A Palavra se faz vida

Fazer-se o menor.

Lc 9,46-50

Por Pe. Geraldo Martins 

Uma das tentações mais comuns em grupos humanos é a disputa por poder e a resistência a quem não faz parte do grupo. Nem mesmo grupos religiosos estão isentos disso. Atesta-o esse texto de Lucas que nos apresenta os apóstolos, grupo selecionado pelo próprio Jesus, discutindo entre si qual deles seria o maior. E o fazem logo após Jesus ter anunciado sua paixão, morte e ressurreição (cf Lc 9,44). Colocam-se, assim, numa direção oposta à de Jesus. Enquanto este trilha o caminho da humildade, do esvaziamento, da pobreza, os apóstolos alimentam o desejo de um caminho de poder e de glória.

A instrução de Jesus aos apóstolos e a nós aponta a humildade e a pequenez como o verdadeiro caminho para quem quer alcançar o Reino. Coloca-se nesse caminho quem reconhece e acolhe o Cristo nos pobres e excluídos, personificados na criança (cf. Lc 9,48). Fazer-se o menor! Este desafio nos é colocado cotidianamente numa sociedade que estimula a busca da fama e do poder, que despreza e descarta os mais vulneráveis e os que vivem na invisibilidade.

Jesus mostra também que a prática da caridade e do bem não é exclusividade de seus apóstolos. A João que lhe comunica terem proibido um homem de expulsar demônios por não pertencerem ao grupo, Jesus responde: “não o proíbam, pois quem não está contra vocês, está a seu favor” (Lc 9,50). Deus não é monopólio de ninguém, nem de grupo algum. Devemos, portanto, vencer a intolerância e a discriminação que nos impedem de reconhecer e acolher o bem feito pelo outro que não faz parte de nosso grupo.

Senhor, dá-nos a graça de viver a humildade e a simplicidade a fim de alcançarmos teu Reino de amor e justiça. Amém.

Comentários

  1. Jesus, ajuda- me a viver o teu jeito e tua maneira de olhar o mundo e aos irmãos, com amor sem exclusividade! Amém!

    ResponderExcluir
  2. O discípulo deve fazer-se pequeno para que a força de Jesus e de seu Reino atue nele e , humildes, saberemos reconhecer as sementes do Reino em outros também.

    Na leitura de hoje Jó nos dá uma lição, Jó louva a Deus por tudo o que aconteceu com ele sem revoltar contra Deus. " Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei."sejamos fiéis a Deus, pois nada vamos levar daqui. Louvemos a Deus bendito seja Deus.

    Senhor, ilumine o nosso ouvido nos ajuda a te escutar, atende Senhor o nosso clamor, e dai-nos a graça de vivermos na humanidade verdadeiramente para alcançarmos o teu Reino. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor, ajuda-nos a enxergar o seu rosto no rosto dos nossos irmãos e irmãs que são empurrados para a margem da sociedade por um sistema que oprime e exclui. Amém!

    ResponderExcluir
  4. "Senhor, dá-nos a graça de viver a humildade e a simplicidade que a fim de alcançarmos teu Reino de amor e justiça. Amém."

    ResponderExcluir

Postar um comentário