A Palavra se faz vida

Renascido pela misericórdia

 Mt 9,9-13

Por Pe. Geraldo Martins 

Quem de nós, ao compor um grupo de trabalho, chamaria alguém que não goza de boa fama? Acostumados a selecionar os bem conceituados, sobretudo para as tarefas eclesiais, surpreendemo-nos com Jesus que chama para ser seu discípulo um cobrador de impostos, rejeitado pelos judeus por causa de sua prática fraudulenta no exercício de sua tarefa. O que move essa atitude de Jesus que, não contente em chamar o publicano Mateus, vai para a casa deste onde, numa refeição, se reúnem mais publicanos e pecadores, certamente, amigos do mais novo amigo de Jesus?

A motivação de Jesus está na misericórdia (Mt 9,13) que o faz olhar o íntimo das pessoas e oferecer-lhes a vida nova que vem do perdão. É assim que Jesus olha Mateus, como alguém amado de Deus, que também é destinatário da cura, da salvação. A vocação de Mateus, ensina-nos o papa Francisco, deve ser vista no horizonte da misericórdia.

Diz o papa: “Ao passar diante do posto de cobrança dos impostos, os olhos de Jesus fixaram-se nos de Mateus. Era um olhar cheio de misericórdia que perdoava os pecados daquele homem e, vencendo as resistências dos outros discípulos, escolheu-o, a ele pecador e publicano, para se tornar um dos Doze” (MV, 8).

Aos fariseus, incomodados com Jesus sentado à mesa com os cobradores de impostos e pecadores, Jesus responde a que veio: chamar os pecadores e não os justos (Mt 9,13). Uma lição para nós que costumamos fazer o contrário, aproximando-nos dos justos e marginalizando os pecadores. Não entendemos a misericórdia de Deus e não sabemos olhar nos olhos das pessoas como fez Jesus com Mateus. Nosso olhar, na maioria das vezes, é como o dos fariseus, um olhar de juízes, autorreferencial, que julga e condena os que não fazem parte de nosso grupo.

Ó Cristo, “rosto misericordioso do Pai” (MV 1), olha para cada um de nós com a mesma misericórdia com que olhaste para Mateus. Chama-nos também para o grupo de teus discípulos e discípulas. Senta à nossa mesa. Toma refeição conosco. Ensina-nos a olhar nossos irmãos e irmãs com teu olhar que não julga nem condena, mas acolhe e perdoa. Faz-nos praticar a misericórdia mais que o sacrifício. Amém.

Comentários

  1. Devemos praticar sempre mais a misericórdia e não o sacrifício! Jesus é pura misericórdia para com todos os filhos de Deus!

    ResponderExcluir
  2. "Ó Cristo...
    Ensina-nos a olhar nossos irmãos e irmãs com teu olhar que não julga nem condena, mas acolhe e perdoa. Faz-nos praticar a misericórdia mais que o sacrifício. Amém."🙏

    ResponderExcluir
  3. Pai, coloca-me sempre junto àqueles que mais carecem de tua salvação, e liberta-me de toda espécie de preconceitos que contaminam o meu coração.

    ResponderExcluir
  4. " Ó Cristo...
    Ensina-nos a olhar nossos irmãos e irmãs com teu olhar que não julga nem condena..." Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário