A Palavra se faz vida

Amar e servir

Jo 21,15-19

Por Pe. Geraldo Martins

Antes de confiar a Pedro a missão de cuidar de seu rebanho, Jesus ressuscitado tem um diálogo com ele em que lhe pergunta três vezes se o amava. A cada resposta positiva de Pedro, Jesus confirma-lhe a missão de apascentar suas ovelhas. Pedro que, por três vezes, negara Jesus, agora, por três vezes, tem a oportunidade de se redimir afirmando seu amor a Ele. A conclusão do diálogo é um imperativo ‘segue-me’ que Jesus diz a Pedro, consequência desse amor que o levará a viver na fidelidade ao seu mestre, testemunhando-o com a própria morte (cf. Jo 21,18).

A condição primeira e irrenunciável para o cumprimento da missão que Jesus nos confia, a exemplo do que ocorre com Pedro, é amá-Lo incondicionalmente. A nós também Jesus pergunta: “você me ama?” antes de nos chamar para o serviço de seu reino e, talvez, até mais de três vezes. Afinal, Ele não aceita uma resposta superficial, irrefletida, descomprometida. “Tu sabes que te amo” só pode brotar do coração de quem, verdadeiramente, fez a experiência de Jesus e se dispõe a segui-Lo radicalmente.

A última resposta de Pedro – “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que te amo” (Jo 21,17) – leva-nos a pensar que ninguém cumpre a missão dada por Jesus confiando unicamente nas próprias forças. É como se Pedro dissesse, lembrando seu passado de fraqueza que o levara a negar Jesus: “Senhor, tu me conheces profundamente e sabes que, apesar de minhas fraquezas e contradições, apesar de tê-lo negado e traído, tu sabes do amor que te tenho e que não consigo viver sem ti”.

O seguimento de Jesus exige a humildade que nasce do amor de quem se confia inteiramente a Ele e o tem como único mestre da vida. “Para amar é preciso vencer o egoísmo, o orgulho, o medo. O amor é sempre uma superação feita de humildade, de dedicação, de morte. Só assim podemos ser imagem do Deus amor” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia – 2022). Eis a lição que aprendemos com Pedro e que devemos praticar em nosso esforço de responder ao convite de Jesus: “segue-me”.

 Ó Cristo, tu sabes do amor que te temos apesar de nossas limitações. Confirma-nos neste amor e dá-nos disposição para responder sempre 'sim' à missão que nos confias. Amém.

Comentários

  1. O Cristo, tu sabes do mor que temos. Tu tu temos apesar de nossas limitações.

    ResponderExcluir
  2. Jesus insiste no amor de Pedro, porque ele é eleito de Deus e por isso, precisa ter mais amor. A cristandade se desuniu certamente porque o amor como serviço aos irmãos foi esquecido. Na Igreja de Jesus Cristo não são os cargos e as funções de poder que contam, mas sim o amor-serviço. É desse Espírito que brotam a unidade e o amor. Peçamos "que o Espírito Santo nos una num só corpo para sermos um só povo em seu amor ". Podemos até ser frágeis em nossas respostas, mas jamais podemos tirar de nós a paciência e a misericórdia de Cristo, que é fiel no seu amor para conosco.

    Em At 25,13-21) leitura de hoje
    Hoje a busca da fraternidade, dos valores da liberdade, os esforços pela paz e tantos outros valores, tornam-se campo fértil para anúncio do evangelho

    Senhor, que a nossa alma saiba Bendizer, que não esquecemos de num dos favores que nos tem feito
    Você sabe Senhor, do amor que temos, apesar da nossa fragilidade, vem em nosso auxílio, amém

    ResponderExcluir
  3. Amar e Servir " Sim , Senhor , Tu sabes que Te amo ".Me ama Senhor , na minha imperfeição e aceita esse meu amor imperfei Dá- me a graça que sob a luz do Espirito Santo eu possa nas minhas ações, no meu servir ,fazê- lo com amor! Ó , Cristo, confirma - me neste amor é dá- me disposição para responder sempre " Sim " à missão a mim confiada .Amem .

    ResponderExcluir
  4. Podemos afirmar que a medida do amor de Deus é a medida da nossa abertura a este amor. Deus nos ama sempre e muito, porém o sentir o Seu amor está na nossa capacidade para acolhê-lo. Por isso, precisamos ter plena consciência deste Amor que nos faz também amar a Deus e aos nossos irmãos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário