A Palavra se faz vida

A missão dos Doze

Mt 10,1-7

Por Pe. Geraldo Martins

Enviados em missão, os apóstolos tornam-se a extensão do próprio Jesus de quem recebem os mesmos poderes de expulsar os espíritos maus e curar todo tipo de enfermidades (Mt 10,1). Neles e através deles, Jesus continua sua missão de levar esperança e vida às populações “cansadas e abatidas como ovelha sem pastor”, como havia dito pouco antes (Mt 9,36). O missionário sempre age a partir daquele que o envia.

Os destinatários da missão são, em primeiro lugar, “as ovelhas perdidas da casa de Israel”, ou seja, o povo de Israel. “Como herdeiros da eleição e das promessas, os judeus devem ser os primeiros a receber o oferecimento da salvação messiânica” (Bíblia de Jerusalém). Após a ressurreição de Jesus, esta missão se tornará universal e também os pagãos serão destinatários da salvação.

O conteúdo da missão é a Boa Nova do Reino de Deus, que Mateus sempre chama de Reino dos Céus. Dizer que o Reino está próximo (Mt 10,7) é afirmar a presença salvadora e libertadora de Jesus. Onde está Jesus, está o Reino de Deus. Ele é a realização do Reino. Portanto, encontrar-se com Jesus e acolhê-Lo é fazer a experiência do Reino que Ele inaugurou entre nós.

Quem são, hoje, os que Jesus chama e envia para a missão? Todos os que foram batizados. Cabe a cada cristão anunciar a vida nova trazida por Jesus. A quem são enviados? Antes de tudo, aos pobres e marginalizados que clamam por vida e justiça. Na Conferência de Aparecida (2007), Bento XVI lembrava que, “os pobres são os destinatários privilegiados do Evangelho” (DAp 550).

É preciso ir também aos que, por uma razão ou outro, se afastaram da comunidade cristã. Estes não estão longe de nós. Muitos deles fazem parte de nossa casa, pertencem à nossa família. E a pandemia poderá fazer aumentar o número deles... Cuidemos para que isso não aconteça. Anunciemos, com a palavra e o testemunho, a alegria do Evangelho para todos, especialmente, aos que se encontram nas periferias existenciais e geográficas, como nos pede o papa Francisco.

Senhor, pelo batismo nos tornaste discípulos de teu Filho que nos envia para anunciar sua Boa Nova da libertação a todos, especialmente, aos pobres e sofredores. Não deixes que negligenciemos esta nossa missão e torna-nos, cada vez mais, mensageiros da vida nova que Jesus nos mereceu. Amém!

Comentários

  1. A quem são enviados? Antes de tudo aos pobres e marginalizados que clamam por justiça e e vida, liberdade e dignidade de filhos de Deus 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. "Senhor, pelo batismo vós nos tornastes discípulos de teu Filho que nos envia para anunciar sua Boa Nova da libertação a todos, especialmente, aos pobres e sofredores. Não deixes que negligenciemos esta nossa missão e torna-nos, cada vez mais, mensageiros da vida nova que Jesus nos mereceu. Amém!"


    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus aumentai a minha fé para eu seguir o Vosso Evangelho .Chama - me pelo meu nome, assim como chamastes os Apostolos ! Dá - me sabedoria , entendimento , capacita - me para sair pelo mundo anunciando o Teu Evangelho , é tempo de procurar o Senhor que Ele venha e derrame a justiça sobre o mundo .Não deixeis que negligenciemos essa nossa missão e torna - nos cada vez mais mensageiros da vida nova Vós nos deixas - te. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Os mártires sempre nos impressionam e nos interrogam com sua fidelidade de vida. Neles encontramos a força necessária para também testemunharmos nossa fé. Santa Maria Goretti nos ajuda a compreender, que a fidelidade para com Deus não tem limite de idade e, portanto é possível para todos. Testemunhar o evangelho de hoje , compreender que temos muitas ovelhas perdidas, sofridas, sofridas, marginalidas e injustiçadas. O Reino é proclamado pelos apóstolos, e dizer que o Reino chegou e está tão perto de nós hoje, é missão de cada cristão batizado que é enviado pela comunidade.

    Na leitura de hoje o que nos chama atenção é que, Israel traiu Deus com suas idolatria, usando os dons que receberam de Deus.
    Nós somos convidados a semear justiça e vamos colher amor e começar uma vida nova
    DESBRAVAR UMA ROÇA NOVA UMA VIDA NOVA

    Senhor, nos ajuda a anunciar a boa nova da libertação, dai-nos a alegria de um coração que te busca, amém

    ResponderExcluir
  5. Na nossa caminhada de vida estaremos sempre precisando do outro, que nos complementa, que possui algo que não possuímos. Por isso, formamos um Corpo que se ajusta e se ajuda quando nos prezamos e nos amamos. Ninguém pode ficar de fora dos projetos de Deus para edificação do reino do céu aqui na terra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário