A Palavra se faz vida

A paciência de Deus

Mt 13,47-53

Por Pe. Geraldo Martins 

Jesus continua ensinando o povo através de parábolas para explicar-lhes o que é o Reino de Deus. Comparado a uma rede que apanha todo tipo de peixes, o Reino é destinado a todos, porém, haverá os que dele se excluirão por se recusarem a viver de acordo com seus valores.

Como na parábola do trigo e do joio, também aqui Jesus deixa claro que haverá o momento de separar os bons dos maus, com os primeiros indo para o Reino e, os maus, para a condenação eterna. A parábola ressalta, dessa forma, a paciência de Deus que a todos quer salvar. Responde à angústia dos que não compreendem a presença do mal no mundo e a tolerância de Deus que permite a convivência dos maus com os bons.

A lição da parábola é esta: “Deus é paciente, cabe a cada um escolher ser bom grão e bom peixe, e não joio ou peixe imprestável” (Missal Cotidiano). Devemos nos precaver e escolher, o quanto antes, trilhar somente o caminho do bem. "Os que são maus pensem bem enquanto estão a caminho. Ninguém precisa ir parar na fornalha de fogo" (Con. Celso Pinto, biblista).

Senhor, nós te louvamos e agradecemos por tua misericordiosa paciência para conosco. Ajuda-nos a perseverar na prática do bem para merecermos morar em teu Reino. Amém!

Comentários

  1. Deus nos dá sempre a chance e o tempo para escolher, trigo ou joio, peixe bom ou ruim, a liberdade da escolha é nossa.

    Na leitura de hoje, somos o barro nas mãos do oleiro, Deus fala a Jeremias, a nós nós dias de hoje, que Ele pode nos modelar, nos transformar, só precisamos deixar Deus fazer a tua palavra.

    Senhor, nos ajuda a colocar a nossa fé em você, e não nos que mandam, só o Senhor que pode nos salvar.
    Obrigado Senhor pela sua misericórdia, amém

    ResponderExcluir
  2. O Reino dos céus é ainda como uma rede lancada ai mar , que apanha peixes de todo tipo.A igreja é um grande barco, que lança a rede ao mar , o Evangelho é por toda criatura, todo tipo de peixe.Assim como os pescadores separam os peixes quando chega na praia jogando fora os ruins, , assim também os anjos de Deus no último dia vão separar ospeixes bons e os maus , homens justos dos i justos, homens e mulheres serão jogados fora na fornalha do i ferno .Se hor Jesus , que viestes trazer a salvação para todos , use da misericórdia para co osco, para que ouvindo a Vossa Palavra , nos convertamos em peizes bons e não sejamos jogadis fora, para a condenação eterna. Nós Vis louvamos e agradecemos pir Tua misericórdia e paciência para conosco.Ajude - nos a perceverar na prati a do bem para assim merecermos morar em Teu Reino. Amém.

    ResponderExcluir
  3. "Senhor, nós te louvamos e agradecemos por tua misericordiosa paciência para conosco. Ajuda-nos a perseverar na prática do bem para merecermos morar em teu Reino. Amém!"

    ResponderExcluir
  4. Cada um de nós devemos procurar trilharmos pelo caminho do bem, enquanto há tempo!

    ResponderExcluir
  5. Nós percebemos que os mestres da Lei não admitiam a revolução que Jesus veio promover no meio do povo de Deus, por isso, Jesus se dirige, especialmente a eles quando falava para a multidão. Ele compara, então, o reino dos céus a uma rede lançada ao mar que apanha peixes de todo tipo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário