Cristo nos dá sua paz

Jo 14,27-31

Por Pe. Geraldo Martins

Encerrando o discurso feito no contexto de sua partida, Jesus promete a paz aos discípulos, diferente daquela que o mundo oferece. A paz de Jesus traduz de maneira perfeita o shalom, habitual cumprimento dos judeus, que significa “a plenitude de vida e de salvação, a perfeição e alegria, o êxito em todo o empreendimento e a realização dos desejos” (Missal cotidiano). Só o Messias poderia oferecer essa paz. Ela é carregada de esperança!

Muitos compreendem e reduzem a paz à ausência de guerra. Jesus vai além e mostra que a paz só acontece quando a todos são oferecidos os bens necessários para viver com dignidade. Concebida assim, a paz é fruto da justiça, como lembra Isaias (32,17), de tal forma que justiça e paz se abraçam, segundo o salmista (Sl 84/85,11).

São Paulo VI diz, na Populorum Progressio, que o desenvolvimento é o novo nome da paz e que “as excessivas disparidades econômicas, sociais e culturais provocam, entre os povos, tensões e discórdias, e põem em perigo a paz”. A paz, portanto, “não se reduz a uma ausência de guerra, fruto do equilíbrio sempre precário das forças. Constrói-se, dia a dia, na busca de uma ordem querida por Deus, que traz consigo uma justiça mais perfeita entre os homens” (PP 76)

Já o Papa Francisco ensina que “a paz que Jesus nos dá na Páscoa não é a paz que segue as estratégias do mundo, que acredita poder obtê-la através da força, da conquista e de várias formas de imposição. Esta paz, na realidade, é apenas um intervalo entre guerras: sabemo-lo bem. A paz do Senhor segue o caminho da mansidão e da cruz: é ocupar-se do próximo. (...) A sua paz não é o fruto de algum compromisso, mas nasce do dom de si mesmo. Esta paz mansa e corajosa, no entanto, é difícil de aceitar” (13.04.2022)

Acreditamos que Jesus continua junto de nós, sobretudo, nos momentos mais difíceis como os que temos vivido por causa das guerras e das crises que a pandemia do novo coronavírus escancarou. Ao invés de ficarmos perturbados e com medo, vivamos a alegria que nasce de nosso amor a Jesus que vai para o Pai (Jo 14,28), mas não nos deixa sós, como se tivesse nos abandonado. Não precisamos temer “o chefe deste mundo”. Derrotado pelo Cristo, ele jamais nos tirará a paz que nos vem de nosso salvador e libertador.

Ó Cristo, faz-nos viver de tua paz e torna-nos seus mensageiros a fim de que todos os irmãos e irmãs conheçam a alegria de ter-te como salvador e libertador. Amém!

Comentários

  1. A paz do senhor, segue o caminho da mansidão e da cruz.So Ele poderá oferecer está Paz carregada de esperança!

    ResponderExcluir
  2. Jesus promete sua paz que é muito diferente da que o mundo oferece, e manifesta sua alegria em voltar para o pai, mas sem desamparar os apóstolos.
    Como é bonito a imagem de uma planta florida. Temos certeza de que nos virão os frutos, e nosso desejo fica na expectativa de saboreá-los. Que imagem bonita nasce a cada palavra do evangelho, e deveria criar em nós o desejo insaciável de conhecê-lo cada vez mais. "Deixo-vos a minha paz, a minha paz vós dou". O Fruto do amor do Pai, que é Jesus, quer nos saciar com aquilo que Ele é, salvação e paz eternas. Pensemos melhor, para que sejamos livres de todas as incoerência.

    Na leitura de hoje em Atos dos Apóstolos. Nos convida a comunhão
    Para que houvesse comunhão e serviço na caridade, o apóstolo designou responsáveis em cada comunidade "com jejum e oração eles os confiavam ao Senhor ".

    Senhor, fazei-nos viver a tua paz
    Que alegria quando ouvi que me disseram "vamos à casa do Senhor! Dai-nos a verdadeira alegria, a verdadeira paz . Amém


    ResponderExcluir
  3. "Ó Cristo, faz-nos viver de tua paz e torna-nos seus mensageiros a fim de que todos os irmãos e irmãs conheçam a alegria de ter-te como salvador e libertador. Amém!" 🙌

    ResponderExcluir
  4. " Deixo - Vós a Paz, a minha paz vos dou , mas não a dou como o mundo.Hoje , vemos no Evangelho, Jesus mostra um dos aspectos mais importante do amor que é do bem maior para o outro.O mundo nos mostra , ou nos apresenta uma falsa idéia de amor possessivo , quando amamos assim somos felizes.Sendo assim estamos pensando na nossa felicidade e não na felicidade da pessoa amada." se me amasseis, ficareis alegre porque vou para o Pai .Acreditamos que Jesus continua junto de nós sobretudo, nos momentos mais difíceis que temos vividos .NÃO fiquemos perturbados nem com medo , vivamos a alegria que nasce do nosso amor a Jesus.Jesus não nos deixa sós, não nos abandona .Que Cristo , nos dê a graça de vivermos de Tua paz e tornarmos seus mensageiros a fim de que todos os irmãos e irmãs conheçam a alegria de te- Lo como Salvador e libertador .Amém..

    ResponderExcluir

Postar um comentário