A Palavra se faz vida

Jesus, nosso mediador

Jo 16,23-28

Por Pe. Geraldo Martins

Na nossa vida de fé, há um elemento fundamental que estabelece nossa relação com Deus. Trata-se da oração que é, por um lado, o reconhecimento de nossa pequenez e indigência, e, por outro lado, a confirmação da grandeza e do poder de Deus que nos auxilia sempre que a Ele recorremos. Somos, portanto, dependentes de Deus.

Ao revelar aos seus discípulos que o Pai está pronto para dar-lhes o que pedirem, Jesus aponta a oração como caminho para suprir suas necessidades. Mais que isso. Jesus mostra que, sem o auxílio do Pai, ninguém consegue cumprir sua missão. Observemos, no entanto, que é pelo Cristo que se dirige ao Pai - “se pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará” (Jo 16,23b). Por isso, na liturgia, a oração é sempre dirigida ao Pai por meio do Filho no Espírito Santo.

Jesus garante que o pedido será atendido – “peçam e receberão” (Jo 16,24). E isso é motivo de alegria. Deus, realmente, não decepciona. Às vezes ocorre de não compreendermos o modo como ele nos atende e, então, reclamamos e dizemos que pedimos em vão, que Deus não nos atendeu. Outras vezes nos desesperamos porque não aceitamos o tempo de Deus, dada a pressa e urgência de alcançar aquilo que pedimos.

Há muitas pessoas que dizem assim: “não tenho nada a pedir, só a agradecer”. Falam isso para expressar o quanto de graça já receberam de Deus. É bonito isso. Jesus, porém, não censura a súplica, o pedido. Ao contrário, incentiva que se dirijam súplicas ao Pai porque é dele que nos vêm as graças de que necessitamos. Vemos isso não só aqui como também em outras passagens. A própria oração do Pai Nosso que ele ensinou é prova disso.

A oração, contudo, deve brotar de nossa fé em Jesus Cristo. “A oração feita em nome de Jesus é a oração que nasce de uma profunda intimidade com ele, que nos leva a interpretar e assumir os seus sentimentos, desejos e aspirações. Em outros termos, é fazer Jesus rezar dentro de nós” (Missal cotidiano). Façamos assim e a alegria habitará sempre o nosso coração. 

Ó Cristo, és nosso único mediador junto do Pai. Intercede por nós e alcança-nos as graças de que necessitamos para vivermos a alegria que nos prometes. Amém!

Comentários

  1. Ó Cristo, és o nosso único mediador junto do Pai .Somos portanto dependente de Deus Pai.

    ResponderExcluir
  2. Deus nos criou para compartilhar conosco sua felicidade e fazer-nos participantes de sua natureza. Isso significa que Deus criou este mundo pleno de harmoniosas criaturas que o enfeitam. De outra parte, é triste ver rostos sofridos. Por isso, é necessário que o evangelho de Jesus seja anunciado com força, para que todos experimentem e vivam a vida que brotou da ressurreição de Cristo.
    Jesus insiste para que os discípulos roguei ao Pai em seu nome, e o Pai lhes concederá o que pedem pois amaram e creram no Filho que veio dele.

    Na leitura de hoje
    No início da Igreja os leigos foram destemidos anunciadores, como Apolo, que aprendeu e se empenhou decididamente em favor do evangelho de Cristo.

    Jesus amado interceda por nós, e nos ajude a te buscar verdadeiramente em orações, que a nossa alegria venha de ti, amém

    ResponderExcluir
  3. Jesus tem plena consciência de tudo o quanto nos é necessário, por isso, é Ele quem apresenta ao Pai as nossas carências, e mais ainda, é Ele quem justifica diante do Pai, as nossas faltas, os nossos pecados e as nossas necessidades.

    ResponderExcluir
  4. Deixemos nosso coração falar para Deus por meio da oração. A conceituação de oração está perfeita , foi perfeita dando notícias que muitas vezes passam despercebidas , com a nossa pressa do nosso dia a dia . " Se pedirem ão Pai alguma coisa em meu nome , Ele lhe dará. " Não tenhamos dúvidas. Jesus garante .Pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa .Nossos pedidos são sim sempre atendidos , Muitas vezes achamos que está demorando , mas isso é porque não entendemos e não aceitamos o tempo de Deus , por causa da da urgência, mas Deus realmente não nos decepciona Que Cristo , que é o nosso único mediador junto do Pai , interceda por nós , para que aprendamos a esperar com paciência e alcançarmos a graça de que tanto necessitamos para vivermos a alegria que Ele nos prometeu.Deixemos Jesus rezar dentro de nós Amem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário