nos garante a vida – “quem dele comer, nunca morrerá” (Jo 6,50).

Nesse ponto, o discurso de Jesus nos introduz no mistério da Eucaristia. Esta estabelece as relações entre nós e Jesus de tal forma que “celebrar a eucaristia significa para a Igreja possuir os sinais autênticos do conhecimento e do amor que unem o Filho ao Pai e que nos unem ao Filho” (Missal cotidiano). Alimentar-se da eucaristia é dispor-se a uma vida íntima com Jesus a ponto de se identificar com Ele.

Pela eucaristia entramos em comunhão com o Pai e o Filho e, neles, em comunhão com os irmãos e irmãs a quem somos chamados a amar e servir. Alimentar-nos do pão da vida, que é Jesus, garante-nos a vida eterna na medida em que, como Cristo, nos fizermos pão para nossos irmãos e irmãs. Eucaristia se torna, então, compromisso com a vida do outro.

Por mais que a eucaristia seja ato pessoal e nos traga uma satisfação interior, ela só é autêntica quando nos faz sair de nós mesmos para ir ao encontro do outro a fim de servi-lo no amor. É nessa hora que a eucaristia nos garante a vida eterna.

Ó Pai, dignai-vos alimentar-nos sempre de vosso Filho, pão vivo descido do céu. Amém!

Comentários

  1. .

    "Ó Pai, dignai-vos alimentar-nos sempre de vosso Filho, pão vivo descido do céu. Amém!" 🙌

    ResponderExcluir
  2. Nossas mãos irmãs estendidas e dadas, nos fazem rezar a presença do Reino de Deus entre nós. E quando rezamos, una saudade imensa do pão e do vinho do altar invade o coração, "eu sou o pão vivo descido do céu". Saudade do Reino, saudade do amor para com os irmãos e irmãs que, ao ouvir o ensinamento da palavra não hesita em acolhê-la decididamente. Por isso, podemos repetir: "Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus " ,e "Benditos is que se alimentam do pão do altar ". Essa é a glória do Senhor.
    Jesus é verdadeiramente o "pão vivo descido do céu ", pois veio para cumprir a vontade do Pai, e em sua missão trazer à humanidade a vida divina, a redenção.

    Na leitura de hoje em (At) É preciso ler, meditar e trazer para dentro da alma a palavra do Senhor que nos faz descobrir o mistério do amor de Deus por nós e sua misericórdia.

    Senhor, nos ajude a alimentar do pão vivo, dai-nos Senhor a vida em nossa vida, e não permita que os nossos pés vacilem, amém

    ResponderExcluir
  3. Alimentar-se da Eucaristia é dispor-se a uma vida íntima com Jesus a ponto de se identificar com Ele e amar aos irmãos.

    ResponderExcluir
  4. O pão que Eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo .O alimento da vida externa." Este é o pão descido do céu para que não morra todo aquele que dele comer.... " Ó Senhor , ajude - me a cada amanhecer sentir - me em Ti , buscando cada vez mais me aproximar de Ti , crendo que És o meu único e verdadeiro alimento., sustenta - me na Eucaristia ! Alimentar - se da Eucaristia ,é dispor- se a uma vida íntima com Jesus a ponto de identificar com Ele. Pai , digna - Vós alimentar - nos sempre do Teu Filho , pão Vivo descido do céu .Assim Seja !!

    ResponderExcluir
  5. Abramos o nosso coração para que a graça de Deus nos impulsione ainda mais para o Seu serviço e para o Seu Reino

    ResponderExcluir
  6. Pedimos, Senhor, sabedoria para que alimentados pelo "pão vivo descido do céu", sejamos presença de amor e serviço na vida dos nossos irmãos e irmãs. Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário