A Palavra se faz vida

 Os mensageiros de Deus

 Jo 1,47-51

Por Pe. Geraldo Martins

 A Igreja celebra hoje a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Anjo, na sua tradução literal significa mensageiro. É uma criatura celestial a serviço de Deus. Os anjos se colocam, portanto, como “intermediários entre Deus e o ser humano” e surgem como “porta-vozes, mensageiros de Deus, algumas vezes em funções de castigo” (Bíblia da CNBB).

Os arcanjos, hoje celebrados, têm sua missão definida pelo próprio nome. Miguel, que significa “Quem é como Deus”, aparece em várias passagens bíblicas: Daniel 10,13; 12,1; Carta de São Judas 9; Apocalipse 12,7. É o mais popular na devoção cristã e está associado à luta contra o mal.

Gabriel, “força de Deus”, é “aquele que está diante de Deus” (Lc 1,19) com a missão de levar a mensagem de Deus conforme Daniel 8,16; 9,21. Foi ele quem anunciou o nascimento de Jesus Cristo e de João Batista.

Rafael significa “Deus curou” e aparece no livro de Tobias, acompanhando-o numa viagem (Tb 6) e curando seu pai que era cego (Tb 11).

No evangelho proclamado na festa de hoje, vemos o diálogo de Jesus com Natanael que, incrédulo, não imaginava que o Messias poderia vir de Nazaré, cidade tão pequena e insignificante. O encontro com Jesus modifica-lhe o pensamento e ele professa: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel” (Jo 1,49).

Nesse momento, Jesus diz a Natanael que ele verá coisas maiores, entre as quais "o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem" (Jo 1,51). Essa passagem nos remete ao sonho de Jacó (Gn 28,12) por meio do qual vê uma escada ligando o céu e a terra por onde subiam e desciam anjos de Deus. Os anjos, portanto, nos ligam a Deus e nos comunicam sua mensagem salvadora e libertadora. Jesus é a grande mensagem de Deus à humanidade. Crer nessa mensagem é alcançar a vida, a salvação. 

Somos chamados a ir ao encontro de Jesus para fazer nossa experiência de fé. Uma vez professada, nossa fé nos permite ver grandes coisas que Jesus realiza em nossa vida. Assistidos e protegidos pelos mensageiros de Deus, nossa missão é fazer com que todos encontrem Jesus Cristo, reconheçam-no como o Filho de Deus e a Ele adiram por uma fé autêntica e transformadora.

Ó Pai, dai-nos a proteção de vossos mensageiros e fazei que, guiados por eles, cumpramos nossa missão destemidamente. Amém.

Aos arcanjos rezamos: “Miguel, ajuda-nos na luta; cada um sabe qual luta tem na própria vida hoje, cada um de nós conhece a luta principal, a que faz arriscar a salvação. Ajuda-nos, Gabriel, traz-nos boas notícias, traz-nos boas novas da salvação, que Jesus está conosco, que Jesus nos salvou e dá-nos esperança. Rafael, leva-nos pela mão e ajuda-nos no caminho para que não erremos a estrada, para que não permaneçamos parados: caminhar sempre, mas ajudados por ti” (Papa Francisco, 2017).

Comentários



  1. "Ó Pai, dai-nos a proteção de vossos mensageiros e fazei que, guiados por eles, cumpramos nossa missão destemidamente. Amém." 😇😇😇

    ResponderExcluir
  2. A liturgia une numa só comemoração os três Arcanjos: Miguel (Quem é como Deus?), Gabriel (Força de Deus) Rafael Deus curou). As Sagradas Escrituras fazem eferências e eles no profeta Daniel, no livro de Tobias, em Lucas e no Apocalipse...A Igreja os venera como nossos intercessores junto de Deus. Somos Igreja peregrina sobre a terra e, caminhando pela história, cantamos a grande liturgia e nos associamos à multidão dos anjos e santos que cantamos e louvam ao Senhor lá no céu, na Jerusalém celeste.
    A coerência é sinceridade de vida deixam marcas tão profundas na pessoa que não há como disfarçar: " Aí vem um israelita de verdade, sem falsidade".

    Na leitura de hoje do livro do profeta Daniel. O profeta apresenta um Ancião, que é Deus, e ele abre o livro onde estão anotados as ações humanas mostrando-nos que é o Justo Juiz e que seu Reino não tem fim.

    Senhor, que os Arcanjos nos guardem e nos protejam, enquanto peregrinamos nessa terra. Amém

    ResponderExcluir
  3. Anjos e arcanjos, louvam e bendizem ao senhor! Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário