A Palavra se faz vida

O caminho do discípulo

Mt 10,24-33

Por Pe. Geraldo Martins

Ainda no contexto da missão, Jesus lembra aos apóstolos que o destino deles não é diferente daquilo que Lhe ocorreu. Eles também sofrerão resistência, perseguição, violência, afinal, “o discípulo não está acima do mestre” (Mt 10,24). Jesus é, portanto, sua maior referência – “basta que o discípulo seja como mestre e o servo como o seu senhor” (Mt 10,25). Esta consciência é importante para não desanimarmos diante do primeiro obstáculo que nos apareça em nossa caminhada de discípulos e discípulas de Jesus.

Cristo exorta os apóstolos a não terem medo diante das provações, perseguições e violências que podem matar o corpo, mas não a alma (cf Mt 10,28). De fato, não são poucas as dificuldades que aparecem quando nos dispomos a servir o Evangelho. Os discípulos, no entanto, devem ser conduzidos pela confiança na proteção do Pai que não os abandona e a todos protege com ternura e carinho – “quanto a vocês, até mesmo os seus cabelos estão todos contados” (Mt 10,30). 

Quem confia nas próprias forças, dispensando a graça divina, fatalmente sucumbe. E essa tentação não está longe de nós. O papa Francisco a chama de neopelagianismo que é a atitude de quem “só confia nas suas próprias forças e se sente superior aos outros por cumprir determinadas normas ou por ser irredutivelmente fiel a um certo estilo católico próprio do passado” (Evangelii Gaudium, 94). No fundo, diz o papa, “a falta de um reconhecimento sincero, pesaroso e orante dos nossos limites é que impede a graça de atuar melhor em nós” (Gaudete et Exsultate, 50).

O importante é testemunhar Jesus em meio a toda situação adversa. Isso é que conta. Não ceder a nenhum tipo de pressão, ao medo ou a qualquer atitude que leve a renegar o Cristo sob o risco de não ter também o reconhecimento e a defesa de Jesus no julgamento final – “aquele que me renegar diante dos homens, também o renegarei diante de meu Pai que está nos céus” (Mt 10,33). Não corramos esse risco!

Ser como o mestre, confiar na proteção do Pai e declarar-se a favor de Jesus Cristo. Este é o caminho de quem se dispõe a ser discípulo. Como temos trilhado esse caminho?

Senhor, aumenta nossa confiança em tua proteção e dá-nos tua força a fim de enfrentarmos as adversidades que encontramos nos caminhos da evangelização. Amém!

Comentários

  1. Senhor Jesus daí nos força quando encontrarmos obstáculos que impede de te anunciar...Amém

    ResponderExcluir
  2. Ser como o Mestre,confiar na proteção do Pai e declarar- se a favor de Jesus Cristo.Este é o caminho de quem se dispõe a ser discípulo sem temer os obstáculos!

    ResponderExcluir
  3. "Senhor, aumenta nossa confiança em tua proteção e dá-nos tua força a fim de enfrentarmos as adversidades!" 🙌

    ResponderExcluir
  4. Deus conhece o nosso interior, somente Ele poderá nos julgar e até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados. Não podemos fugir de Deus por mais que tentemos. Ao contrário, confiando na Sua misericórdia devemos cada vez mais nos expor a Ele, nos abrir, nos revelar e dar testemunho Dele diante dos homens.

    ResponderExcluir
  5. Jesus anima os discípulos para que fuja deles o temor, e lhes diz que é frágil a prepotência da verdadeira vida e que eles são muito queridos pelo Pai.

    Na leitura de hoje nos faz
    Lembrar que a maior brasa que toca os nossos lábios é a Eucaristia, o nosso coração a palavra, assim somos convidados a arrepender dos nossos pecados e
    seremos perdoados, e que seremos enviados, cabe a nós responder aqui estou, pode me enviar.

    Senhor, queremos te louvar pois verdadeiras é o vosso testemunho.
    Aumenta Senhor a nossa confiança, dai-nos a tua força Amém

    ResponderExcluir
  6. Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma.Senhor ,afastes meus medos , fortaleça minha fé e dá - me Tua força a fim de enfrentar para enfrentar as adversidades que encontramos nos caminhos da evangelização. Aquele , porém, que me negar diante dos homens, também Eu os negarei diante do meu Pai que está nos céus

    ResponderExcluir

Postar um comentário