A Palavra se faz vida

Jesus, nosso refúgio

Mt 11,28-30

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus sentiu na pele a dor e o sofrimento dos pobres que se ressentiam do fardo que a Lei passou a representar para eles. O que era para ser alívio e libertação passou a significar peso e opressão, gerando cansaço, fadiga, desilusão. Isso se deve, sobretudo, aos acréscimos que os fariseus faziam à lei e à exigência de seu cumprimento, quando eles próprios não a cumpriam - “Eles amarram pesados fardos e os colocam nas costas dos homens, mas eles mesmos não os querem mover nem com o dedo” (Mt 23,4).

Em Jesus encontramos descanso e alívio, não porque Ele libera da lei ou a elimina, mas porque, ao contrário dos doutores da lei e dos fariseus, oferece um jugo que é suave e um peso que é leve. Por isso, convida os “cansados e fadigados”, isto é, os pobres e oprimidos, a ir até ele, tomar o seu jugo e aprender dele que é “manso e humilde de coração” (cf Mt 11,28-29).

O que torna o jugo da lei leve e seu peso suave é o amor. Porque ama intensamente, Jesus é livre diante da lei. “O amor não abole a lei, muito menos o agir moralmente correto. O amor, dom do Espírito, torna possível o cumprimento da lei, não pela lei, mas por seu autor – Deus - e seus destinatários - os seres humanos” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia 2021).

Deixemo-nos conduzir pelo amor e tudo na vida ficará mais leve e suave, até mesmo as tribulações que tornam nossas noites mais longas e mais escuras. Aprender de Jesus significa isso: amar incondicionalmente, perdoar permanentemente, servir gratuitamente. Tomar o seu jugo equivale a assumir seu projeto de vida e de amor, comprometidos com a justiça e a paz, sinal de seu Reino entre nós. 

Ó Cristo, acolhe-nos em teu amor e torna leve e suave os fardos que carregamos a fim de, um dia, merecermos tua glória. Amém!

Comentários

  1. Os discípulos e o povo estão oprimidos pela lei e pelas observância farisaicas, e Jesus é o manso e o humilde de Deus, tão bondoso com a humanidade.

    Na leitura o profeta Isaías vem nos lembra que o caminho do justo é reto, nos convida a caminhar no caminho do Senhor, que a nossa alma anseia por Deus a noite, que no nosso íntimo a força do Espírito procura a Deus.

    Senhor, traga o orvalho de luz, para que a terra trará a luz os falecidos.

    Senhor, permaneça em nós, nos ajuda a compreender que já é tempo de sermos misericordiosos, reconstrói em nós o amor, e acalma os corações dos que sintam oprimidos, pois você ouvirá os corações dos que sintam oprimidos, e não desprezará as nossas preces .
    Alívia Senhor, os nossos fardos, e um dia merecermos a tua glória, amém

    ResponderExcluir
  2. Deixemos - nós conduzir pelo amor e tudo na vida ficará mais leve e suave.

    ResponderExcluir
  3. "Ó Cristo, acolhe-nos em teu amor e torna leve e suave os fardos que carregamos a fim de, um dia, merecermos tua glória. Amém!" 💗


    ResponderExcluir
  4. Senhor,Dá-me a graça de, durante todo o meu dia, conseguir parar, para escutar e discernir a Tua vontade para as minhas atitudes do dia. Dá-me a graça de ser manso e humilde assim como Tu és, Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Senhor ajude me a carregar meus fardos pra que ele fique mais leve..Amém!!

    ResponderExcluir
  6. Amém. Que amemos com o coração manso e humilde como Jesus. 🙏🏼🙏🏼❤️

    ResponderExcluir
  7. Que bela reflexão , Pe. Geraldo. Agradeço, por esta catequese que nos envia todos os dias , que só faz aumentar a minha fé .Como é grande o amor de Deus por nos,.Jesus , chama" Vinde a mim todos vós que edtais cansados e fatigados " .Mesmo se dissermos: mas , Senhor eu ..
    ." Mais nada ," Vinde a Mim, todos vós.Meu jugo é suave e meu fardo é leve.Jesus hoje , chama a todos que estão cansados e fatigados. Não podemos ignorar este convite ou esta ajuda de Jesus , podemos ir sim até Ele ,pela crisma , pela Primeira Eucaristia , se ainda não recebemos Te , busco Senhor ,alivia meus fardos, e acolha - nos em Teu amor , e torna leve e suave os fardos que carregamos a fim de , um dia merecermos a Tua Gloria .Amém !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário