A Palavra se faz vida

A resposta que muda nossa vida

Mt 16,13-23

Por Pe. Geraldo Martins

Conhecer profunda e verdadeiramente Jesus. Isso é determinante na nossa vida. Ao revelarmos quem é Jesus, na verdade, revelamos quem somos nós. Por isso, não basta repetir a resposta de outrem à pergunta que Ele faz a cada um de nós – "para vocês, quem sou eu?" (Mt 16,15). Urge buscar no fundo de nosso coração e de nossa mente a resposta pessoal a esta pergunta reveladora.

Pedro torna-se figura central nesse episódio da revelação da identidade de Jesus ao dizer que Jesus é o Filho de Deus e, ao mesmo tempo, ao interpor-se à sua missão dizendo que não passará pela paixão e morte - "Deus não permita tal coisa, Senhor. Isso nunca te aconteça" (Mt 16,22). Por tal resposta, Jesus o repreende e o chama de Satanás, imediatamente após tê-lo confirmado como pedra de sua Igreja. É o ser humano com suas contradições: ora é pedra para construção, ora para tropeço. Quanto mais conhecemos Jesus, menos corremos o risco dessa contradição. 

Reconhecer a identidade de Jesus, portanto, vai muito além de dizer que Ele é o Messias, o Filho de Deus, como fez Pedro. Sua resposta traduzia o que os discípulos e interlocutores de Jesus compreendiam e esperavam de um Messias, ou seja, alguém glorioso, política e economicamente poderoso. Jesus, ao contrário, revela-se simples, pobre, humilde. Assim, reconhecer sua identidade é, antes de tudo, aderir e comprometer-se com Ele, assumindo na própria vida seu projeto de justiça, amor e paz. É compreender sua missão junto aos pobres e sofredores e fazer a mesma opção que Ele fez.

Quando fazemos assim, mais do que revelar a identidade de Jesus, afirmamos nossa própria identidade. “Os melhores amigos, seguidores, apóstolos de Cristo foram sempre aqueles que perceberam um dia dentro de si, a pergunta definitiva, incontornável, diante da qual todas as outras se tornam secundárias e derivativas: ‘Para você, quem sou eu?’”, recorda-nos São João Paulo II (Missa com os jovens em Belo Horizonte – 30.7.1980).

Por isso, “já não basta falar de Jesus repetindo o que outros disseram, é forçoso dizer o que você pensa; já não basta recitar uma opinião, é preciso dar um testemunho, sentir-se comprometido pelo testemunho dado e depois ir até os extremos das exigências desse compromisso” (idem). O que temos a dizer sobre isso? 

Ó Cristo, sabemos que és o Filho de Deus. Queremos seguir-te no caminho da cruz para participarmos de tua vitória e de tua glória. Amém!

Comentários

  1. O nosso homem velho está sempre querendo destronar o homem novo renascido do Espírito Santo. Porém, Jesus também conhece a matéria da qual somos feitos e, mesmo diante das nossas fraquezas e imperfeições Ele continua a nos confiar a missão de construir o Seu reino aqui na terra.

    ResponderExcluir
  2. Ao revelarmos quem é Jesus, na verdade revelamos quem somos nós.

    ResponderExcluir
  3. Hoje vimos que temos dois caminhos, um da verdade e outro da opinião
    O caminho da verdade é Jesus Cristo, este caminho é o da cruz, da salvação.
    Precisamos compreender que a verdade é que nos conduz ao caminho de Jesus que nos leva ao conhecimento de Jesus.

    Na leitura de hoje Deus faz a aliança do amor, do perdão, esta aliança se faz no nosso coração, nos liberta da maldade.

    Senhor, cria em nós um coração que seja puro, não nos faste de vossa face, dai-nos a alegria de novo a alegria de sermos salvos.
    Nos ajuda a caminhar no caminho da verdade que é o caminho de Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor, criai em mim um coração que seja puro, que eu não seja pedras de tropessos para o outro ou para mim mesma ! Criai , em mim um pensamento que seja puro, que seja a Tua vontade, um coração e um pensamento que entende o valor de dar a vida por causa de Deus !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário