A Palavra se faz vida!

Prontidão na esperança

Lc 12,39-48

Por Pe. Geraldo Martins

Estar preparado! Esta atitude é própria de quem tem esperança e é disso que nos fala o evangelho proclamado na liturgia de hoje. Se acreditarmos, realmente, que Cristo virá ao nosso encontro, ficaremos de prontidão para recebê-Lo, mesmo sem saber a hora em que chegará. Nisso se manifestará nossa esperança e esta passa a dirigir nosso proceder. 

Ao responder à pergunta de Pedro – “Senhor, contas esta parábola para nós ou para todos?” – Jesus deixa claro que ninguém pode se descuidar do compromisso de estar preparado para a chegada do Senhor cuja hora ninguém sabe. As lideranças, de maneira especial, têm a responsabilidade de dar testemunho dessa prontidão, dessa esperança. E cada um de nós, ao seu modo, exerce algum tipo de liderança. 

Na história contada por Jesus vemos como são diferentes as atitudes dos que confiam e esperam o Senhor dos que já não acreditam em seu retorno. Os primeiros são bem-aventurados por estarem em prontidão, cumprindo seu dever, à espera do Senhor. Já os últimos, sem esperança, abusam do poder e, por sua atitude, receberão uma sentença condenatória, participando do “destino dos infiéis” (cf. Lc 12,46).

O alerta final de Jesus deveria nos fortalecer em nossa esperança e, ao mesmo tempo, nos estimular à prontidão: “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lc 12,48). Uma breve reflexão nos fará perceber que recebemos tanto de Deus...

Indaga-nos o Papa Francisco: "Eu acredito nesta esperança, que Ele virá? Tenho o coração aberto, para ouvir, quando ele bate à porta? O cristão é um homem ou uma mulher que sabe esperar por Jesus e por esta razão é um homem ou uma mulher de esperança. Em vez disso, o pagão - e muitas vezes nós cristãos nos comportamos como pagãos - esquece Jesus, pensa em si mesmo, em suas próprias coisas, não espera por Jesus" (21 de outubro de 2014).

Todos precisamos estar preparados para a chegada do Senhor cuja hora ninguém sabe. Quanto mais próximos do Senhor, maior nossa responsabilidade no testemunho da vigilância e da perseverança no cumprimento do serviço que o Senhor nos confia. Temos agido como cristãos, esperando por Jesus, ou como pagãos, esquecendo Jesus?

Ó Pai, nós te damos graças por tantos benefícios que nos concedes. Ajuda-nos a corresponder aos teus dons por uma vida de vigilância e perseverança no amor serviçal aos nossos irmãos e irmãs. Amém! 

Comentários

  1. Amém. Que assim seja.!. Que estejamos preparos.🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Pai, leva-me a tomar consciência de que muito será exigido de mim, pois muito me foi dado. Que minha vida seja compatível com minha condição de discípulo do teu Reino.

    ResponderExcluir
  3. Na leitura de hoje tirada da carta de São Paulo aos Efésios.
    Cristo é o ponto de encontro da existência de todos os povos. Mesmo não sendo fácil, devemos ser fermento da unidade num mundo por divisões.

    A expectativa da vinda do Senhor leva-nos ao esforço contínuo de servir aos irmãos e irmãs com amor, desprendimento e generosidade, sabendo que estamos servindo a Ele.

    Senhor, nos ajuda com alegria beber o manancial da salvação. E assim ter uma vida de vigilância, um coração de servidores, confiante, semeando esperança no coração dos nossos irmãos e irmãs, a certeza que Deus fará prodígios com alegria vamos cantar que Deus é grande em nosso meio. Amém



    ResponderExcluir
  4. Senhor , que a cada dia ao anoitecer e amanhecer, possamos estar preparados para sua vinda gloriosa em nosso meio!

    ResponderExcluir

Postar um comentário