A Palavra se faz vida

Estar no mundo sem ser do mundo

Jo 17,11b-19

Por Pe. Geraldo Martins

Em sua oração em favor dos discípulos, Jesus faz dois pedidos ao Pai neste trecho do evangelho de João. O primeiro deles é guardar os discípulos a fim de que eles sejam um, tenham a alegria e sejam preservados do maligno.

Os discípulos devem buscar e viver a unidade não apenas entre si, mas também com o Cristo, que é um com o Pai. A comunhão entre o Pai e o Filho é a inspiração para a comunhão entre os seguidores de Jesus. Isso é causa de alegria entre eles – “digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada” (Jo 17,13).  

Esse pedido reveste-se de maior sentido quando, revendo a história, constatamos a divisão que se criou entre os cristãos. Esta divisão é “escândalo para o mundo”, na expressão do Concílio Vaticano II. Nasce também daí nosso compromisso de rezar continuamente pela unidade dos cristãos.

Esta unidade é para ser vivida no mundo, o lugar da missão de quem se faz discípulo. Por isso Jesus vai dizer: “não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno” (Jo 17,15). Não ser do mundo, como afirma Jesus, significa ser vocacionado ao transcendente. Não podemos viver a vida aqui como se fôssemos destinados às coisas que passam, transitórias. Nossa missão, porém, se dá no mundo e só lograremos êxito com o auxílio do Pai que nos preserva do Maligno. É isso que lhe pedimos todo dia quando rezamos o Pai Nosso.

O segundo pedido de Jesus é que os discípulos sejam santificados ou consagrados na verdade. Santificar significa “separar para Deus”. Lembra o papa Francisco que “quem realmente quer se santificar para que a sua existência glorifique o Santo, é chamado a obstinar-se, gastar-se e cansar-se procurando viver as obras de misericórdia” (GE, 107). O caminho para isso é deixar-se guiar pela Palavra de Deus que é a verdade. É por ela que o discípulo se consagra a Deus.

Viver a unidade e ser consagrados na verdade, sem se deixar alienar, atuando no mundo sem se contaminar pelas coisas que contém e que não condizem com o Reino. Eis o pedido que Cristo faz ao Pai em nosso favor. Como temos correspondido a esse desejo do Cristo?

Senhor, envia-nos teu Espírito a fim de que nos fortifique na unidade, nos consagre na verdade e nos faça viver no mundo sem que por ele sejamos seduzidos. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, envia-nos teu Espírito a fim de que nos fortifique na unidade, nos consagre na verdade e nos faça viver no mundo sem que por ele sejamos seduzidos. Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Senhor, peço que não nos tire do mundo ,mais preserve - nós do mal e do maligno, Amém 🙏🙏🙏!

    ResponderExcluir
  3. É preciso a cada dia admirarmos a presença e a ação de Deus na vida das pessoas e do mundo. As pessoas maduras olham com profundidade sua existência e a dos outros. Jesus olhando para o futuro, recomenda ao Pai os discípulos e todos os cristãos. Será que não temos muito o que aprender, para nos tornarmos adultos e maduros em nossa fé?
    Desde o momento em que Cristo rezou a oração, todos temos o dever, como cristãos, de trabalhar em favor da unidade para que se torne,de fato, realidade.

    Em (At 20,28-38) leitura de hoje
    Assim como os pastores estão sempre atentos na defesa do seu rebanho, do mesmo modo Paulo se entrega sem reservas no anúncio do evangelho.

    Envia Senhor, o teu Santo Espírito que nos fortaleça, e nos ajude a acreditar e a lutar pela unidade, tira Senhor a dúvida a incerteza que não existe mais unidade, por algum motivo, por decepção, tira a dúvida do nosso coração Senhor, amém

    ResponderExcluir
  4. Jesus , droga ão Pai para que Ele nos proteja do maligno .Senhor reveste - nos com Vossa armadura para que não caiamos nas ciladas do maligno Senhor, eu consagro - me diante da Tua Palavra livra - me do maligno Jesus , eu confio em Vós ! A alegria do Senhor é a minha força Que sejamos guiados pela palavra de Deus que é a Verdade , é que o Senhor nos envie o Teu Espírito Santo afim de que nos nos fortifique na umidade nos consagra na verdade e nos ajude a viver no mundo sem que por Ele sejamos seduzidos Amem !

    ResponderExcluir

Postar um comentário