A Palavra se faz vida

Será que posso contar com você?

Mt 19,13-15

Por Pe. Geraldo Martins

Para compreendermos o alcance destes três versículos do evangelho de Mateus, precisamos levar em consideração duas observações. A primeira diz respeito ao costume que se tinha, no tempo de Jesus, de apresentar as crianças aos rabinos, aos doutores da lei e aos mestres para que fossem abençoadas. A fama de Jesus já o colocava na condição de mestre, por isso, as crianças foram levadas a Ele.

Em segundo lugar, as crianças pertenciam a uma categoria social que não era considerada. Eram excluídas e vistas como propriedade dos pais. Eram consideradas como objeto, coisa e não como sujeito.

Por que, então, os discípulos repreendiam as crianças e as impediam de se aproximar de Jesus? Porque não haviam compreendido ainda que Jesus viera para os últimos, os excluídos, os pobres, os descartados entre os quais as crianças.

O gesto de Jesus que acolhe e abençoa as crianças faz-nos pensar em como as tratamos e que lugar elas ocupam em nossa sociedade. Voltemos nosso olhar para as crianças que passam fome, as que sofrem violência, as que têm negado seu direito de serem crianças; as que são violentadas sexualmente; as que morrem nas guerras; as que são usadas no tráfico de drogas; as que são objeto de tráfico humano; as que são obrigadas a trabalhar; as que sofrem por causa da separação dos pais; as que foram abortadas; as que estão fora da escola e tantas outras que vivem em situação de vulnerabilidade.

Há uma música que cantávamos muito na Pastoral do Menor na década de 1990 que dizia assim: “Eu quero o direito de ser criança, de ser esperança de um mundo melhor. Eu quero crescer como gente, eu quero um mundo diferente. Será que eu posso contar com você?”. Qual a nossa resposta?

Adverte-nos o Papa Francisco: “Quem cuida dos pequenos está do lado de Deus e vence a cultura do descarte. Libertemos as crianças de todas as formas de exploração” (@pontifex_pt 16.04.18). Já o servo de Deus, Dom Luciano Mendes, profetizou: “Criança não é problema; é solução!”.

Senhor, converte nosso coração para as crianças e ensina-nos a ser sinal de tua bênção e de tua vida para todas elas. Amém!

Comentários

  1. "Senhor, converte nosso coração para as crianças e ensina-nos a ser sinal de tua bênção e de tua vida para todas elas. Amém!" 💕

    ResponderExcluir
  2. Os pequenos, os humildes, os simples não podem ser impedidos de compreender a ação do Cristo que sempre acolhe os pequenos e excluídos.

    Na leitura de hoje. Cada um é responsável por seus próprios atos e por eles será retribuído, mas Deus espera sempre que tenhamos um coração e um espírito novos.

    Senhor, cria em nós um coração que seja puro dai-nos o espírito decidido, não afasta a tua face de nós. E assim nos ensina a ser sinal de tua benção e de tua vida para as crianças. Amém


    ResponderExcluir
  3. Quem cuida dos pequenos está solado de Deus e vence a cultura do descarte.

    ResponderExcluir
  4. As crianças são vítimas de irresponsabilidade de muitos.Como cristãos temos que lutar por um mundo melhor para elas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário