A Palavra se faz vida

O amor une para sempre

Mt 19,3-12

Por Pe. Geraldo Martins 

Este texto de Mateus remete-nos a um dos temas mais caros à Igreja: o sacramento do matrimônio e, consequentemente, a família. Aqui se evidenciam as duas propriedades essenciais do casamento: a unidade e a indissolubilidade – “eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” (Mt 19,6). Trata-se de um mistério que nos desafia diante de uma sociedade cada vez mais permissiva e relativista, sobretudo, em relação à compreensão e vivência da sexualidade humana.

Lembra o Papa Francisco, que, em hebraico, o verbo unir-se indica “uma estreita sintonia, uma adesão física e interior”, que recorda a união com Deus. No matrimônio, unir-se evoca a união “não apenas na sua dimensão sexual e corpórea, mas também na sua doação voluntária de amor” (Amoris Laetitia, 13). Assim, a indissolubilidade do matrimônio “não se deve entender primariamente como ‘jugo’ imposto aos homens, mas como um ‘dom’ concedido às pessoas unidas em matrimónio” (Amoris Laetitia, 19). A unidade do matrimônio, por sua vez, "manifesta-se também claramente na igual dignidade da mulher e do homem que se deve reconhecer no mútuo e pleno amor" (GS, 49)

O amor, a fé e a fidelidade são como um tripé que sustenta o casamento. Descuidar desses valores é colocar em risco a vida conjugal e a família. Infelizmente, temos assistido a um crescimento da desestruturação familiar, agravado nesse tempo da pandemia. Há mais de cinquenta anos o Vaticano II já afirmava que “a poligamia, a epidemia do divórcio, o chamado amor livre e outras deformações” impedem que a dignidade da família resplandeça em toda parte com igual brilho (c.f GS 47).

Nem todos são capazes de compreender esses valores do casamento, resgatados em sua originalidade pelo Cristo. Aos que, por uma razão ou outra, não conseguem viver esse ideal proposto pelo Evangelho, a Igreja deverá ter sempre atitude de misericordiosa acolhida.

Ensina o Papa Francisco que “o olhar de Cristo, cuja luz ilumina todo o homem, inspira o cuidado pastoral da Igreja pelos fiéis que simplesmente vivem juntos, que contraíram matrimônio apenas civil ou são divorciados que voltaram a casar. Na perspectiva da pedagogia divina, a Igreja olha com amor para aqueles que participam de modo imperfeito na vida dela: com eles, invoca a graça da conversão; encoraja-os afazerem o bem, a cuidarem com amor um do outro e colocarem-se ao serviço da comunidade onde vivem e trabalham” (Amoris Laetitia, 78).

Ó Pai, fazei que mulher e homem, vocacionados ao matrimônio, busquem viver sua união no amor e na fidelidade, construindo uma família que seja Igreja Doméstica e Santuário da vida. Amém!

 

 

Comentários

  1. A família é Igreja doméstica e Santuário de vida,pois o que Deus uniu o homem no não separa. Hoje percebe- se a reviravolta das famílias diante deste mundo desestruturado diante de vários problemas...

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  2. Jesus abençoe o nosso Sacramento, amém 🙏

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  3. "Ó Pai, fazei que mulher e homem, vocacionados ao matrimônio, busquem viver sua união no amor e na fidelidade, construindo uma família que seja Igreja Doméstica e Santuário da vida. Amém!"

     

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  4. A imagem do matrimônio usada por Jesus significa sua união com a Igreja, ela como sacramento do Reino, ao qual devemos ser sempre fiéis.

    Na leitura de hoje, O profeta acusa Israel de ter sido infiel a Deus em sua história, e nos ensina que a fidelidade é geradora de vida, e comunhão e de liberdade.

    Senhor, nos ajuda a beber com alegria o manancial da salvação, acalma Senhor as famílias e os consola, ajuda Senhor as famílias viver unidos uns aos outros na fé, na esperança na caridade, e que sejam Igreja doméstica e santuário da vida. Amém

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  5. O casamento é algo sagrado, é algo querido por Deus

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