A Palavra se faz vida

Serviço, a identidade do cristão

Jo 13,16-20

Por Pe. Geraldo Martins

No contexto da última ceia em que Jesus lava os pés dos discípulos, sobressai o tema do serviço. E o exemplo vem do Mestre a quem o discípulo deve imitar. Por isso Jesus adverte que “o servo não está acima do seu Senhor”, nem o mensageiro “é maior do que quem o enviou” (Jo 13,16). Jesus condiciona a felicidade do discípulo à prática deste ensinamento. Uma lição para nós que, muitas vezes, somos tentados a pregar e ensinar nossa verdade e não a de Cristo. E não são poucos os que cedem a essa tentação.

Quem se dispõe a servir deve estar disposto a fazê-lo em favor de todos, porém, começando pelos últimos, os que mais sofrem, os que são rejeitados pela sociedade, tal como fez Jesus. Traímos o Cristo quando, escolhidos por Ele, não o imitamos no serviço aos pobres e desprezados. A quantos de nós, que nos dizemos cristãos, se aplica esta palavra de Jesus: “aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar”? (Jo 13,18).

O serviço ao pobre deve ser a tradução mais perfeita da eucaristia que fazemos, afinal, “se é verdade que o pão e o vinho consagrados são sinal de uma especialíssima presença de Cristo morto e ressuscitado, é verdade igualmente que o cristão deve, com igual fé, reconhecer a presença de Cristo no pobre, no oprimido, no fraco, no marginalizado”. Mais ainda: “Não teria sentido a fé na eucaristia, e seria uma mentira sua celebração, se ela não se prolongasse na caridade, no serviço do próximo” (Missal cotidiano).

Cristo nos envia e em nós será recebido por aqueles que nos acolhem na medida em que O imitarmos no amor aos sofredores, na misericórdia para com os pecadores, na ternura com os discriminados, no cuidado com os feridos pela injustiça e violentados em sua dignidade.

  Ó Cristo, ensina-nos o caminho do serviço e livra-nos da tentação de nos colocar acima de ti, nosso Mestre e Senhor, que nos envia em missão. Amém!

Comentários

  1. Traímos o Cristo, quando escolhidos por Ele, não o imitamos no serviço aos pobres e desprezados.Ensina- nós senhor o caminho do serviço e livra- nós da tentação de no colocar acima de nosso Mestre e senhor, que nos envia em sua missão redentora. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Serviço, a identidade do Cristão Vejamos o convite, que Jesus nos faz no Evangelho de hoje :A termos uma consideração justa de nós mesmos..Que exemplo bonito que Jesus nos dá, não somos nem mais nem menos, mas precisamos sermos justos com a consideração daquilo que nós somos.O convite é que cada um seja aquilo para o qual foi chamado a ser , por vocação e por graça de Deus. Que o Senhor, molde o nosso coração, para que não sejamos tão orgulhosos, vaidosos , prepotentes , precisamos ser e conhecer a verdadeira humildade.Que Cristo , nos ensine o caminho do serviço e livra - nos dá tentação de nos colocarmos acima do nosso Mestre e Senhor , que nos envia em Missão .Amém.

    ResponderExcluir
  3. Jesus espera que os discípulos façam a mesma coisa que Ele fez, servir, se interessar e acolher o outro, para que aconteça a comunhão e a vida que brota do Reino. A vida tem um valor sublime, muito maior que a guerra e muito mais nobre que a pedra mais preciosa. Temos um Deus que não hesitou nem um pouco em se dirigir nós, pessoas frágeis e incoerentes. Homens corajosos, como Paulo, não duvidam em tomar a palavra é anunciar que Ele é o Redentor e aquele que realizou todas as promessas do Antigo testamento. E quem descobre a alegria de servir e acolher, descobriu o essencial do evangelho. Essa é a fé dos que crêem e apostam na presença do Reino.

    Na leitura de hoje em Atos dos Apóstolos
    Paulo faz o seu primeiro anúncio missionário, dando uma grande catequese sobre a história da salvação, exortando que haja fé naquele que realizou todas as promessas.

    Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, geração em geração eu cantarei vossa verdade! Livrai-nos da tentações. Amém


    ResponderExcluir

Postar um comentário