A Palavra se faz vida

Perdão: cura da verdadeira paralisia

Mt 9,1-8

Por Pe. Geraldo Martins

Há, pelo menos, três aspectos que chamam nossa atenção neste texto de Mateus em que apresentam a Jesus um paralítico na cama. O primeiro é a fé dos que carregam o paralítico e, certamente, do próprio paralítico. Mateus deixa isso muito evidente – “Jesus, vendo a fé que eles tinham...” (Mt 9,2). Nada sem a fé. Esta é a motivação primeira para todo aquele que pretende experimentar a graça libertadora de Jesus em sua vida. Em outros momentos, Jesus deixou de curar e fazer milagres pela falta de fé de seus interlocutores (cf. Mt 13,58).

O segundo aspecto é que Jesus, ao invés de curar a paralisia daquele homem, perdoa-lhe os pecados – “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados” (Mt 9,2). Uma surpresa, afinal, certamente, todos esperavam que Jesus fizesse aquele homem voltar a andar. O gesto de Jesus sugere que o pecado é o que verdadeiramente paralisa a pessoa humana. A cura mais difícil é esta e foi desse mal que Jesus veio nos libertar. Não há cura maior e mais importante que a libertação das amarras do pecado. Só assim a pessoa sente e vive a liberdade para a qual Deus nos criou.

A estranheza dos mestres da lei é o terceiro aspecto que chama nossa atenção nesta cura. Entendem que Jesus está blasfemando, afinal, só Deus tem o poder de perdoar. Com este gesto, assim pensam eles, Jesus se passava por Deus e isso era uma blasfêmia. Em resposta, Jesus mostra seu poder de perdoar realizando a cura física como prova para os doutores da lei. Estes necessitavam de um sinal exterior para ver e compreender o milagre interior.

Ao contrário dos mestres da lei, “Jesus leva em conta a cura da alma, depois a do corpo e não realiza esta senão em vista daquela” (Bíblia de Jerusalém). Este é o milagre que todos devemos buscar em Jesus antes de qualquer outro. E ele só acontece se formos conduzidos a Jesus pela fé.

Senhor, perdoa-nos pelas vezes que, como os mestres da lei, não conseguimos reconhecer o teu Filho humanado. Dá-nos crer sempre nele a fim de sermos curado do pecado que nos paralisa e de todo mal que nos conduz à morte. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, perdoa-nos pelas vezes que, como os mestres da lei, não conseguimos reconhecer o teu Filho humanado. Dá-nos crer sempre nele a fim de sermos curado do pecado que nos paralisa e de todo mal que nos conduz à morte. Amém!" 🙌

    ResponderExcluir
  2. Cura da verdadeira paralesia. Se eciste algo que é capaz de paralisar o coração humano é o pecado. A parada cardíaca, não paralisa o coração humano porque ele vai continuar batendo na vida eterna, mas o pecado sim, o pecado pode paralisar nosso coração. Senhor , livra- me dessa paralisia, perdoe meus pecados ,e pelas vezes que , como os mestres da Lei , não conseguimos reconhecer o Teu Filho humanado. Dá- nos crer sempre Nele a fim de sermos curados do pecado que nos paralisa e todo mal que nos leva a morte Amém. Maravilhoso , Evangelho e reflexão que nos ajudam a refletir .

    ResponderExcluir
  3. Não há cura maior e mais importante do que a das amarras do pecado!O gesto de Jesus sugere que o pecado é que verdadeiramente paralisa a pessoa humana.Jesus, livra- me desta paralisia!!!

    ResponderExcluir
  4. Jesus curou aquele paralítico perdoando-lhe os pecados, pois o pecado é quem nos paralisa e nos faz enfermos. Na verdade, Jesus já nos libertou do pecado para que possamos viver uma vida harmoniosa com o Pai, conosco mesmo e com aqueles que são da nossa convivência.

    ResponderExcluir
  5. A palavra de Deus é a nossa fortaleza, que vem nos libertar da paralisia da falta de fé, Jesus é a nossa fortaleza, vem curar, liberta da paralisia do pecado

    Na leitura o profeta Amós, vem nos alertar sobre o cativeiro, vem falar do pecado da conspiração que os faz prisioneiros

    Senhor, nos liberta do pecado do julgamento da injustiça, pois o seu julgamento é justo e correto
    Nos ajuda Senhor, a crer em ti e deixar você nos curar, amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário