A Palavra se faz vida

Autodoar-se e servir

Jo 12,24-26

Por Pe. Geraldo Martins

Nossa vida só tem sentido quando vivida para servir ao outro. O egoísmo que nos faz pensar apenas em nós, colocando-nos como centro de tudo, rouba-nos a capacidade da autodoação e da entrega, gratuitamente, em favor dos irmãos e irmãs, especialmente, os mais pobres e vulneráveis.

Aos apóstolos André e Filipe que lhe comunicam o desejo de alguns gregos que queriam vê-lo (cf. Jo 12,21), Jesus responde que chegou a hora de sua glorificação e que esta vem de seu aniquilamento, de sua entrega na cruz, de sua morte. Usa, para isso, a imagem do grão de trigo que, para produzir fruto, é preciso, antes, ser lançado na terra e morrer (Jo 12,24).

O apego à própria vida é a incapacidade do sair de si mesmo, do anular-se, no amor, em prol do outro tal como fez Jesus. “Fazer pouco da própria vida” (cf. Jo 12,25), longe de desprezo pela vida, bem maior que Deus nos deu, é sua máxima valorização na doação de si mesmo aos irmãos a exemplo do próprio Cristo. É dessa maneira que o seguimos para estar com Ele a fim de servi-Lo.

A história registra incontáveis testemunhas que viveram na radicalidade esse evangelho. Um dos exemplos é Lourenço, martirizado em 258, patrono dos diáconos. Servia ao Papa Xisto II, cabendo-lhe distribuir os bens da Igreja aos pobres. Seus algozes imaginavam que ele fosse rico e queriam seus bens. Ele, então, teria dito que sua única riqueza eram os pobres. Seguiu Jesus Cristo na radicalidade do serviço e da pobreza, por isso, produziu frutos abundantes.

Devemos, como Lourenço, fazer de nossa vida uma diaconia, isto é, um serviço gratuito e generoso na comunidade. Fazer-nos trigo que cai na terra e morre para produzir frutos. Estamos dispostos a isso?

Ó Cristo, queremos te servir de todo coração. Faz-nos desapegados de nossa vida para que, doando-nos por amor, saibamos te servir em cada irmão e irmã. Amém!

Comentários

  1. Se o grão de trigo que cai na terra não germinar,fica só um grão,mais ao contrário,se cair e germinar , produzirá muitos frutos! São Lourenço, exemplo e modelo de entrega e abandono nas mãos do senhor, rogai a Deus por nós Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. São Lourenço, diácono nos primeiros séculos do cristianismo, foi mártir por sua fé professada em Cristo e por sua caridade aos pobres. Duas coisas são dignas de memória desse mártir, a crueldade de seu martírio e sua amável caridade e ajuda aos pobres. Obrigado pelo juiz a entregar os supostos tesouros da igreja, contestou-o na presença dos pobres e dos enfermos. "Estes são os tesouros da Igreja ". Os flagelos, as torturas e as chamas, tudo venceu por sua fé. Nós martíries de ontem e de hoje proclamamos a certeza da vida que vem de Cristo.

    Quando nos dispomos a seguir sinceramente a Cristo, devemos nos entregar inteiramente para que seja autêntica nossa missão.

    Na leitura de hoje. É na solidariedade e na fraternidade que multiplicamos os bens para os outros e para nós mesmos, pois Deus abençoa todo aquele que pratica o bem e a caridade

    Senhor, nos ajuda a sermos caridoso e prestativo, nos ajuda a buscar a felicidade com respeito a ti, e que nossa geração seja abençoada. Nos liberta do apego, nos ajuda a fazer tudo por amor, que saibamos ser os nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Amém

    ResponderExcluir
  3. "Ó Cristo, queremos te servir de todo coração. Faz-nos desapegados de nossa vida para que, doando-nos por amor, saibamos te servir em cada irmão e irmã. Amém!"

    ResponderExcluir

Postar um comentário