A Palavra se faz vida

O verdadeiro sentido da lei

Lc 6,1-5

Por Pe. Geraldo Martins

O sábado é sagrado para os judeus. Lembra o sétimo dia em que Deus descansou da obra da criação. Guardá-lo e santificá-lo é dever do povo de Israel, conforme determinado pelo Decálogo (Ex 20,8). Trata-se de um repouso semanal que deve ser consagrado a Deus criador. Nesse dia, “não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu boi, nem teu jumento, nem qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que está em tuas portas. Deste modo o eu escravo e a tua escrava poderão repousar como tu” (Dt 5,14).

Com o passar do tempo, a interpretação e a aplicação da lei, por parte de muitos, foram se tornando um peso e, ao invés de libertar e salvar, a lei oprimia e excluía. No episódio narrado por Lucas, Jesus ensina o verdadeiro sentido da Lei: gerar vida.

Acusando os discípulos de Jesus de infligirem a lei do sábado – “arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos” (Lc 6,1) - , os fariseus cobram de Jesus por não corrigi-los. Jesus, no entanto, recorre às Sagradas Escrituras para ajudá-los a compreender o verdadeiro sentido da lei. E traz o exemplo de Davi que também desrespeitou a lei para saciar a fome dos jovens que o acompanhavam, alimentando-os com o pão consagrado, próprio dos sacerdotes (cf. 1Sm 21,1-7).

A mensagem central dessa passagem está na afirmação de Jesus: “O Filho do Homem é senhor também do sábado” (Lc 6,11). Assim, devemos nos colocar diante da lei e das normas sempre com liberdade, compreendendo que a vida e a dignidade humana é que devem ser protegidas sempre. No episódio do evangelho, cabe perguntar que atitude tomar diante da fome, num dia de sábado: colher as espigas, o que era proibido, ou ficar com fome? É como diz um autor, “a vida humana está acima de qualquer lei ou estrutura”.

Cristo, nosso Mestre e Senhor, dá-nos teu Espírito para que, com sua luz e sabedoria, nos ajude no nosso compromisso de promoção e defesa da vida, da justiça e da solidariedade. Amém!

Comentários

  1. Vivemos num mundo que, em umas ocasiões, rejeitar o ensinamento de Cristo. Sabemos também da coragem de muitos que mesmo em meio às perseguições e incompreensões, não deixam de anunciá-lo.
    Jesus é o Senhor do sábado, da lei, do tempo, da história e da salvação e Ele veio a serviço de todos e para nossa salvação, mostrando-nos a fidelidade ao Reino.

    Nas cartas de São Paulo aos Coríntios, na leitura de hoje. Deus transforma a aparente fraqueza em sinal de salvação e é isto que acontece com o apóstolo diante do orgulho dos que se acham sábio.

    Senhor, liberta-nos do nosso orgulho, fica Senhor perto de nós que te invocamos , obrigado por escutar os nossos clamores e nos salva.
    Senhor, envia o teu Santo Espírito, e nos ajude a permanecermos firmes no compromisso, de defender a vida, e da solidariedade. Amém

    ResponderExcluir
  2. " A vida do ser humano está acima de qualquer lei e estrutura que massacra seus direitos de ter o pão de cada dia .A religião que não enxerga a vida em primeiro lugar é religião sem prática e sem convicção,!

    ResponderExcluir
  3. "Cristo, nosso Mestre e Senhor, dá-nos teu Espírito para que, com sua luz e sabedoria, nos ajude no nosso compromisso de promoção e defesa da vida, da justiça e da solidariedade. Amém!"

    ResponderExcluir
  4. Dá de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, consolar os que sofrem, mesmo que isto nos seja apresentado em dias que não são designados para isto, é o que Jesus nos recomenda. Às vezes, para cumprir as “leis” humanas, nós transgredimos a Lei do coração de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Senhor, que esta situação de fome e miséria, que aumenta a cada dia, desperte e impulsione em cada um de nós o compromisso de agir na defesa e promoção da vida, segundo o seu testemunho. Amém!

    ResponderExcluir
  6. É bom guardar essa passagem e sobretudo vivenciá-la.
    "Devemos nos colocar diante da lei e das normas sempre com liberdade, compreendendo que a vida é a dignidade humana é que devem ser protegidas sempre."

    ResponderExcluir

Postar um comentário