A Palavra se faz vida

Um convite para todos

Lc 14,15-24

Por Pe. Geraldo Martins

Todos são chamados a “comer o pão no Reino de Deus” (Lc 14,15), uma vez que a salvação oferecida por Deus em seu filho Jesus é para todos. Ocorre que nem todos acolhem o convite divino. Na parábola contada por Jesus, os primeiros convidados identificam-se com os que estão muito preocupados com seus bens, preferindo ocupar-se deles a ir para o banquete da vida. Isso nos faz pensar que “não chegam ao Reino as pessoas importantes, a gente séria onerada de compromissos, que não tem ‘tempo a perder’ e deve mandar a secretária pedir desculpas” (Missal Cotidiano).

Diante da recusa dos primeiros convidados, os pobres e excluídos tornam-se destinatários do convite para o banquete. Observemos que, primeiro são os que estão dentro da cidade, “nas praças e ruas”. Depois, os que estão fora da cidade, nas “estradas e atalhos” onde se aglomeram os pobres, os impuros e os pagãos. O detalhe da força empregada para levá-los ao banquete “quer apenas traduzir o triunfo da graça sobre sua falta de preparação, e não uma violação de sua consciência” (Bíblia de Jerusalém)

Lembra o papa Francisco que a salvação “é um dom de Deus ao qual se responde com outro dom, o dom do meu coração (...) e o Senhor nada pede em troca: só amor, fidelidade, como ele é amor e é fiel. Porque a salvação não se compra, simplesmente entra-se no banquete. Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de Deus! Esta é a salvação” (Papa Francisco, 7.11.2017)

Cada um de nós também é convidado para o banquete do Senhor. Que resposta temos dado?

Não permitas, Senhor, que recusemos o convite para o banquete de teu Filho. Dá-nos responder ao teu chamado por meio de uma vida comprometida com a vivência e o testemunho do amor e do serviço. Amém!

Comentários

  1. Senhor, ajudai-me a não recusar o banquete preparado para o teu Reino.Que eu saiba responder ao teu chamado por meio de uma vida simples, comprometida. Com a vida e o testemunho de do amor e do serviço . Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Não permitas, Senhor, que recusemos o convite para o banquete de teu Filho."🙏

    ResponderExcluir
  4. O grito da dor da Fome de meu irmão é o grito do próprio Cristo. Todo ser humano é digno de seu alimento e não podem faltar esforços para que ele o tenha.

    Na leitura da carta de São Paulo aos Filipenses. A cruz Redentora de Cristo interroganos quando dizemos amá-lo mas nossa mão nega o necessário ao necessitado.

    O reino provoca a solidariedade e a partilha do pão quem o rejeita procura justificar suas próprias atitudes vírgulas e os excluídos encontram nele seu lugar.

    Senhor, nos ajuda a dizer sim ao seu convite para o seu banquete. Nós ajuda a cumprir com os nossos votos ante aqueles que vos temem, os vossos pobres vão comer e saciar-se é nós os louvaremos, pois é o nosso Senhor, e em ti devemos ter o nosso coração, nos ajuda a ti servir , anunciar a justiça ao povo novo qui há de vir, com compromisso e testemunho. Amém


    ResponderExcluir

Postar um comentário