A Palavra se faz vida

Viver a gratuidade na humildade

Lc 17,7-10

Por Pe. Geraldo Martins

Esta passagem do evangelho de Lucas sempre nos deixa intrigados. Como interpretar esta afirmação de Jesus: “Somos servos inúteis”? Alguns até acham que a melhor tradução fosse “somos servos dispensáveis”.

No contexto do Reino de Deus, estas palavras de Jesus são um alerta para nosso compromisso que nasce de nossa adesão a Jesus. Uma vez que nos identificamos como seguidores do Cristo, como seus discípulos, é nosso dever servir. Essa é nossa tarefa, não há outra.

O serviço, no Reino de Deus, deve ter a marca da gratuidade. Daí a expressão: “fizemos o que devíamos fazer, somos servos inúteis”.

Muitas vezes, as pessoas atuam nos serviços pastorais esperando recompensa traduzida em privilégios, em tratamento diferenciado. É como se estivessem comprando a graça de Deus. É como se dissessem: “eu atuo em tal pastoral, ajudo em tal obra e, quando eu precisar, a Igreja tem que me atender”. O evangelho de Lucas mostra que a lógica de Jesus é outra.

Duas lições nascem deste texto de São Lucas: gratuidade e humildade. Sem isso não se pode servir a Deus. Perguntemo-nos: como temos vivido essas duas virtudes tão próprias dos discípulos e discípulas de Jesus?

Senhor, concede-nos a graça de pratica a gratuidade na humildade, reconhecendo que só em Ti somos capazes de servir com amor e alegria. Amém!

Comentários

  1. Senhor, conceda - nós a graça da humildade e gratuidade para com todos!

    ResponderExcluir
  2. Na leitura tirada da carta de São Paulo a Tito. A evangelização passa por dois "caminhos " o do anúncio e o testemunho, é assim que a comunidade se torna evangelizada e evangelizadora.

    Nossa vida depende do Senhor, e estamos aqui na terra para prestar serviço em nome Dele, é o que nos leva a servir aos outros com humildade.

    Senhor, nos ajuda a compreender o evangelho, dai-nos a graça de servir sem esperar nada entroca, com amor e alegria. Pois a salvação vem de Deus pra quem é justo, nos ajuda Senhor, a confiar e a fazer o bem com alegria e nos conduz para o caminho que ti agrada e nos afasta de todo o mal. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor ajude-nos a viver a prática das virtudes da gratuidade e humildade para servir sempre com amor Amém

    ResponderExcluir
  4. "Gratuidade e Humildade.Sem isso não podemos servir a Deus."

    ResponderExcluir

Postar um comentário