A Palavra se faz vida

Sem medo das tribulações

Jo 16,29-33

Por Pe. Geraldo Martins

Entusiasmados com as revelações de Jesus, os discípulos proclamam sua fé de forma convicta e admirável – “cremos que vieste da parte de Deus” (Jo 16,30). Conhecendo-os por dentro, Jesus não parece muito convencido disso e mostra que todo esse entusiasmo será colocado à prova no momento de sua paixão e morte – “vem a hora em que vocês se dispersarão e me deixarão só” (cf. Jo 16,32).

Quem de nós, mesmo afirmando uma fé inabalável em Jesus, nunca teve dúvidas ou fraquejou nos momentos em que foi colocado à prova? “A fé não é certeza humana, segura. Ela nunca elimina completamente a dúvida, a obscuridade. É posta continuamente em discussão e à prova” (Missal cotidiano). E é bom que seja assim. De outra forma, não cresceríamos na fé e no nosso amor ao Cristo.

Jesus deixa claro aos discípulos que segui-Lo não é tão simples quanto se pensa – “no mundo, vocês terão tribulações” (Jo 16,33). Não especifica que tipo de tribulações. Sejam quais forem, elas não devem nos causar medo, nem pânico, porque Jesus assegura sua presença vitoriosa junto de nós – “Tenham coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

Quanto mais nos convencermos desta verdade – Jesus venceu o mundo! – tanto mais nos deixaremos guiar pela fé e, então, não seremos afligidos pela dor, pelo sofrimento, pela perseguição ou por tantas outras situações que nos desafiam. Nossa confiança no Cristo, se verdadeira e forte, leva-nos a compreender que, tal como Ele venceu o mal, também venceremos nossas aflições.

Esta passagem do evangelho faz-me lembrar desta belíssima oração composta pelo Servo de Deus, Dom Luciano Mendes e que deveríamos repetir cotidianamente:

“Senhor Jesus, não vos pedimos que nos livreis das provações, mas que nos concedais a força do vosso Espírito para superá-las em bem da Igreja. A certeza do vosso amor nos renova a cada dia. A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa. Ensinai-nos, a exemplo de nossa Mãe, a repetir sempre SIM no cumprimento da vontade do Pai. Amém!”

Comentários

  1. Senhor, a certeza do vosso amor nós renova a cada dia!

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus, não vos pedimos que nos livreis das provações, mas que nos concedais a força do vosso Espírito para superá-las em bem da Igreja. A certeza do vosso amor nos renova a cada dia. A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa. Ensinai-nos, a exemplo de nossa Mãe, a repetir sempre SIM no cumprimento da vontade do Pai. Amém!”

    ResponderExcluir
  3. Impressiona a atitude amorosa de Jesus que, mesmo sabendo que será abandonado pelos discípulos, continua a amá-los e a dirigir-lhes palavras alentadoras.
    Rezar pela Unidade dos Cristãos é uma necessidade num mundo dilacerado por tantas divisões, discórdias e desencontros. É uma necessidade que criemos os sentimentos e a cultura da paz e da unidade entre povos, raças e religiões. Cada povo vivendo sua grandeza cultural, social e religiosa enriquece a todos e todos e torna-nos de fato um povo do jeito que Deus quer. Busquemos, pois, pois os valores maiores que nos unem e não a pequenez da divisão, da separação e da discórdia, mas Jesus já nos garantiu:"Coragem, eu venci o mundo".

    Na leitura de hoje em At
    Os primeiros cristãos têm uma grande experiência da presença e da ação do Espírito Santo em sua vida, pois é Ele quem faz nascer os carismas e dons na Igreja

    Quem não recorreu ao Servo Dom Luciano, nesses últimos tempos pra nos fortalece, pra prova que somos inocentes, a nos ajuda a amar, e quantas vezes você falou pra ele interceder pra você não largar tudo, quantas vezes você desabafou com ele, quantas vezes você perguntou pra se é pra largar tudo e porque que tem pessoas querendo que você larga tudo, e quantas vezes você por causa da oração da sua oração, da oração de Dom Luciano, nos ajuda a dizer o sim ,como o sim de Maria, do compromisso, do amor, do silêncio e do perdão amém

    ResponderExcluir
  4. Que o meu coração se mantenha sempre obediente e dócil aos ensinamentos da Palavra de Deus , principalmente quando não compreendo o tempo de Deus.Senhor , dá - me a graça de estar sempre aberta para seguir os ensinamentos , dá - me sabedoria e paciência para asseitar as coisas que não posso mudar.Muitas vezes achamos muitos sábios, orientados , formados e muitas vezes Deus nos surpreende com coisas da vida , fatos que sempre nos ensina . Que Deus nos ajude a nunca considerarmos que já sabemos Tudo, porque a vida é uma surpresa , a vida tem um movimento que muitas vezes nos surpreende, nos ensina lições. Precisamos deixar sempre os espaços para as chamadas " Surpresas de Deus" até mesmo em situações desencontradas , dolorosas que torna para nós visitas de Deus, formação para o nosso coração. " Senhor Jesus , nós não Vos pedimos que nos livretos das provações , mas que concedei a força do Vosso Espirito para supera- la em bem da igreja.Esina - nos a exemplo de Maria nossa Mãe , a repetir sempre o SIM no cumprimento da vontade de Pai .Amem

    ResponderExcluir
  5. Jesus conhece verdadeiramente a nossa humanidade e sabe de que nós somos capazes sem o Seu auxílio, mas no encoraja a vencer o mundo, apesar de todas as tribulações. Não tenhamos receio, Jesus é o vencedor do mundo, o Espírito Santo nos ajudará a vencer as tribulações. Tenhamos, pois, a paz em Jesus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário