A Palavra se faz vida

Encontrados pela misericórdia de Deus

Lc 15,1-10

Por Pe. Geraldo Martins

O capítulo 15 de São Lucas é conhecido como o capítulo das “parábolas da misericórdia” porque evidencia esta característica de Deus, manifestada em Jesus Cristo. É o encontro da graça e do perdão com o pecador que se converte.

Já no início vemos dois grupos distintos com reações também distintas. De um lado, os fariseus e doutores da lei, de longe, observando e criticando a atitude de Jesus; de outro, os publicanos e pecadores aproximando-se de Jesus que os acolhe e toma refeição com eles. Por isso é criticado pelo primeiro grupo.

As duas parábolas que Jesus conta atingem tanto os homens – buscar a ovelha perdida lembra o oficio masculino de pastorear -, quanto as mulheres – para encontrar a moeda perdida a mulher varre a casa e isso nos remete à tarefa feminina. A mensagem de Jesus, portanto, é universal e se dirige a todos, sem discriminação alguma.

Em ambas histórias, o objetivo é o mesmo: recuperar o que fora perdido. O pecado leva a pessoa à perdição. O perdão é que resgata, recupera e cura a pessoa. Tal como nas parábolas em que o dono das ovelhas e a proprietária da moeda é que tomam a iniciativa de procurar o que perderam, também Deus é quem vem à nossa procura quando dele nos desviamos. Isso nos faz pensar na grandeza de seu amor. Ele é que toma a iniciativa de vir ao nosso encontro para oferecer perdão e amor.

Nestas duas parábolas, “Jesus revela a natureza de Deus como a de um Pai que nunca se dá por vencido enquanto não tiver dissolvido o pecado e superada a recusa com a compaixão e a misericórdia. [Nelas] Deus é apresentado sempre cheio de alegria, sobretudo quando perdoa. Nelas, encontramos o núcleo do Evangelho e da nossa fé, porque a misericórdia é apresentada como a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão” (Papa Francisco – Misericordiae Vultus, n. 9).

Senhor, nós te louvamos e bendizemos por nos revelares tua misericórdia em teu filho Jesus. Ensina-nos a ter entranhas de misericórdia para amar e perdoar nossos irmãos e irmãs a exemplo do que fazes conosco. Amém. 

Comentários

  1. "Senhor, nós te louvamos e bendizemos por nos revelares tua misericórdia em teu filho Jesus. Ensina-nos a ter entranhas de misericórdia para amar e perdoar nossos irmãos e irmãs a exemplo do que fazes conosco. Amém." 🙏


    ResponderExcluir
  2. Na leitura de hoje tirada da carta da carta de São Paulo aos Filipenses.

    A única coisa que se conta para valer na vida é o conhecimento de Cristo, por meio do relacionamento da fé e da atitude de confiança.

    Devemos nos desfazer de nossos preconceitos e tomar atitude de Jesus que com seu amor misericordioso vai ao encontro do pecador.

    Senhor, louvado seja por vir ao nosso encontro mesmo sabendo que somos pecadores, obrigado por ser misericordioso conosco. Que o nosso coração exulte e te busque em todos os momentos, que saibamos te procurar e te buscar constantemente. Amém

    ResponderExcluir
  3. A natureza de Deus é como de um pai misericordioso que ama e perdoa até o extremo.Ele vai sempre a procura das ovelhas perdidas e desgarradas do seu plano de amor!

    ResponderExcluir
  4. Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu. Nós somos para Deus um bem precioso, assim como preciosa é a moeda que a mulher da parábola encontrou. Quanto mais consciência nós tivermos do nosso ser pecador mais poderemos experimentar a misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro para nos fazer justiça.

    ResponderExcluir

Postar um comentário