A Palavra se faz vida

Optar por Jesus

Lc 12,49-53

Por Pe. Geraldo Martins

Soa-nos estranho e até incompreensível ouvir Jesus dizer que veio trazer fogo à terra e divisão, em vez de paz (Lc 12,49.51). São afirmações que parecem contradizer o Jesus que conhecemos, pregador do amor, da paz, da unidade. Lucas, no entanto, nos ajuda a ampliar nosso conhecimento sobre a pessoa de Jesus ao apresentá-lo falando desse seu desejo de que o fogo que veio trazer já estivesse aceso, bem como que já se tivesse consumado o batismo que veio receber (Lc 12,49-50).

Esses dois desejos remetem-nos ao Espírito Santo (fogo) e à Cruz (batismo) numa referência à morte redentora de Jesus que se mostra ansioso, se assim podemos dizer, para que tudo se realize em favor dos filhos e filhas de Deus. Trata-se de um fogo purificador, que nos renova por dentro e nos torna novas criaturas. O mesmo se dá no batismo que nos faz morrer para uma vida de pecado e renascer para uma vida nova.

Esse dom do Espírito, que nos vem com a ressurreição de Cristo, é que nos transforma. Por isso, causa divisão uma vez que exige decisão a favor ou contra Jesus. Compreende-se, assim, a afirmação seguinte de Jesus que se apresenta como quem veio trazer a divisão e não a paz.

Nossa opção por Jesus comporta rupturas com um estilo de vida que se opõe aos valores do Reino e nem todos estão dispostos a isso. Dentro da própria família pode surgir, então, a divisão. “Pode acontecer que nós também tenhamos que perder amizades, relacionamentos, prestígio, sem falar de negócios e poder, se nós optarmos pelo seguimento de Jesus. O discípulo não é maior do que o mestre, e se Jesus teve que passar por este batismo, que custou muito, nós, os seus seguidores e seguidoras, podemos esperar que possamos ter a mesma experiência” (Tomaz Hughes).

Reveste-me, Senhor, com teu Espírito  a fim de que me decida por teu Filho e me torne seu discípulo, anunciando sua Palavra, testemunhando seu amor no serviço e na caridade. Amém!

Comentários

  1. Na leitura de hoje tirada da carta de São Paulo aos Efésios.
    Paulo ajoelha-se, invoca e agradece a Deus, diante da grande responsabilidade da missão, ele reconhece a grandeza da missão e o tamanho de sua fraqueza, e sabe que precisa contar com a graça divina por isso a pede com insistência. Temos também essa atitude antes de nossas decisões?


    Jesus é real, autêntico, fiel. Assumir o que Ele nos propõe é ir na contramão daquilo que os homens muitas vezes desejam.
    O fogo que Jesus nos trouxe é do Espírito, que traz a força da vida, e a infunde na história, força que produz reações na sociedade e em nossas famílias.

    Senhor, envia o teu Espírito que transborda em toda terra, nos ensina a sermos justos e alegrar no Senhor, nos ensina a compreender a tua palavra que é reta e tudo que você fa merece fé, nos ajuda a te louvar pois você meu Deus ama a justiça o direito e tua graça transborda em toda terra. Nos ajuda a testemunhar o seu amor, no serviço e na caridade. Amém

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Renova- me senhor, com teu fogo abrasador do teu amor!

    ResponderExcluir
  4. Renova senhor Jesus o espírito em mim todos os momentos..Amém!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário