A Palavra se faz vida

A quem iremos?

Jo 6,60-69

Por Pe. Geraldo Martins

O discurso de Jesus na sinagoga em Cafarnaum provoca duas reações distintas. De um lado, um grupo que decide abandonar Jesus por achar demasiado dura sua palavra. São aqueles que não entendem e, por isso, não aceitam o que disse Jesus. Por outro lado, há os doze que, provocados por Jesus se também não querem abandoná-lo, respondem por meio de Pedro que só Jesus tem palavras de vida eterna e que só a Ele se pode recorrer.

Para aqueles que se fecham à graça, as palavras de Jesus são duras demais; para aqueles que se deixam guiar pela luz do Espírito, as palavras são de vida eterna.  Só quem segue Jesus pode afirmar com toda convicção: “Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (Jo 6,69).

O seguimento a Jesus exige a fé que faz compreender e acolher sua palavra. Trata-se de uma decisão livre que nasce da experiência do encontro com Jesus que implica ouvir sua palavra e abrir-se à sua verdade. Quem não se deixa guiar pelo Espírito, priva-se da alegria de se tornar discípulo de Jesus. Diante disso perguntemo-nos? A qual dos dois grupos pertencemos? Como soam em nossos corações as palavras de Jesus?

Nestes tempos difíceis em que, muitas vezes, nos sentimos cansados, abatidos e, às vezes, até perdidos, reafirmemos nossa fé no Crucificado-Ressuscitado e deixemo-nos guiar por sua palavra. Ela é capaz de iluminar o que não vemos e apontar o caminho que nos garante a verdadeira vida.

Ó Cristo, com Pedro queremos dizer-te do fundo de nosso coração: “a quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!”. Não permitas que nos escandalizemos com tua palavra nem nos afastemos de ti. Amém!

Comentários


  1. Pedro, em nome dos Doze discípulos, manifesta sua adesão ao Cristo, e reconhece que só Ele é o Redentor, "Tu tens palavras de vida eterna ".
    Somo todos imigrantes neste mundo. Nossa pátria é o céu. Enquanto vivemos, estamos sempre a caminho. A vida é mais importante que a dança, o canto, a festa. Só Ele tem palavras que nos arrancam do desprezo e da solidão. "Só tu tens palavras de vida eterna". Enquanto aqui vivemos, coloquemos Nele Nossa esperança e nossa certeza de que a vida é dom e caminho de plenitude, a ressurreição, como já a experimentaram.

    Na leitura de hoje A palavra de Deus ouvida e meditada faz brotar a fé, e na abertura da alma que a acolhe, experimentamos a transformação de nossas fragilidades e de nossa vida.

    Senhor, nos ajuda a retribuir a Deus, tudo aquilo que Ele fez em nosso favor . Nós ajuda a cumprir a as nossas promessas feitas ao Senhor, não nos deixa afastar de ti, mesmo em meios aos desprezo , só tu tem palavras de vida eterna, dai-nos nos força e fé. Amém



    ResponderExcluir
  2. ' Ó Cristo, com Pedro queremos dizer-te do fundo de nosso coração: “a quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!” '

    ResponderExcluir
  3. A mensagem principal é que Deus deu seu único filho para morrer por nós, derrotar a morte e nos da a vida eterna.

    ResponderExcluir
  4. A quem iremos, Senhor?
    Tu tens palavras de vida eterna. Amém

    ResponderExcluir
  5. A quem iremos Senhor? só Tu tens palavras de vida eterna.A fé vê o invisível,acredita no inacreditável e recebe o impossível. Reafirmemos nos A fé no Crucificado- Ressuscitado e deixemos nos guiar por Sua palavra, pois ela é capaz de iluminar o que não vemos e apontar o caminho que nos garante a verdadeira vida.Cristo só Tu tens palavras de vida eterna., não permitas que nos escandalizemos com Tua palavra e nem nos afastamos de Ti . Amém.

    ResponderExcluir

Postar um comentário