A Palavra se faz vida

Lutar contra a ganância

Lc 12,13-21

Por Pe. Geraldo Martins

O pedido de alguém a Jesus que se manifestasse a seu favor na partilha de uma herança enseja-lhe a oportunidade de alertar contra um mal que ronda todo coração humano: a ganância. “Ainda que alguém seja muito rico, sua vida não é garantida pelos seus bens” (Lc 12,15), diz Jesus, mirando os que egoisticamente acumulam bens ignorando a carência e necessidade de seus irmãos e irmãs.

A parábola que Jesus conta mostra a insensatez de quem pensa que sua vida é garantida pelos bens que acumula. É a tradução mais evidente do egoísmo e da avareza que isolam a pessoa em seu mundo, fazendo-a pensar que ela basta a si mesma. Pessoas assim “ajuntam tesouros para si, mas não são ricas para Deus” (cf. Lc 12,21). São Paulo, escrevendo a Timóteo, vai afirmar que “a raiz de todos os males é o apego ao dinheiro” (1Tm 6,10). E quantos nos deixamos infectar por esse vírus...

O sistema que governa o mundo, centrado numa economia que estimula o acúmulo e a riqueza, leva o ser humano a prescindir-se do Transcendente e a esquecer-se de que somos todos irmãos e irmãs, corresponsáveis pela vida uns dos outros. O que explica a ganância e o acúmulo? Ao contrário do que alguns pensam, isso jamais significa desenvolvimento. Afinal, “o desenvolvimento não deve orientar-se para a acumulação sempre maior de poucos, mas há de assegurar ‘os direitos humanos, pessoais e sociais, econômicos e políticos, incluindo os direitos das nações e dos povos’”, ensina o Papa Francisco (Fratelli Tutti 122).

Senhor, livra-nos da tentação da ganância que fecha nosso coração aos irmãos e irmãs. Ensina-nos a prática da partilha e da solidariedade que nos torna ricos para ti e nos garante tua graça e teu amor. Amém.

Comentários

  1. "Senhor, livra-nos da tentação da ganância que fecha nosso coração aos irmãos e irmãs. Ensina-nos a prática da partilha e da solidariedade que nos torna ricos para ti e nos garante tua graça e teu amor. Amém."

    ResponderExcluir
  2. Pai, preserva-me do apego exagerado às riquezas, as quais me tornam insensível às necessidades do meu próximo. Que eu descubra na partilha um caminho de salvação.

    ResponderExcluir

  3. Hoje celebramos Santo Inácio de Antioquia. Foi Bispo e mártir. Homem de coração ardente de amor a Cristo e à Igreja, deixou suas sempre inflamadas palavras gravadas nas gerações: " Deixem-me ser comida das feras, pelas quais será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão de Cristo ". Ou ainda: " Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como Onde está Cristo Jesus aí está a Igreja católica ".

    Na leitura de hoje tirada da carta de São Paulo aos Efésios.
    Por causa da riqueza de sua misericórdia e de seu imenso amor, Deus tiro-nos da morte do pecado e fez viver de novo.


    Jesus ensina-nos o que há de mais decisivo em nossa vida: o plano de Deus, que não mede tanto que temos, mais o quanto de amor temos para com os irmãos e irmãs.

    Senhor, como você mesmo nos fez, e somos seus, nos liberta da tentação da ganância, nos ajuda a servir-lo na pessoa dos nossos irmãos e irmãs com alegria. Nós ajuda Senhor, a sermos solidários, nos ajuda a saber partilhar, que aprendemos com você que sua bondade, seu amor é fiel e perdura para sempre . Amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor, livra- nós da tentação da ganância que nós faz indiferente s às necessidades dos outros!

    ResponderExcluir

Postar um comentário