A Palavra se faz vida

 O caminho da vida eterna

Mt 19,16-22

Por Pe. Geraldo Martins

Todos alimentamos o desejo de possuir a vida eterna, entendendo-a como a glorificação desta vida. Diz Bento XVI: “O interrogar-se sobre o futuro definitivo que nos espera dá sentido pleno à existência, porque orienta o projeto de vida não para horizontes limitados e passageiros mas amplos e profundos, que levam a amar o mundo, tão amado pelo próprio Deus, a dedicar-se ao seu desenvolvimento, mas sempre com a liberdade e a alegria que nascem da fé e da esperança. São horizontes que nos ajudam a não absolutizar as realidades terrenas, sentindo que Deus nos prepara um bem maior” (Mensagem para o Dia Mundial da Juventude – 28.02.2010).

Este desejo da vida eterna é sinal de que acreditamos na vida para além da morte. Com a ressurreição de Jesus, podemos afirmar essa verdade basilar de nossa fé. O erro de muitos, no entanto, é imaginar que a vida eterna acontece apenas após a morte quando, na verdade, ela começa a ser construída aqui na terra para se dar de forma plena e total depois de nossa partida deste mundo.

É preciso, portanto, conhecer o caminho que nos leva à vida eterna. Jesus é quem o aponta quando interrogado acerca disso por um jovem. Em sua resposta Jesus indica a necessidade de revermos nossa relação com os bens que possuímos, para além de conhecer e observar os mandamentos. É necessário desprender-se de tudo, partilhar com os pobres e seguir Jesus - "vai, vende tudo que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu" (Mt 19,21).

Só observa verdadeiramente os mandamentos quem vive a radicalidade do despojamento e da partilha proposta por Jesus. Alcança a vida eterna quem se torna discípulo de Jesus e responde ao chamado que Ele lhe faz - "Depois, vem e segue-me" (Mt 1921). “Muitas vezes fazemos o mínimo indispensável, enquanto Jesus nos convida a fazer o máximo possível. Quantas vezes nos contentamos com os deveres – os preceitos, algumas orações, e muitas coisas deste gênero – enquanto Deus, que nos dá a vida, nos pede impulsos de vida!” (Papa Francisco – 10.10.2021)

Quem, nesta vida, vive apegado aos bens que possui, indiferente ao pobre, seguindo a si mesmo e não a Jesus, mesmo que conheça os mandamentos, não experimentará o Reino. A decisão diante das exigências do Reino é pessoal e nem todos são capazes de tomá-la a favor de Jesus. A quem decide pelo próprio caminho, como o jovem do evangelho (cf. Mt 19,22), Jesus olha com compaixão (cf. Mc 10,21).

Ó Deus, pedimos-te a graça de uma conversão sincera que nos faça capazes do despojamento e da partilha e nos torne seguidores de teu Filho a fim de que habitemos, um dia, a pátria celeste. Amém!

Comentários

  1. "Ó Deus, pedimos-te a graça de uma conversão sincera que nos faça capazes do despojamento e da partilha e nos torne seguidores de teu Filho a fim de que habitemos, um dia, a pátria celeste. Amém!"

    Comentários

    ResponderExcluir
  2. Hoje,o Evangelho explicado sobre o jovem Rico que possuía muitos bens, faz- nós lembrar que não devemos apegar a nada que é mundano, terreno.Devemos buscar somente Jesus Cristo, razão única de nosso existir.

    ResponderExcluir
  3. No chamado de Deus nos faz só é possível ouvi-lo se houver renúncia e desprendimento, e quem não está disposto a renunciar fica triste.

    Na leitura de hoje Deus não se alegra com os sofrimentos de nenhuma pessoa, mas sim chama-nos à conversão para nos libertar deles.

    Senhor, nos ajuda a não te esquecer, a nos lembrar que é a nossa Rocha, não nos deixa a sermos enganados por deuses falsos.
    Nos converte verdadeiramente, nos faz faz verdadeiramente capaz partilhar e nos despejar de todo, pra nos tornar livres para um dia habitarmos na pátria celeste amém

    ResponderExcluir
  4. Os mandamentos nos são dados para que tenhamos aqui uma vida feliz, entregues à providência de Deus. Ele nos deu a Sua Lei para que a cumpramos e possamos viver, desde já, o reino dos céus, a vida eterna. Por isso, Jesus é afirmativo e nos avisa: não chegaremos ao céu pelo que fizermos de bom, porque só Deus é Bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário