A Palavra se faz vida

A alegria nasce do amor

Jo 15,9-11

Por Pe. Geraldo Martins


Jesus nos convida a permanecer em seu amor a exemplo do que ocorre entre Ele e o Pai. O caminho para isso é a obediência aos mandamentos que Ele nos revelou ao longo de sua missão. Estes mandamentos se resumem no amor a Deus e ao próximo. Um amor que se traduz em gesto concreto, especialmente, em favor dos que mais necessitam. Paradigma desse amor é o Bom Samaritano ao se fazer próximo daquele que estava com sua vida ameaçada.

Permanecemos no amor de Cristo à medida que nos fazemos próximos e servimos os que são ameaçados pela vulnerabilidade a que são condenados pelo sistema político-econômico que exclui, marginaliza, descarta. Tal como o de Jesus, nosso amor deve ir além de sentimentos e se mostrar de forma concreta na prática do bem em favor de todos, até mesmo do inimigo.

A alegria é a consequência natural para quem permanece no amor de Cristo, isto é, para quem coloca em prática seu mandamento – “eu lhes disse isto, para que minha alegria esteja em vocês” (Jo 15,11). Trata-se de uma alegria que nasce do Evangelho anunciado pelo Cristo. “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” (EG, 1), diz o papa Francisco.

Ensina-nos, ainda, o papa: “O grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Quando a vida interior se fecha nos próprios interesses, deixa de haver espaço para os outros, já não entram os pobres, já não se ouve a voz de Deus, já não se goza da doce alegria do seu amor, nem fervilha o entusiasmo de fazer o bem. Este é um risco, certo e permanente, que correm também os crentes. Muitos caem nele, transformando-se em pessoas ressentidas, queixosas, sem vida. Esta não é a escolha de uma vida digna e plena, este não é o desígnio que Deus tem para nós, esta não é a vida no Espírito que jorra do coração de Cristo ressuscitado” (EG 2).

Ó Deus, que eu me deixe amar por ti para poder amar como tu me amas e, assim, permanecer em teu filho e ter a alegria que nos oferece a todos que cumprimos seus mandamentos. Amém.

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Permanecei em mim, é teu pedido Senhor,eu ficarei em vós, é tua promessa de amor!

    ResponderExcluir
  3. Começar o dia com a palavra de Deus, com a leitura,o salmo e o evangelho, nos faz bem.
    A flor que admiramos e gastamos acorda viçosa e resplandecente,porque sabe que é curta sua existência. Talvez, a beleza do raiar do dia nos traga mais alegria que todas as filosofias. Que bom seria, se além de tudo isso,descobríssemos o quanto Deus nos ama e quanto é belo seu amor. Que bom seria se fôssemos fiéis à palavra da vida,o evangelho, com a mesma intensidade da flor. Aí descobriamos que a beleza do amor de Deus mora em nós. Que o amor de Jesus chega até nós, Ele que por sua vez é amado pelo Pai e este amor nos pede uma resposta:"que permaneçamos no seu amor

    Na leitura de de hoje em (At ) O comportamento cristão inspirado na caridade provoca união e decisão de toda a assembleia.

    Senhor, que saibamos anunciar as suas maravilhas por todos os lugares, todas as nações .

    Senhor, so tenho uma palavra gratidão por me ensinar amar, a outra palavra é me ajude a continuar a amar nas horas da dor da decepção, que saiba oferecer tudo que cumprem os seus mandamentos. Amém

    ResponderExcluir
  4. Dai me a graça Pai de permanecer em ti e assim amar meus irmãos e irmãs servido a cada um. Amém

    ResponderExcluir
  5. Permaneça no Amor observando a Palavra de Cristo.Eu vos disse isto , para que a minha alegria esteja em Vós e a vossa alegria seja plena .Senhor, conceda - nos a graça do Seu Amor em nossa vida, para que possamos viver o Vosso mandamento , hoje é sempre .Que deixemos amar por Ti para também podermos amar como Tu nos amas Ê, assim, permanecermos em Teu Filho e termos a alegria que nos ofereces a todos que cumprimos seus mandamentos .Amém.

    ResponderExcluir
  6. O amor do pai nos traz a alegria e a felicidade verdadeira. Ser feliz é o compromisso que temos com o nosso criador,pois ele nos criou para que sejamos. O Senhor que nos dar uma alegria plena e só a teremos se permanecermoos ligado a Jesus pelo poder do seu Expirito.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. "Ó Deus, que eu me deixe amar por ti para poder amar como tu me amas e, assim, permanecer em teu filho e ter a alegria que nos oferece a todos que cumprimos seus mandamentos. Amém." 💗

    ResponderExcluir

Postar um comentário