A Palavra se faz vida

Não dar escândalo

Lc 17,1-6

Por Pe. Geraldo Martins

Não causar escândalo. Essa é a advertência de Jesus a quem decide ser seu discípulo. Ele se refere especialmente a quem escandaliza os pequeninos que são os pobres, os marginalizados, os descartados. Segundo o dicionário Michaelis, escândalo é todo “ato ou acontecimento que ofende as convenções morais, sociais ou religiosas; comportamento que é objeto de censura ou reprovação por ser contrário à moral e aos bons costumes”. Isso nos dá uma ideia se temos ou não escandalizado os pequeninos de que fala o evangelho. 

Jesus, no entanto, refere-se a outro tipo de escândalo que é a incapacidade de perdoar sempre aos irmãos. Somos corresponsáveis pela salvação de nossos irmãos e irmãs e devemos ajudá-los em sua conversão. Isso implica dar-lhes sempre o perdão – “se ele pecar contra você sete vezes num só dia, e sete vezes vier a você dizendo: ‘estou arrependido’, você deve perdoá-lo” (Lc 17,4). Quando deixamos de perdoar, escandalizamos os pequeninos. Escândalo consiste, então, "em desfazer a obra de Deus, no coração das pessoas" (Pe. Jaldemir Vitório)

A fé torna-se, nesse contexto, fundamental para vivermos esse ideal. E não se trata de ter muita ou pouca fé, conforme pedem os discípulos – “Senhor, aumenta nossa fé” (Lc 17,5) -, mas uma fé autêntica, de qualidade. Isso é suficiente para se conseguir o que se propõe – “Se vocês tivessem fé, mesmo pequena como um grão de mostarda...” (Lc 17,6). Devemos, então, nos questionar sobre a qualidade e não a “quantidade” ou “tamanho” de nossa fé.

Lembremo-nos: "O escândalo é algo negativo, porque fere a vulnerabilidade do povo de Deus, fere a debilidade do povo de Deus, e muitas vezes estas feridas se arrastam por toda a vida" (Papa Francisco - 13.11.2017).

Senhor, converte nosso coração. Ensina-nos a perdoar sempre e livra-nos e causar escândalo que destrói tua obra no coração de teus filhos e filhas. Amém! 

Comentários

  1. Senhor aumenta nossa fé para que nossa fé seja autêntica e de qualidade segundo o seu evangelho Amém

    ResponderExcluir
  2. Na leitura tirada da carta de São Paulo a Tito. Deus conta com as pessoas humana para a história da salvação, mesmo com fragilidades, limitações e defeitos. Aqueles que exercem o Ministério sacerdotal no Episcopado devem ter qualidades e virtudes, fundamentais para que sejam realmente "sal da terra e luz do mundo.

    O escândalo maior que pode existir na nossa Igreja e a falta de de unidade, e as nossas atitudes pessoais. Não devemos pensar só em nos corrigir mutuamente, mas também perdoar de coração e pedir ao Senhor que aumente a nossa fé.

    Senhor, converta o nosso coração e nos ensina a perdoar verdadeiramente. Nos ajuda a buscar a vossa face, nos ajude a subir no monte santo do Senhor, com mãos puras e inocente coração e livra as nossas mente do creme, do mal. Que desça sobre nós as bênçãos do nosso Senhor e a recompensa de Deus salvador, e nos livra de causar escândalo e destruir a tua obra no coração dos nossos irmãos e irmãs. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor, livra-nos do escândalo que prejudica nossos irmãos de viverem unidos na paz e na alegria!

    ResponderExcluir
  4. "Senhor, converte nosso coração". Amém!

    ResponderExcluir

Postar um comentário