A Palavra se faz vida

Em tudo a liberdade

Mt 17,22-27

Por Pe. Geraldo Martins

Jesus, mais uma vez, fala de sua paixão e morte, preparando os discípulos para o dia em que se entregará definitivamente para a salvação da humanidade. Isso causa tristeza aos discípulos. Jesus não foge à dor e ao sofrimento, embora não os desejasse. Ele os enfrenta na confiança que tem no Pai e por amor à humanidade.

Dor e sofrimento são próprios da vida. Ninguém de nós os procura ou deseja. Eles acontecem naturalmente. É verdade que muitos deles são evitáveis, outros nem tanto. Devemos nos preparar para enfre
ntá-los com serenidade tal como Jesus, sempre na perspectiva do amor e da libertação.

Outro tema que aparece neste texto de Mateus diz respeito à liberdade diante da lei. Trata-se aqui do pagamento de imposto de significado religioso – imposto do Templo (cf. Mt 17,24) -, uma taxa anual e pessoal para a manutenção do Templo. Não era o dízimo. Jesus estava isento disso, porém, para não escandalizar o povo, paga o imposto por ele e por Pedro. Podemos olhar esse gesto de Jesus também como um compromisso com a comunidade, com o coletivo.

A liberdade deve nos levar a agir sempre por amor e nunca por uma subserviência cega que, muitas vezes, traduz medo ou covardia. Assim devemos nos colocar tanto no campo religioso quanto no social, político e econômico. Escandalizamos quando, deliberadamente, agimos contra a organização da sociedade que visa o bem comum, a solidariedade, a justiça.

“A liberdade cristã não é nem observância da lei nem a transgressão da lei. A liberdade cristã é a liberdade de amar os irmãos. O amor ao irmão é a plena realização do ser humano e o perfeito cumprimento da lei” (Liturgia Diária O Pão Nosso de Cada Dia).

Senhor, nós te pedimos que nos dês força a fim de vencermos a dor e o sofrimento que batem à nossa porta a exemplo de teu Filho que enfrentou a cruz e nela se entregou para nos libertar e salvar. Amém!

Comentários

  1. Jesus, fala da sua paixão, nos mostra que precisamos compreender que precisamos passar pela cruz o caminho da nossa salvação, e o imposto pago ao templo é uma concessão, e não uma obrigação.

    (Na leitura de hoje) Deus se revela constantemente a nós, mas nosso egoísmo, a nossa falta de justiça, nos impede de vê-lo, compreendê-lo e não nos deixa fazer a experiência de sua transcendência.

    Senhor, nos ajuda a te louvar, a buscar a tua glória, louvar o teu nome porque somente o seu nome é excelso. Dai-nos força pra vencer a dor, e não desistir de continuar da caminhada, nos liberta e nos salva, amém

    ResponderExcluir
  2. Agir por amor, trabalhar por amor, servir por amor...

    ResponderExcluir
  3. Nós também precisamos ter consciência de que não podemos nos esquivar das obrigações, dos compromissos e até mesmo do sofrimento que o mundo nos impõe, pois, a figura deste mundo passa. Deus proverá para nós tudo de quanto precisarmos para cumprir com os nossos compromissos sociais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário