A Palavra se faz vida

A quem temer

Lc 12,1-7

Por Pe. Geraldo Martins

Começando um novo discurso, agora para as multidões, Jesus faz três recomendações importantes para quem deseja ser seu discípulo. A primeira é um alerta para não se deixarem contaminar pelo jeito de ser dos fariseus, isto é, a hipocrisia. Esta é um fermento perigoso que pode levar a pessoa à perdição. É enganadora, falseia a realidade e tenta esconder a verdadeira identidade da pessoa. No entanto, nada fica escondido para sempre – “nada há de escondido que não venha a ser revelado” (Lc 12,2).

Deus nos dê seu Espírito a fim de distinguirmos quem são os fariseus de hoje – e são muitos presentes no mundo da política, da vida social, da vida religiosa... - a fim de não sermos contaminados por seu fermento – a hipocrisia.

Em seguida, Jesus mostra que não se deve temer quem ameaça e usa seu poder para dominar. E há muitas maneiras de fazer isso. Fica claro, portanto, que o caminho do discipulado comporta perseguição e sofrimento de todo tipo, mas aqueles que são a causa disso não devem ser temidos porque não podem fazer mais que isso (cf. Lc 12,4).

Deve-se temer, antes, a Deus para não se perder a salvação. O que significa isso? Ter medo de Deus? Claro que não! “Temer a Deus significa levar em conta, nas grandes decisões e no dia a dia da vida, que Deus é Deus – e só Deus é Deus! – e não querer de modo algum perdê-lo, poies só Ele é a vida e só Ele pode dar a vida” (Liturgia O Pão Nosso de Cada Dia)

A terceira recomendação é confiança total em Deus. Esta confiança é fruto do temor que se deve a Ele. Não podemos duvidar de que Deus cuida de nós, ainda que vivamos situações que nos apavorem e que nos fazem sofrer para além de nossas forças.

Quem confia em Deus vive da verdade, da transparência, da autenticidade e sem medo, porque Deus, que não se esquece dos pardais que valem tão pouco (Lc 12,6), cuida de seus filhos e filhas com carinho e ternura por seu valor infinito – os cabelos de sua cabeça estão todos contados (Lc 12,7), tal como faz com os pardais. Às vezes nos falta essa confiança e, então, nos entregamos ao medo, ao desespero, tornando-nos presa fácil daquilo que mata e que tem o poder de mandar para o inferno (Lc 12,5), isto é, o pecado, o mal, a omissão, a indiferença.

Senhor, livra-nos do mal da hipocrisia, liberta-nos do medo e enche-nos da confiança no teu amor, na tua graça, na tua proteção. Amém!

Comentários

  1. Senhor, fica conosco e ajuda-nos a entender Teu Amor, que possamos perceber o valor que temos e que muitas vezes não sentimos. Que o Espírito Santo nos mova e nos console, nos mantenha firmes na Tua caminhada e seguindo sempre o Amor.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, que eu tenha sempre a confiança inabalável no senhor que é vida, amor, justiça e compreensão!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas em nosso mundo são marcadas pela aparência. A partir do que nossos olhos vêem, também traçamos nossos juízos. Quantos enganos temos com esse modo de proceder. Deus, no entanto, age de modo diferente. Ele age por dentro da pessoa, e por isso a conhece por inteiro.

    Na leitura tirada da carta de São Paulo aos Efésios.
    " Glória de Deus é o homem que vive", é glória do amor, pois ela não vem das conquistas bélicas nem às custas do adversário. Ela é a unidade de todas as criaturas com o Pai.

    Jesus é a comunicação perfeita do Pai para conosco.
    A sua mensagem deve gerar em nós comunicação e comunhão.

    Senhor, Livra-nos de todo o mal, e faz-nos transbordar da tua graça, nos ajuda a sermos justos, a é alegrar no Senhor, nos livra de fazer o mal as pessoas que nos faz mal. Obrigado Senhor, por nos olhar e nos observar e se inclina para nos olhar . Nos ajuda a amar principalmente quem fala mentira com os nossos nomes e quem escuta e te condena sem dar oportunidade de defesa, dai-nos a tua graça e a tua proteção. Amém


    ResponderExcluir
  4. "Senhor, livra-nos do mal da hipocrisia, liberta-nos do medo e enche-nos da confiança no teu amor, na tua graça, na tua proteção. Amém!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Jesus, aumenta nossa fé, daí-nos a graça de sermos testemunhas do Teu Reino de amor e Justiça.

      Excluir

Postar um comentário