A Palavra se faz vida

Discernir os sinais dos tempos

Lc 12,54-59

Por Pe. Geraldo Martins

Discernir os sinais dos tempos. Esta é a tarefa dos cristãos e significa saber olhar para a história na sua concretude, mas também para a vida no seu aspecto transcendental. Jesus censura seus interlocutores por saberem interpretar os sinais da natureza, se vai chover ou se vai sair o sol, porém, não fazem o mesmo em relação à sua missão e aos sinais que realiza – “Vocês sabem interpretar a aparência da terra e do céu. Como é que não sabem interpretar o tempo presente?” (Lc 12,56).

Para interpretar “o tempo presente”, isto é, os sinais de Deus e de seu Reino na história, é necessária uma profunda intimidade com Deus, uma espiritualidade que nasce da oração, da reflexão e da meditação. Como discernir os sinais dos tempos se vivemos na superficialidade e não nos permitimos repousar no Senhor? Ficamos empanturrados de informações, damos conta de tantos fatos e situações de forma quase instantânea, tudo favorecido pela velocidade das tecnologias da comunicação, mas não conseguimos distinguir os sinais dos tempos porque nos falta tempo para ruminá-los e perceber o que nos dizem para além do que apresentam.

Quem percebe os sinais de Deus presentes no ministério de Jesus, ou seja, a salvação, busca a reconciliação e a paz, como recomenda Jesus – “quando você for com seu adversário ao juiz, faça o esforço de entrar em acordo com ele no caminho” (Lc 12,58). Devemos, pois, viver voltados para esses valores do Reino revelados pelo Cristo ao longo de sua missão.

Ajudem-nos, nesse propósito, as palavras de São João XXIII no discurso de abertura do Concílio Vaticano II: “No exercício cotidiano do nosso ministério pastoral ferem nossos ouvidos sugestões de almas, ardorosas sem dúvida no zelo, mas não dotadas de grande sentido de discrição e moderação. Nos tempos atuais, elas não veem senão prevaricações e ruínas; vão repetindo que a nossa época, em comparação com as passadas, foi piorando; e portam-se como quem nada aprendeu da história, que é também mestra da vida (...). Parece-nos que devemos discordar desses profetas da desventura, que anunciam acontecimentos sempre infaustos, como se estivesse iminente o fim do mundo”.

Senhor, dá-nos teu Espírito de luz e sabedoria a fim de sabermos discernir, na verdade e na serenidade, os sinais que, na história, nos comunicam teu amor que liberta e salva. Amém!

Comentários

  1. Senhor, ajuda-nos a discernir os sinais dos tempos tão gritante e presente em nosso meio.Quem não percebe é porque não quer entender os acontecimentos!

    ResponderExcluir
  2. Na leitura de hoje das cartas de São Paulo aos Efésios.
    Humildade, mansidão, generosidade, caridade são fontes geradoras da unidade entre as pessoas sem aniquilar a pluralidade e diversidade de dons.
    A unidade é fruto do Espírito e exigência da vida cristã, a humildade e o amor paciente também nos levam a viver unidos.

    Em nossa fragilidade precisamos confiar muito na graça e na misericórdia de Deus, que nos reconcilia e nos faz alcançar o perdão.
    O Cristo não fica alheio as coisas que acontecem na história do mundo. Reconhece-os como sinais dos tempos porque os interpreta à luz do evangelho.

    Senhor, dai-nos o teu Espírito de luz, e sabedoria, e assim vamos
    buscar a vossa face, Senhor, nos juda a compreender que você pertence a terra e que nela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam. Nós ajuda a termos mãos puras e inocente coração. Liberta Senhor, nossa mente do crime, que desce sobre nós a tua benção que comunica o teu amor d nos salva. Amém

    ResponderExcluir
  3. "Senhor, dá-nos teu Espírito de luz e sabedoria a fim de sabermos discernir, na verdade e na serenidade, os sinais que, na história, nos comunicam teu amor que liberta e salva. Amém!"

    ResponderExcluir
  4. Senhor , corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente à ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino! Cura a minha cegueira, Senhor, e dá-me a luz do teu Espírito para ver a profundidade das pessoas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário