Palavra se faz vida

O chamado e a recompensa

Mt 20,1-16

Por Pe. Geraldo Martins

Das muitas lições que podemos tirar desta conhecidíssima parábola dos trabalhadores da vinha, gostaria de destacar três: o chamado, a hora do chamado e a recompensa para quem é chamado.

O convite para trabalhar na vinha, que é também uma ordem e se dirige a todos – “vão vocês também para minha vinha” (Mt 20,4.7). Tem, portanto, um caráter universal, ou seja, ninguém está excluído de trabalhar na vinha do Senhor, que é o mundo.

Na exortação apostólica Christifideles Laici, São João Paulo II destaca esse convite em relação à missão dos cristãos leigos e leigas no mundo. “Novas situações, tanto eclesiais como sociais, econômicas, políticas e culturais, reclamam hoje, com uma força toda particular, a ação dos fiéis leigos. Se o desinteresse foi sempre inaceitável, o tempo presente torna-o ainda mais culpável. Não é lícito a ninguém ficar inativo” (CL, n.3). 

Quanto à hora do chamado, o destaque fica para a diversidade do momento em que cada um é chamado. Toda hora é hora para alguém ser chamado. Uns vão mais cedo para a vinha, outros mais tarde. Não importa. Há lugar para todos na vinha, independente da hora que chegam. O que não vale é não ficar ocioso nas praças. “Não há lugar para o ócio, uma vez que é tanto o trabalho que a todos espera na vinha do Senhor” (idem).

O coração da parábola está na terceira lição, que é a recompensa. No final do trabalho, todos recebem o mesmo salário. Ficam evidenciadas, aqui, a bondade, a misericórdia e a justiça de Deus cuja lógica vai sempre na contramão da lógica humana. Esta toma como parâmetro, muitas vezes, o caminho economicista que considera a pessoa pelo que ela produz, desconsiderando sua necessidade e dignidade de filho e filha de Deus. Assim, a bondade de Deus transcende a compreensão humana – “você está com inveja porque estou sendo bom?” (Mt 20,15). 

Reflitamos: já estamos trabalhando na vinha do Senhor? Como praticamos a misericórdia e a justiça em relação aos últimos? 

Senhor, queremos trabalhar na tua vinha. Não nos deixe ociosos nas praças do mundo. Faz-nos ouvir e obedecer ao teu chamado quando passares por nós convocando-nos para o serviço em tua vinha. Amém

Comentários

  1. Todos são convidados para ir trabalhar na vinha do Senhor, o que importa é como vai para a vinha com o coração livre sem ciúmes, com o coração misericordioso, com o coração verdadeiramente sincero, simples e generoso, olha para esta imagem do evangelho é que é o próprio patrão vai chamar as pessoas para trabalhar na sua vinha.


    Na leitura de hoje o profeta Ezequiel vem nos falar que somos o povo de Deus, que somos suas ovelhas, e que muitas das suas ovelhas foram entregues aos animais selvagem, e vai nos liberta e que Ele mesmo vai cuidar de suas ovelhas feridas, e libertar das presas do mundo selvagem.

    Senhor, nos conduz as pastagens e as campinas e nos leva a descansar e nos guia para o caminho mais seguro.
    Senhor, nos ajuda a ouvir a tua voz, nos ajuda a trabalhar na sua vinha. Amém

    ResponderExcluir
  2. A bondade de Deus transcende a compreensão humana.ajuda - nós senhor a aprender colocar os últimos como primeiros diante deste mundo tão marcado pelo indiferente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário